Buscar

Estudo Dirigido - Citoesqueleto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assunto: Citoesqueleto
Cite os elementos que constituem o citoesqueleto e mencione as respectivas proteínas que participam da estrutura filamentar.
O citoesqueleto é composto por microfilamentos, filamento intermediário e microtúbulos. Os microfilamentos são formados pela polimerização de actina G, os filamentos intermediários são compostos por diversas proteínas fibrosas e os microtúbulos são compostos por tubulina.
Fale sobre a dinâmica de polimerização dos filamentos de actina.
Os monômeros de actina podem sofrer uma organização instantânea mas logo se dissociam, pois cada subunidade está ligada a poucos monômeros. Para que haja a formação de um filamento de actina, forma-se um “núcleo” (agregado inicial) onde a adição de monômeros é mais rápida, até chegar em uma fase onde a mesma quantidade de subunidades que se ligam vão ser as mesmas que se desligam do filamento.
Fale sobre as propriedades funcionais dos filamentos de actina.
Os microtúbulos dão forma a célula, é responsável pela migração celular pela formação de projeções na superfície da célula (pseudópodes), movimentos morfogênicos, citocinese, contração muscular e formam estruturas como estereocílios e microvilosidades.
Discuta a relação envolvida entre o padrão de organização dos filamentos de actina e sua associação com diferentes proteínas.
Algumas proteínas se ligam ao filamento de actina para acelerar a nucleção e outras se ligam para despolimerizar esse filamento.
Proteínas Arp se liga na extremidade menos do filamento de actina e faz com que monômeros de actina G se liguem mais rápido no filamento, além de formar redes de actina.
Proteína formina se liga na extremidade mais e acelera a ligação dos monômeros de actina ao filamento, além de acelerar a formação dos feixes de actina.
Proteína timosina – liga-se a subunidades desligadas do filamento evitando a associação das mesmas.
Proreína profilina – se liga a subunidade livre e facilita a ligação da subunidade com o filamento (importante na nucleação).
Fale sobre a natureza protéica dos filamentos intermediários e comente suas propriedades funcionais.
Citoqueratina – tipo de filamento associado ao tecido epitelial
Vimentina – formam estruturas mais dinâmicas (como fibroblastos)
Desmina – dá estrutura e ancoragem para miofibrilas (fibras musculares)
Neurofilamentos – vai organizar a estrutura do axônio.
Fale sobre a dinâmica de polimerização dos microtúbulos.
Os dímeros formam oligômeros e a tendência é que eles se desfaçam. Alguns oligômeros conseguem formar estruturas mais estáveis, passam a fase de alongação até chegar no processo de equilíbrio.
Cite as propriedades funcionais dos microtúbulos.
Transporte de vesícula, divisão de cromossomos, organiza a posição das organelas no citoplasma.
Fale sobre a constituição do axonema e justifique o motivo pelo qual tal estrutura confere movimento.
É formado por 9 pares de microtúbulos periféricos e 2 centrais. Proteínas motoras estão entre esse túbulos e darão movimento a célula, permite batimento de cílios e flagelos.
Fale sobre a atividade de drogas quimioterápicas sobre os microtúbulos.
O taxol é uma droga que estabiliza o microtúbulo e o estabiliza, impedindo sua despolimerização. Isso faz com que não ocorra a divisão celular, pois o microtúbulo necessita se associar e se dissociar até achar o cinetócoro para ocorrer a segregação cromossômica.
O colchine, colcemi, vinblastine, vincristie e nocadazol vão se ligar na subunidade e impedir que ela se ligue no microtúbulo, ou seja, ela se desfaz. 
Toda droga que mexe na dinâmica do microtúbulo compromete a divisão celular, então a célula morre por apoptose.
Fale sobre a constituição do centrossomo. Qual a importância do anel de -tubulina?
O centrossomo são compostos por unidades de centríolos. Possuem uma organização perpendicular sobre si. Em volta dele temos um complexo proteico formado por - tubulina, ela vai formar um anel que vai estabilizar a extremidade menos e proporcionar a adição rápida de heterodímeros para a região mais (importante para a nucleação).
Fale sobre as proteínas motoras cinesina e dineína.
Cinesina – proteína motora que se liga diretamente a vesícula e a transporta da região menos (centrossomo) para a região mais, periferia da célula 
Dineína – proteína acessória, não se liga diretamente com a vesícula, e transporta vesículas da região mais para a menos.

Outros materiais

Outros materiais