Buscar

Av2 Filosofia, ética e cidadania

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504953683)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Faça a articulação da ética com a corrupção e exemplifique.
		
	
Resposta: A corrupção é o agir de forma antiética, é buscar vantagens em detrimento de pessoas. Por exemplo, o desvio de verbas destinadas a educação por políticos, pois, muitas crianças são prejudicadas para maximizar as vantagens pessoais do politico.
	
Gabarito: O aluno precisa compreender o conceito da ética e demonstrar que uma postura imoral e/ou amoral corroboram para a corrupção. Seja na subtração de qualquer valor para si ou mesmo na esperteza do "jeitinho brasileiro".
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504999660)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Explique, tomando por ponto de partida nossa aula 10, o significado dos direitos humanos de segunda geração. Não se esqueça de situá-los dentro do contexto histórico em que surgiram.
		
	
Resposta: Os direitos humanos são aqueles que existem devido a nossa condição de humanos, são históricos e conquistados através de lutas sociais. Os direitos humanos de segunda geração são aqueles voltados para o social, surgiram após a Revolução Industrial, pois se percebeu a necessidade de garantir às pessoas condições dignas de trabalho, educação, lazer. Esses direitos estão diretamentes relacionados com a dignidade da pessoa humana.
	
Gabarito: Se a primeira geração objetiva afirmar direitos políticos e civis individuais ¿ liberdades públicas ¿ contra abusos do Estado, a segunda geração, inspirada no valor da igualdade ¿ contraposta ao que se consideravam liberdades meramente formais dos direitos civis e políticos ¿, buscava a conquista de direitos substanciais capazes de garantir o exercício efetivo das liberdades públicas pelas classes sociais menos favorecidas. Em razão de tais direitos terem sido reconhecidos em momento histórico posterior aos que citamos como os de ¿primeira geração¿, o segundo rol de direitos viria a ser considerados pertencentes à chamada ¿segunda geração de direitos humanos¿.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Surgem no pós-guerra. A segunda geração, inspirada no valor da igualdade, buscava a conquista de direitos substanciais capazes de garantir o exercício efetivo das liberdades públicas pelas classes sociais menos favorecidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504953790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto à atitude e modo de pensar é possível afirmar que a Filosofia é, exceto:
		
	
	É reflexiva
	
	É produzida pelo pensamento refletido.
	
	Está baseada em um processo racional lógico
	
	Está baseada em um processo racional
	 
	Não exige um modo de pensar racional
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504969189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que importa em Filosofia é a problematização do real, ou seja, a indagação, a busca, o caminho, não o seu resultado, porque este poderá não ser alcançado facilmente e apresentar possibilidades de respostas não conclusivas (cf. MARCONDES e FRANCO, 2011).A partir dessa afirmação,podemos dizer que a filosofia tem uma relação crítica,pois seu saber procura analisar os fundamentos das ideias.Isso porque,dizemos que a filosofia é:
		
	
	Mítica
	
	Pragmática
	 
	Reflexiva
	
	Sociológica
	
	Descritiva
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504951227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ética e a política integram, portanto, as ciências práticas que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do bom cidadão. A afirmação apresenta a ideia da ética de:
		
	
	Kant.
	
	Bentham.
	
	Cortella.
	 
	Aristóteles.
	
	Descartes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504968395)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio de liberdade presente na teoria Kantiana é inspirada ?
		
	
	Na Revolução Industrial
	
	Nos Pré-Socráticos
	
	Na religião
	
	Na Revolução Aristotélica
	 
	No iluminismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504974939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A corrente utilitarista representada por Jeremy Bentham (1748-1832).O princípio da utilidade ou filosofia do utilitarismo , consiste:
		
	
	O máximo de pobreza possível.
	
	O máximo de debate possível.
	
	O máximo de infelicidade.
	
	O máximo de devedores possível.
	 
	O máximo de felicidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504977364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ser um cidadão significa possuir e exercer um conjunto de direitos importantes para desenvolvimento pessoal e que viabilizam a participação política nas escolhas coletivas. Mas que direitos são esses? São direitos cívicos, tais como igualdade perante a lei, liberdade física, liberdade de pensamento, liberdade de consciência e de religião, direitos à propriedade privada etc., direitos sociais tais como direito à proteção da infância digna, à saúde, ao lazer e educação ¿ direitos legitimados em nome de valores universais para aqueles que reconhecem um destino comum. Nesse sentido, assinale a alternativa que, corretamente, expressa o significado de cidadão:
		
	
	Cidadão é aquele que, ao não viver na cidade, tem direitos e deveres políticos
	
	Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, só tem direitos e não tem deveres políticos
	
	Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, não tem direitos e só deveres políticos.
	 
	Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, tem direitos e deveres políticos
	
	Cidadão é aquele que, ao viver na cidade, não tem direitos e nem deveres políticos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504976764)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando falamos em direitos naturais, estamos nos referindo:
		
	
	Direitos desiguais já que somos diferentes
	
	Direitos adquiridos em nosso desenvolvimento
	
	Direitos iguais por classe social
	 
	Direitos Inatos
	
	Direitos Fundamentais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504999647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os direitos humanos continuam se expandindo, seguindo a lógica de que as novas configurações sociais, políticas e econômicas exigem novas proteções aos seres humanos. O impacto tecnológico, o estado crônico de beligerância, bem como o veloz processo de descolonização ocorrido no Pós-segunda guerra levaram ao surgimento de novos valores, demandando-se, por esta razão, novos direitos. Esses direitos, denominados por direitos de cooperação ou fraternidade, trazem como particularidade o fato de buscarem proteger grupos humanos (família, povo, nação), desprendendo-se, em tese, da originária perspectiva que era a de proteger o homem como pessoa individual. Nesse sentido, o teórico que primeiro teorizou sobre os diretos de segunda geração foi:
		
	
	Michel Foucault
	 
	Karel Vasak
	
	Karl Marx
	
	Adam Smith
	
	Nelson Mandela.

Continue navegando