Buscar

FATECID AULA 01 CONTABILIDADE GTI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
 I - EMENTA: Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações Contábeis. Participações societárias e variações do Patrimônio Líquido. Análise econômico-financeira. 	
II - OBJETIVOS: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras. 	
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 		
	Princípios Fundamentais da Contabilidade. 	
 	Introdução as Demonstrações Contábeis. 	
	Balanço Patrimonial: Grupos de contas do Ativo e Passivo 	
	Balanço Patrimonial: Grupos de contas do Patrimônio Líquido. 	
 	Balanço Patrimonial: Elaboração 	
 	DRE – Introdução, Conceitos e Elementos que compõem a DRE. 	
 	DRE – Receita Líquida. 	
	DRE – Lucro Operacional: Primeira e segunda parte. 	
 	DRE – Lucro Líquido 	
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
BIBLIOGRAFIA Básica:
CRUZ, J A W.; ANDRICH, E G.; SCHIER, C U C. Contabilidade Introdutória Descomplicada. Juruá, 2010.
LIMEIRA, A. SILVA, C. A., VIEIRA, C., SILVA, R. N.. Contabilidade para executivos., 2009.
MARION, J. C. e IUDICIBUS, S.. Curso de Contabilidade para não contadores. Atlas, 2011.
Complementar:
ABREU, Ari Ferreira de. Fundamentos de contabilidade: utilizando Excel. Saraiva, 2009.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. Atlas, 2012.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
 A Contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que a amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Contabilidade oferece os registros e controles necessários para a gerência correta de uma entidade.
A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal delas.
Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental. 
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
O Analista de Contabilidade ou Analista em Processos Logísticos executa funções relacionadas à análise contábil e/ou financeira, além de ser responsável por controlar as contas de uma determinada organização. Esse profissional é encarregado de conhecer todo patrimônio de uma empresa, a partir de então, ele executa suas atividades de análise a fim de chegar aos dados que mostrarão todos os lucros e investimentos dessa empresa
CONTABILIDADE DE
ATRIBUIÇÕES
• Analisar gastos e lucros obtidos em negociações;
• Analisar e controlar contas;
• Levantar dados contábeis e financeiros e descrevê-los;
• Manter informados os demais responsáveis pelas tomadas de decisões financeiras da empresa;
• Acompanhar os procedimentos financeiros (pagamentos, recebimentos, etc.);
CONTABILIDADE DE
ATRIBUIÇÕES
• Elaborar balanços e balancetes;
• Elaborar relatórios de contabilidade (despesas, contas, fluxos, etc.);
• Atender auditorias;
• Preparar documentos relacionados à finança e/ou contabilidade quando for necessário apresentar à fiscalização ou regularização.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Contabilidade é a ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica. 
O objeto de estudo da Contabilidade é o Patrimônio.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Conceito de Patrimônio: Conjunto de bens, direitos e obrigações pertencente a pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos. Objetivo da Contabilidade: Fornecer aos usuários informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações, como suporte à tomada de decisões.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Campo de Aplicação: As aziendas que são entidades econômico-administrativas, assim denominadas aquelas que, para atingir seus objetivos, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica atos de natureza econômica necessários a seus fins.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Usuários da Contabilidade: As PF ou PJ, com ou sem fins lucrativos, que utilizam as informações contábeis de forma permanente ou transitória.
Usuários Internos: Administradores, Empregados, Sócios;
Usuários Externos: Bancos, Governos, Investidores, Público em Geral;
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Função Administrativa: Controlar o patrimônio da Entidade de forma Estática quando controla a posição do patrimônio em dado momento ou Dinâmica quando controla suas mutações de forma qualitativa e quantitativa.
Função Econômica: Quando apura o rédito (resultado), ou seja, o Lucro ou o Prejuízo.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Escrituração: registro dos fatos que alteram o patrimônio e possibilita a apuração das Demonstrações Contábeis.
Demonstrações Contábeis: São quadros técnicos que evidenciam a situação patrimonial, financeira ou econômica da Entidade.
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Embasamento Legal Art. 176, Lei 6.404/76: “Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício: 
I - balanço patrimonial; 
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; 
III - demonstração do resultado do exercício; 
IV – demonstração dos fluxos de caixa; e 
V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.” 
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Embasamento Legal Art. 176, Lei 6.404/76: § 6º A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.” (NR) 
Análise das Demonstrações Contábeis: Consiste na Interpretação das DC`s, através de índices e quocientes calculados a partir de itens extraídos dessas demonstrações. 
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
Embasamento Legal Art. 176, Lei 6.404/76: 
§ 6º - A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.” 
Análise das Demonstrações Contábeis: Consiste na Interpretação das DC`s, através de índices e quocientes calculados a partir de itens extraídos dessas demonstrações. Serve para conhecer a capacidade de crédito, a capacidade de solvência, as tendências de expansão, a rentabilidade de uma empresa. 
CONTABILIDADE DE
Conceitos Preliminares
AUDITORIA - consiste no exame e na verificação dos registros e das Demonstrações Contábeis e subdivide-se em Auditoria Interna e Auditoria Externa. 
AUDITORIA INTERNA – Realizada por funcionários da entidade auditada e tem por objetivo prestar assessoria contábil e operacional à empresa.
AUDITORIA EXTERNA – Prestação de serviço contratado pela entidade, cujo objetivo é emitir opinião sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis.
CONTABILIDADE DE
PRINCÍPIOS
São regras da contabilidade que deverão ser cumpridas de acordo com a legislação, afinal o objetivo da contabilidade é o controle do patrimônio. Os princípios contábeis auxiliam as organizações a cumprirem corretamente a legislação contábil do país. Uma empresa que não respeita os princípios poderá ter sérios problemas em sua contabilidade, sem levar em consideração que poderá sofrer autuação fiscal. 
CONTABILIDADE DE
PRINCÍPIOS
São regras da contabilidade que deverão ser cumpridas de acordo com a legislação, afinal o objetivo da contabilidade é o controle do patrimônio. Os princípios
contábeis auxiliam as organizações a cumprirem corretamente a legislação contábil do país. Uma empresa que não respeita os princípios poderá ter sérios problemas em sua contabilidade, sem levar em consideração que poderá sofrer autuação fiscal. Imaginemos que ao deixar de registrar uma nota fiscal de compra de matéria-prima, contabilmente o fato contábil não estará sendo relatado, porém fisicamente o material estará em estoque, ocorrendo assim uma divergência entre a quantidade física e quantidade contábil.
CONTABILIDADE DE
PRINCÍPIOS
I) CONTINUIDADE - Entidade está em atividade e irá manter-se em operação por um futuro previsível. Desse modo, parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade, de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações. Por outro lado, se essa intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em bases diferentes e, nesse caso, a base de elaboração utilizada deve ser divulgada.
CONTABILIDADE DE
PRINCÍPIOS
II) ENTIDADE
Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
CONTABILIDADE DE
PRINCÍPIOS
III) OPORTUNIDADE 
Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo único:
A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
CONTABILIDADE DE
PRINCÍPIOS
IV) REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
Determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
V) COMPETÊNCIA
Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
CONTABILIDADE DE
PRINCÍPIOS
VI) PRUDÊNCIA
Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
CONTABILIDADE DE
REGIMES
REGIME DE COMPETÊNCIA
regime pelo qual o resultado é apurado pelo confronto entre as receitas e as despesas incorridas durante o exercício social.
REGIME DE CAIXA
regime pelo qual o resultado é apurado pelo confronto entre os recebimentos e os pagamentos no decorrer do período administrativo.
É o regime utilizado pelas entidades sem fins lucrativos.
CONTABILIDADE DE
TESTES
1. No seu sentido mais amplo de ciência social, o objeto da contabilidade é:
a) Avaliação dos componentes pelo valor original
b) Os registros contábeis
c) O Patrimônio das entidades
d) Transferência de propriedades
e) Os usuários da contabilidade
CONTABILIDADE DE
TESTES
2. Preencha corretamente as lacunas:
O Regime de _________________________ considera o seu faturamento no momento da emissão da nota fiscal, já o regime de
___________________ reconhece o seu faturamento no momento do recebimento.
CONTABILIDADE DE
TESTES
3. Considerar maior valor para o passivo e menor valor para o ativo é uma determinação do princípio:
a) Competência
b) Prudência
c) Registro pelo valor original
d) Materialidade
e) Oportunidade
CONTABILIDADE DE
TESTES
4. Maria adquiriu um carro de passeio para sua filha no valor de R$ 35.000,00. O pagamento foi efetuado à vista com cheque de sua empresa. Questionado por seu contador, ela argumentou que a empresa era sua e, portanto, poderia perfeitamente pagar suas contas pessoais com o dinheiro da empresa. O princípio contábil ferido por Maria foi o da:
 
a) inelástico; b) tropodifusor;
c) competência; d) entidade;
e) caixa;
CONTABILIDADE DE
TESTES
5. No mês de setembro de 2015, uma determinada empresa entrou em contato com o fornecedor e solicitou a aquisição de material de expediente, no valor de R$ 50.000,00, parcelado em três meses. O material chegou à Cia no dia 09/10/2015. Os pagamentos das faturas ocorreram em 30 de outubro, 30 de novembro e 30 de dezembro de 2015. Sabendo-se que a empresa opera sob o regime de Competência, indique a alternativa que apresenta em qual valor e mês ocorre o lançamento da nota fiscal no registro de entradas.
CONTABILIDADE DE
TESTES
a) R$ 50.000,00, em dezembro de 2015.
b) R$ 50.000,00, em outubro de 2015.
c) R$ 50.000,00, em setembro de 2015.
d) R$ 20.000,00 – R$ 20.000,00 – R$ 10.000,00.
e) R$ 20.000,00 – R$ 10.000,00 – R$ 20.000,00.
 
32
CONTABILIDADE DE
TESTES
6. Explique qual é o princípio que considera que receitas e despesas deverão ser registradas dentro do período, ou seja, dentro do mês?
7. A empresa Industrial Alcântara, sediada no Brasil, usa como componente de seu produto um material importado da Europa e que deve ser pago em euros. Em qual moeda o valor deve ser registrado na contabilidade? Qual a relação com os princípios de contabilidade?
 
33

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais