Buscar

AV Politica ambiental global

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - LILIAN 
	Professor:
	MARCELO CASTELO BRANCO REIS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 12:59:30
	�
	 1a Questão (Ref.: 201512407970)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expansão desenfreada do capitalismo promovendo o crescimento econômico mundial ao longo das décadas de 1950 e 1960 trouxeram à tona uma preocupação. Qual é?
	
	
Resposta: A preocupação era que, com o crescimento economico e industrial levaria a um colapso os recursos renovaveis, pois com o aumento populacional a demanda era cada vez maior, haveria um grande risco dos recursos tornarem escassos e não atenderem as gerações futuras. Teria que ter uma maneira para evitar tamanha degradação ambiental e reverter este quadro afim de que o homem pudesse viver de forma harmonica com a natureza.
	
Gabarito: A preocupação em torno da sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201512407983)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Porque os EUA, Canadá e Europa Ocidental são considerados países pioneiros nas questões ambientais?
	
	
Resposta: Porque este paises promovem a concientização ao meio ambiente, levando a população a dar preferencia a produto menos danosos ao meio ambiente. Consumir os produto chamados "verdes" que provocam baixo ou nenhum impacto ao meio ambiente.
	
Gabarito: Além dos Estados Unidos, no Canadá e na Europa Ocidental os esforços governamentais no sentido de legislar em defesa do meio ambiente e estabelecer políticas de proteção ambiental acabam por promover um engajamento da população que, cada vez mais consciente e integrada à questão ambiental, adapta seus hábitos de consumo ¿ou ao menos passa a considerá-los na hora da decisão de comprar ¿aos produtos que apresentem os menores danos
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201512486917)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão ambiental ¿ ou problema ambiental ¿ não se dá como fator inerente às transformações naturais da Terra, mas do comportamento da humanidade ¿ o Mundo ¿ sobre os elementos da natureza e do meio em que vivemos. Tradicionalmente, podemos ver essa relação entre o Mundo e a Terra a partir de que perspectivas?
	
	
	A perspectiva antropocêntrica e a perspectiva natural
	
	A perspectiva geocêntrica e a perspectiva social
	
	A perspectiva natural e a perspectiva social
	 
	A perspectiva antropocêntrica e a perspectiva geocêntrica
	
	A perspectiva cristã e a perspectiva geocêntrica
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201512962345)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo das décadas de 1960 e 1970, características típicas do crescimento econômico acelerado como o aumento populacional, a expansão da desnutrição nas regiões menos favorecidas e as dúvidas quanto aos recursos não renováveis, fez com que o chamado Clube de Roma investigasse e produzisse, em 1974, o importante relatório chamado:
	
	
	Agenda 21
	
	Índice de analfabetismo ambiental
	 
	Os limites do crescimento
	
	Relatório Brundtland
	
	Carta de Belgrado
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201512819239)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que complementa a lacuna na frase abaixo: Assim como outros temas das Relações Internacionais, tais como a atuação dos Estados e questões de segurança internacional, o tema___________________ é cercado de inúmeras polêmicas, desde aquelas que questionam a validade de dados científicos para justificar grandes mudanças de padrão comportamental, até as variadas concepções sobre as saídas para a degradação ambiental e a harmonia na relação entre o homem e a natureza.
	
	 
	ambiental
	
	Sócio-Cultural
	
	Político
	
	Economia
	
	Social
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201512482105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Importante compreender que além dos acontecimentos que marcaram a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, ocorreram outros fatores cruciais para a chegada deste conceito na agenda internacional e nacional dos governos. Aponte a alternativa correta:
	
	
	o desenvolvimento social e a melhora da qualidade de vida
	
	a melhora da economia e a mudança de governo para presidencialismo
	 
	o progresso tecnológico e a ampla conscientização social
	
	o fim da guerra fria
	
	a discussão do incremento científico no mercado industrial
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201512368900)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A dinâmica ambiental e a interação entre o que se entende por "mundo" e "planeta" se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos sócioeconômicos da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmações:
I. A relação entre a sociedade e a natureza representa um conjunto fundamental para a compreensão das análises sócioambientais do espaço geográfico;
II. O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo biológico natural, por outro lado, tais transformação não recebem influências das atividades humanas;
III. Como agente de transformação nas relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou na urbanização baseada na degradação ambiental, adotando medidas de alto impacto ambiental;
IV. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização e industrialização foi acompanhado de uma legislação voltada para a proteção dos recursos naturais, por isso, mesmo nos dias atuais, a emissão de poluentes nessas regiões mais ricas do globo é amplamente menor.
Estão CORRETAS as opções:
	
	 
	I e III
	
	I e IV
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	I e II
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201512872471)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como se pode caracterizar o consumo consciente?
	
	
	Consumo do que se tem e do que se quer
	 
	Um consumo do que se necessita, porém com preocupação ambiental
	
	Um consumo do que se necessita com preocupação econômica
	
	Um consumo do que se necessita sem preocupação ambiental
	
	Um consumo indiscriminado do que é oferecido
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201512368875)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No início da década de 2000 existiam no Brasil cerca de 20 projetos de termelétricas em diferentes estágios de construção ou desenvolvimento, para superar, até 2003, a insuficiente geração de energia. A necessidade de aumentar a produção e fornecimento de energia no Brasil é uma clara demonstração do aumento da demanda industrial e residencial, o que deve gerar um impacto crescente na capacidade de renovação ambiental e, sobretudo, nos termos de consumo da população. Sobre essa situação, considere as seguintes assertivas:
I) O aumento do consumo da população brasileira reflete um problema mundial de incapacidade em se produzir de maneira sustentável para atender às demandas de todos os povos;
II) Com o aumento do poder aquisitivo da população, há paralelamente um aumento na consciência ambiental, o que reflete em índices mais tímidos em termos de impacto e degradação ambiental;
III) Pesquisas demonstram que não há condições naturais de manter os mesmos níveis de consumo dos países desenvolvidos nos países emergentes, o que levaria a um colpaso das condições de renovação dos recursos naturais;
IV) Graças à chamada megabiodiversidade da Amazônia, no Brasil não corremos o risco de enfrentar problemas ambientais frente ao aumento da população, assim como os outros países da bacia amazônica.
Estão CORRETAS as afirmações:
	
	 
	I e III
	
	I, II e IV
	
	II, III e IV
	
	I e II
	
	II e IV
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201512368711)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos elementos mais danosos da degradação ambiental é a extinção de espécies da fauna e também da flora. Por outro lado, preservar a biodiversidade constitui uma das condiçõesbásicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:
	
	
	Apenas para países emergentes, já que a busca por desenvolvimento está sempre acima da questões ambientais segundo recomendações das organizações internacionais.
	
	Apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo e utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.
	 
	Mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
	
	Apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
	
	Regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.

Outros materiais