Buscar

SEXUALIDADE E INTIMIDADE UM TABÚ DO BRASIL COLONIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Piauí-UESPI
Rômulo Rocha e Silva
romulorocha16@hotmail.com
SEXUALIDADE E INTIMIDADE: UM TABÚ DO BRASIL COLONIAL
 Na história do Brasil, as relações de intimidade, composta ou individual, era sempre algo de muita prudência, o corpo era algo que devia ser preservado e escondido como uma forma de respeito e algo culturalmente enraizado no período, como consequência da expansão do catolicismo e das suas praticas de dominação e modelagem social.
 Mary del Priori, historiadora especialista em História do Brasil, em seu livro Histórias Intimas, discorre um pouco sobre essas praticas e tabus da sexualidade na história do Brasil onde nas praticas sexuais os homens só tinham relações sexuais com a mulher para ter descendentes, e o prazer era buscado com a “outra”, em geral negras ou índias. Segundo Mary del Priori o século XIX, que a autora qualifica de “século hipócrita”, pois, nesse século da hipocrisia surgiram as casas de prostituição, uma novidade importada da Europa, onde as prostitutas francesas, que não eram obrigatoriamente francesas, entretinham uma clientela rica. Os seios que os médicos chamavam de “aparelhos de lactação” ainda não eram objeto de atração sexual. O fetiche mais sensual eram os pés pequenos e finos que enlouqueciam os homens, e muitos namoros começavam com uma “pisadela” para deixar marcas em lugar tão ambicionado.
 A definição de intimidade atualmente é complexa, uma vez que seus significados variam de relacionamentos e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo. Em algumas relações, a intimidade está ligada ao sexo e sentimentos de afeto que podem estar conectados ou serem confundidos com sentimentos sexuais. A preocupação com o corpo no século XIX era algo extremo, qualquer aparição de partes do corpo poderia ser denotado como um atrativos sexual, consideram que a sociedade da época sempre vestiam-se com muitas roupas e que cobriam o corpo inteiro, já no século XX a preocupação vai se esvaindo aos poucos em um processo lento e gradativo. Mary del Priori afirma que : “ Há quem diga que o século XX inventou o corpo! Corpo novo e exibido. Mas, também um corpo intimo e sexuado que lentamente veria afrouxar as disciplinas do passado em benefício do prazer. - Mary del Priore” assim mostrando que no século XX a preocupação com o corpo continua, mas caminha para um processo que encontramos na sociedade atual onde a nudez é algo banal.

Continue navegando