Buscar

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0227_AV2_201402126433 » ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: 
Professor: Turma: 9004/AJ
Nota da Prova: 4,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 2 Data: 01/12/2015 19:02:04
1a Questão (Ref.: 201402239641) Pontos: 1,0 / 1,5
Podemos considerar que existem 3 grandes desafios da computatção distribuida:
­ ausência de memória compartilhada
­ ausência de fonte comum de tempo
­ ausência de previsão de tempo de resposta no envio/recebimento de mensagens. Descreva os motivos para que sejam considerados um desafio em sistemas distribuídos.
Resposta: Na ausência de memória compartilhada o maior motivo é o fato que se compartilhar na rede pode haver conflito, na ausênciade fonte comum de tempo é recomendado planejar o tempo para que nao der certo loop no sistema e perca tempo e ausência de previsão de tmepo de resposta no envio e recebimento isso ocorre devido a varias detecções de erro nos niveis de segurança do sistema distribuido. Por ser um sistema que trabalha em grupo tem seus niveis para melhor desempenho.
Gabarito:
­ Não pode utilizar variáveis comuns para comunicação entr processos
­ Não pode utilizar a referência de tempo para sincronizar processos
­ Não é possivel estimar se um processo foi ou não executado pois o retardo na entrega de mensagens é variável.
2a Questão (Ref.: 201402239650) Pontos: 0,0 / 1,5
O desenvolvimento de aplicações distribuídas utilizando RPC é considerada de alto nível, enquanto a utilização direta de sockets é considerada de baixo nível. Cite e descreva UMA vantagem e UMA desvantagem da utilização de RPC em relação a programação com sockets
Resposta: Vantagem melhor desempenho devido ao sistema de claculos para melhorar o nivel de registro de arquivo. Desvantagem processo demorado pois passa por varios niveis de detecção de erros checksun. Essa programação é variavel devido ao sockets mais a vantagem é maior do que a desvantagem.
Gabarito:
Vantagem: não é necessário conhecer os detalhes da rede pois o middleware é resposável pela conversão de chamada de função (como se fosse local) em mensagem
05
/
12
/
201
5
B
D
Q
 
P
r
o
va
Desvantagem: não há um controle efetivo de erros.
h
tt
p
://
bque
s
t
oe
s
.
e
s
t
a
c
i
o
.
b
r
/
en
t
r
ada
.
a
s
p?p0
=
48988800
&
p1
=
201402126433
&
p2
=
1890206
&
p3
=
CC
T
0227
&
p4
=
102208
&
p5
=
AV
2
&
p6
=
01
/
12
/
2015
&
p10
=
3391218
6 
 
1
/
4
3a Questão (Ref.: 201402743489) Pontos: 0,0 / 0,5
Dentre as alternativas a seguir, qual delas NÃO traz uma característica de sistemas distribuídos?
Ambiente marcado pela heterogeneidade
Componentes possuem baixo acoplamento
Componentes podem executar sistemas operacionais diferentes Comunicação sempre confiável, sem atrasos ou perdas de conexão Comunicação acontece por troca de mensagens
4a Questão (Ref.: 201402239605) Pontos: 0,5 / 0,5
Uma das formas de alcançar maiores velocidades dos computadores é o uso do paralelismo que pode ser introduzido em muitos níveis diferentes. Nesse contexto é correto afirmar:
Os sistemas fortemente acoplados, normalmente, caracterizam­se por máquinas que possuem seu próprio sistema operacional e gerenciam seus próprios recursos.
O fato da CPU poder comutar entre múltiplos threads, instrução por instrução, criando um multiprocessador virtual, caracteriza um processamento fracamente acoplado.
SMP (Symetric Multiprocessors) é um caso típico de sistema fracamente acoplado, que tem como característica o tempo uniforme de acesso à memória principal pelos diversos processadores.
Uma forma de paralelismo em que os elementos são fracamente acoplados é o multiprocessador de chip único, no qual dois ou mais núcleos são colocados no mesmo chip.
No paralelismo no nível de instrução, no qual uma sequência de instruções pode ser executada em paralelo por diferentes unidades funcionais, os elementos de processamento são fortemente acoplados.
5a Questão (Ref.: 201402239538) Pontos: 0,5 / 0,5
Sobre o processamento paralelo e distribuído, assinale a afirmação correta.
Um sistema distribuído fortemente acoplado é formado por um ambiente de computadores dotados de memória e sistema operacional próprios, que se comunicam via switch.
Em programação paralela não é necessário se conhecer a arquitetura de comunicação entre processadores para elaborar os programas.
Um grid computacional pode ser formado por diversos computadores, heterogêneos, que não podem estar distribuídos via Web por problemas de segurança.
A computação paralela é caracterizada pelo uso de vários processadores para executar uma computação de forma mais rápida, baseando­se no fato de que o processo de resolução de um problema pode ser dividido em tarefas menores, que podem ser realizadas simultaneamente através de algum tipo de coordenação.
A execução de tarefas em um ambiente de processadores distribuídos com acoplamento fraco prevê que a memória seja compartilhada entre os processos trabalhadores.
6a Questão (Ref.: 201402706657) Pontos: 0,5 / 0,5
De acordo com a classificação de Flynn, assinale a alternativa CORRETA:
Computadores de fluxo único de instruções, fluxo único de dados ­ SIMD Computadores de fluxo múltiplo de instruções, fluxo único de dados ­ MIMD Computadores de fluxo único de instruções, fluxo múltiplo de dados ­ SISD Computadores de fluxo múltiplo de instruções, fluxo múltiplo de dados ­ MIMD Computadores de fluxo único de instruções, fluxo único de dados ­ MISD
7a Questão (Ref.: 201402850314) Pontos: 0,5 / 0,5
Um sistema Cliente/Servidor pode ser entendido como a interação entre Software e Hardware em diferentes níveis, implicando na composição de diferentes computadores e aplicações. As opções abaixo apresentam característica do lado Servidor:
I­ Denominado de "front­end", é um processo que interage com o usuário através de uma interface gráfica. II­ Recebe e responde às solicitações dos Clientes.
III­ Atende a diversos Clientes simultaneamente.
Assinale a opção CORRETA.
Somente o item II está correto Somente os itens I e III estão corretos Somente os itens II e III estão corretos Os itens I, II e III estão corretos
Somente o item I está correto
8a Questão (Ref.: 201402239648) Pontos: 0,0 / 0,5
Considerando um sistema que utiliza RPC e analise as operações a seguir.
1. Dobrar o valor que está em um campo de um registro de um banco de dados.
2. Calcular as raízes de uma equação do segundo grau
3. Solicitar o saldo de uma conta corrente
4. Inserir um elemento em uma lista encadeada
5. Ler o primeiro registro de um arquivo
Marque a opção que apresenta todas as operações, dentre as citadas, que são naturalmente idempotentes.
1 e 4
2, 3 e 5
1 e 2
1, 2 e 4
3 e 5
9a Questão (Ref.: 201402759956) Pontos: 1,0 / 1,0
Uma companhia decidiu implantar um novo sistema de compartilhamento de informações empresariais. Apósestudos de campo, a empresa identificou alguns cenários de utilização das informações. No primeiro cenário, detectou­se que um volume massivo de dados relativos a documentos históricos, normas e regulamentos da organização eram consumidos, em escala global, exclusivamente para leitura. No segundo cenário, verifiou­se que os documentos eram produzidos de forma colaborativa por equipes regionais de colaboradores. Esses colcaboradores, na maioria das vezes, estavam na mesma filial ou geograficamente muito próximos. O terceiro cenário envolvia apenas 10% dos documentos da empresa, acessados concorrentemente por todas as regionais do globo, tanto para leitura quanto para atualização.
Com base nesses cenários e em relação às arquiteturas de software distribuídas coerentemente com as necessidades da empresa, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de arquitetura peer­to­peer (P2P) para disponibilizar os documentos do cenário 1 poderá reduzir o consumo da rede.
II. O compartilhamento baseado no modelo cliente­servidor com cache no cliente pode aumentar o desempenho da edição colaborativa, sem comprometer a consistência no cenário 2.
III. A utilização de replicação baseada em cópia primária pode aumentar a escalabilidade do sistema, sem comprometer, de forma significativa, a consistência de dados do cenário 3.
É correto o que se afirma em
I e III, apenas. I e II, apenas. I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
10a Questão (Ref.: 201402910723) Pontos: 0,0 / 1,0
A computação na nuvem apresenta a grande vantagem de acessar os recursos computacionais (processamento, banco de dados, etc) a partir da internet sem a necessidade de instalar programas e aplicações nos computadores e dispositivos. Dentre os diferentes tipos de serviços da computação na nuvem, quando recursos de hardware são acessados na nuvem, está se utilizando o tipo de serviço:
IaaS CaaS PaaS DevaaS
SaaS
Período de não visualização da prova: desde 20/11/2015 até 04/12/2015.

Outros materiais