Buscar

simulado 1 sistema 2015.2

Prévia do material em texto

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Simulado: CCT0227_SM_201402126433 V.1 Fechar
Aluno(a): Matrícula: 
Desempenho: 6,0 de 8,0 Data: 22/10/2015 21:25:28 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201402810256)
Quais são as principais operações fornecidas pelo serviço de arquivos distribuídos? Cite no mínimo duas.
Sua Resposta: A motivação básica dos sistemas distribuídos é o compartilhamento de recursos[1] e no âmbito dos sistemas de arquivos, o recurso a ser compartilhado são os dados sob a forma de arquivos.
Compare com a sua resposta: Modos de acesso; políticas de caching; semântica de compartilhamento;
replicação; controle de concorrência; consistência dos dados.
2a Questão (Ref.: 201402741711)
O Napster e o Gnutella apresentam abordagens diametralmente opostas da localização de conteúdo. O Napster utiliza um servidor de diretório centralizado enquanto o Gnutella utiliza uma arquitetura totalmente distribuída. O KaZaA toma emprestado as ideias do Napster e do Gnutella, resultando num poderoso sistema de compartilhamento de arquivos P2P. Apesar da tecnologia ser proprietária, como o KaZaA implementa o seu protocolo ?
Sua Resposta: Este trabalho contém diversas seções a respeito de várias áreas da tecnologia e arquitetura Peer­to­Peer (P2P). A rede peer­to­ peer (P2P) difere da rede cliente/servidor convencional porque seus métodos envolvem sistemas servindo outros sistemas. Em redes P2P cada estação possui as mesmas capacidades e responsabilidades.
Compare com a sua resposta: Ele se parece com o Gnutella porque não usa um servidor dedicado para monitorar e localizar conteúdo. Entretanto, diferente do Gnutella, nem todos os pares são iguais no KaZaA. Existem os pares mais poderosos, que têm grande largura de banda e alta conectividade com a Internet, que são designados liders de grupo e têm maiores responsabilidades. Se um par não for um líder de grupo, então ele fica designado a um líder de grupo. Quando um par lança a aplicação KaZaA, estabelece uma conexão TCP com um dos lideres de grupo. Então o par informa a seu líder de grupo todos os arquivos que está disponibilizando para compartilhamento, o que permite ao líder manter um banco de dados. Cada líder de grupo torna­se um hub, semelhante a um mini­Napster, mas não é um servidor dedicado e sim um par comum. Os lideres de grupo por sua vez interconectam entre se formando uma rede de sobreposição entre eles. Dessa forma quando um líder de grupo não encontra um par para a consulta ele envia para os outros pares liders.
3a Questão (Ref.: 201402195630) Pontos: 0,0 / 1,0
Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às caracteristicas da arquitetura P2P e assinale a alternativa
INCORRETA.
Alguns problemas/críticas relacionadas ao modelo P2P é a falta de controle de quem são os autores/proprietários de fato das informações que são compartilhadas pela rede, facilitando ainda mais a pirataria neste meio de comunicação.
O peer­to­peer é um exemplo de arquitetura descentralizada
A diferença entre o modelo P2P híbrido do modelo P2P puro, está na existência no modelo P2P híbrido de um servidor responsável por alguns dos serviços da rede.
É possível que uma única máquina servidora execute muitos programas servidores, pois os mesmos não consomem recursos computacionais enquanto aguardam requisições.
10
/
11
/
201
5
B
D
Q
 
P
r
o
va
O Software Cliente é um programa de execução local, mas que se torna um cliente temporário em um
h
tt
p
://
s
i
m
u
l
ado
.
e
s
t
a
c
i
o
.
b
r
/
bdq_
s
i
m
u
l
ado
s
_ead_en
s
_p
r
e
v
i
e
w
.
a
s
p?
c
r
i
p
t
_h
i
s
t
=
3346034
45
0
1
/
4
acesso remoto
4a Questão (Ref.: 201402706659) Pontos: 1,0 / 1,0
O arquivo Torrent possui dois tipos de informação: Assinale a alternativa correta.
Finger e Swarm Tracker e Fingers Tracker e Chunks Chunks e Fingers
Swarm e Seeder
Gabarito Comentado.
5a Questão (Ref.: 201402759956) Pontos: 1,0 / 1,0
Uma companhia decidiu implantar um novo sistema de compartilhamento de informações empresariais. Após estudos de campo, a empresa identificou alguns cenários de utilização das informações. No primeiro cenário, detectou­se que um volume massivo de dados relativos a documentos históricos, normas e regulamentos da organização eram consumidos, em escala global, exclusivamente para leitura. No segundo cenário, verifiou­se que os documentos eram produzidos de forma colaborativa por equipes regionais de colaboradores. Esses colcaboradores, na maioria das vezes, estavam na mesma filial ou geograficamente muito próximos. O terceiro cenário envolvia apenas 10% dos documentos da empresa, acessados concorrentemente por todas as regionais do globo, tanto para leitura quanto para atualização.
Com base nesses cenários e em relação às arquiteturas de software distribuídas coerentemente com as necessidades da empresa, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de arquitetura peer­to­peer (P2P) para disponibilizar os documentos do cenário 1 poderá reduzir o consumo da rede.
II. O compartilhamento baseado no modelo cliente­servidor com cache no cliente pode aumentar o desempenho da edição colaborativa, sem comprometer a consistência no cenário 2.
III. A utilização de replicação baseada em cópia primária pode aumentar a escalabilidade do sistema, sem comprometer, de forma significativa, a consistência de dados do cenário 3.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas. III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas. I, apenas.
Gabarito Comentado.
6a Questão (Ref.: 201402239585) Pontos: 0,0 / 1,0
Com relação a SOA e Web services, assinale a opção correta.
Conceitualmente, os scripts de serviços consideram que um provedor de serviço o oferece pela definição de seus dados e pela implementação de sua funcionalidade.
A interface de Web service define os dados disponíveis e como eles podem ser acessados de modo a que o fornecimento de serviços seja independente da aplicação que o utiliza.
São padrões de Web services o SOAP, o WSDL e o UDDI, todos baseados em HTTP.
Os serviços podem ser oferecidos por qualquer cliente de serviços dentro ou fora de determinada
organização e tornam públicas as informações sobre o serviço para que usuários autorizados possam utilizá­la.
Todas as alternativas são verdadeiras
Gabarito Comentado.
7a Questão (Ref.: 201402239517) Pontos: 1,0 / 1,0
Com relação a web services, assinale a opção correta.
SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo com base em HTML que permite troca de informações entre aplicações em um ambiente distribuído.
UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) é um diretório para armazenamento de informações a respeito de web sevices. Essas informações são descritas em SOAP.
As arquiteturas de aplicação de web services são arquiteturas firmemente acopladas, nas quais as ligações entre serviços não podem mudar durante a execução.
A linguagem WSDL (Web Services Description Language) é utilizada para descrever web services. Segundo o W3C (World Wide Web Consortium), web services são apropriados somente para aplicações
em que componentes de um sistema distribuído são executados emplataformas semelhantes de um
mesmo fornecedor.
8a Questão (Ref.: 201402372769) Pontos: 1,0 / 1,0
Sistemas peer­to­peer são uma aplicação de sistemas distribuídos, em que usuários compartilham (transferem) arquivos remotos de forma bastante transparente. Um desses sistemas é o BitTorrent, que faz uso de computadores distribuídos na internet para troca de arquivos. Em particular, este faz uso de uma política chamada tit­for­tat para incentivar o compartilhamento de arquivos (em vez de simples cópias sem retribuição), em que se dá mais prioridade para download aos clientes que estejam também gerando uploads. Além de melhorar o compartilhamento, são características do BitTorrent:
I. Dificultar a identificação de padrões de transferência de arquivos ao misturar fluxos em várias direções. II. Reduzir a possibilidade de se perder a conexão com o cliente.
III. Reduzir a quantidade de peers necessários no sistema. IV. Fazer melhor uso da banda de passagem.
Dessas afirmativas são verdadeiras:
Somente II, III e IV Todas as alternativas Somente I, II e III Somente II e III
Somente I, III e IV
Gabarito Comentado.
9a Questão (Ref.: 201402239576) Pontos: 1,0 / 1,0
Para enviar uma mensagem a um determinado Web Service, o cliente acessa o documento que contém a descrição do serviço e, em seguida, constrói a mensagem, passando os tipos de dados corretos, de acordo com a definição encontrada no documento; Web Service valida a mensagem conforme as informações contidas no documento. Esse documento é o
XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language). SAML (Security Assertion Markup Language). WSDL (Web Service Description Language).
XML (eXtensible Markup Language).
UDDI (Universal Description Discovery and Integration).
Gabarito Comentado.
10a Questão (Ref.: 201402239584) Pontos: 1,0 / 1,0
Uma vantagem que o Web Service oferece
I. em relação à empresa que desenvolve uma DLL é que não precisa distribuí­lo para todos os clientes, pois estará armazenado em um único lugar de onde será acessado.
II. é o acesso a ele sempre por meio de http, mas internamente existe uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol).
III. é ser transparente para o Firewall de uma empresa, pois, como é uma string XML, é interpretado como um arquivo "texto", não precisando pedir autorização do Firewall para entrar.
Está correto o que consta em
I e II, apenas. II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas. II e III, apenas.
Gabarito Comentado.

Continue navegando