Buscar

Avaliação TGP

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0053_AV2_201403262748 » TEORIA GERAL DO PROCESSO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201403262748 - MARCUS VINICIUS SANTOS NERI 
	Professor:
	IRAELCIO FERREIRA MACEDO
	Turma: 9019/FL
	Nota da Prova: 7,3 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 04/06/2016 14:35:18 
	
	 1a Questão (Ref.: 201404120751)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	José ajuizou uma ação indenizatória que tramita perante a 18ª Vara Cível da Comarca de São Paulo. O processo já perdura cerca de 20 anos. Pode-se afirmar que, nesse caso, José teve acesso à justiça? Resposta Justificada. 
		
	
Resposta: Sim. A demora no processo não quer dizer que José não teve acesso a justiça, o que aconteceu no caso concreto foi a inoperancia da justiça, e a não celeridade do processo.
	
Gabarito: Em que pese José ter tido acesso ao Judiciário, tendo em vista que exerceu seu direito de exigir a prestação jurisdicional, no caso, não houve acesso à justiça, uma vez esse significa acesso à uma ordem jurídica justa,a um processo efetivo e tempestivo. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404131171)
	Pontos: 0,3  / 1,0 
	Adinan, Juiz de Direito, ingressou na carreira após ser aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 2006, contudo Adinan foi removido por diversas vezes, em curto espaço de tempo, para comarcas distintas, mesmo tendo atuado em algumas comarcas por mais de dois anos. Nesse sentido o Juiz Adinan, cansado de ficar mudando de comarca em comarca, apresenta consulta no Conselho Nacional de Justiça, visando esclarecimentos sobre as garantias constitucionais dos magistrados. Diante da situação hipotética, apresente as principais garantias constitucionais relativas aos magistrados?
		
	
Resposta: Os magistrados não podem ser removidos em curto espaço de tempo, existe um tempo minimo para o magistrado permanecer na comarca que deve ser de pelo menos 2 anos.
	
Gabarito: Conforme inteligência do artigo 95 da Carta Magna, os Magistrados gozam das seguintes garantias: vitaliciedade (I), inamovibilidade (II), irredutibilidade de vencimentos (III) dentre outras. Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias: I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado; II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, na forma do art. 93, VIII; III - irredutibilidade de subsídio, Proíbe quaisquer alterações que reduzam o valor de seu subsídio, pois tal diminuição possibilitaria a exposição do Poder Judiciário a coações e represálias provenientes de particulares ou de outros Poderes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404094078)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os princípios constitucionais são as principais normas fundamentais de conduta de um indivíduo mediante as leis já impostas, além de exigências básicas para tratar uma determinada situação e podem ser classificados como a base do próprio Direito. A propósito, a regra constitucional segunda a qual "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito", expressa o seguinte princípio:
		
	
	Juiz Natural.
	
	Isonomia.
	
	Inafastabilidade do controle jurisdicional.
	
	Investidura.
	
	Legalidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403407840)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Carlos realiza negócio com Gustavo, pagando uma determinada soma em dinheiro por um videogame. Ocorre que o aparelho eletrônico, uma vez ligado, apresentou uma série de problemas. Como Carlos não estava mais conseguindo realizar contato com Gustavo, o mesmo se dirigiu diretamente a sua residência e, ato contínuo, levou consigo um aparelho de televisão de valor compatível com o que pagou para ressarcimento do seu prejuízo. Esta postura adotada por Carlos configura: 
		
	
	Autocomposição;
	
	Arbitragem.
	
	Autotutela;
	
	Mediação;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404097538)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
		
	
	Congresso Nacional.
	
	Supremo Tribunal Federal.
	
	Tribunais Regionais Federais.
	
	Conselho Nacional de Justiça.
	
	Superior Tribunal de Justiça.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403371215)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O princípio do acesso à justiça, também conhecido como o princípio da inafastabilidade do poder judiciário:
		
	
	é previsto somente na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
	
	tem previsão somente no Código de Processo Civil e no Código de Processo Penal.
	
	tem previsão explícita na Constituição Federal de 1988.
	
	configura apenas o direito de ter acesso gratuito aos órgãos do poder judiciário aos juridicamente necessitados(Lei 1060/50).
	
	é aplicável a todos os órgãos do Poder Judiciário, exceto à Justiça do Trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403429111)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É CORRETO afirmar que são pressupostos processuais de existência:
		
	
	jurisdição, partes e demanda;
	
	demanda e legitimidade de partes.
	
	a capacidade de estar em juízo e a capacidade postulatória;
	
	somente a jurisdição e a presença de partes;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404129844)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O processo é o meio pelo qual o cidadão busca resolver um determinado conflito de interesse. Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça alguns deles. Indique a opção cujo processo não tramita em segredo de justiça:
		
	
	Que verse sobre separação de corpos.
	
	Que verse sobre divórcio.
	
	Que verse sobre união estável.
	
	Que verse sobre ação de despejo.
	
	Que verse sobre casamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404123306)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O Juiz será considerado suspeito quando:
		
	
	em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como membro do Ministério Público ou prestou depoimento como testemunha
	
	quando for parte no processo ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive 
	
	amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados 
	
	quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive
	
	de que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403368607)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação às nulidades processuais, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	O ato processual que atingiu a sua finalidade, apesar de ter sido praticado com desvio de forma, será anulado de ofício pelo juiz ou a requerimento da parte; 
	
	Se a nulidade é absoluta e declarável de ofício pelo juiz, não se sujeita à preclusão, podendo ser argüida em qualquer tempo ou grau de jurisdição. 
	
	Se a nulidade é somente de forma, ela é relativa; não sendo alegada pela parte na primeira oportunidade, se convalida por força da preclusão; 
	
	Enquanto o juiz não declara a nulidade do processo, a relação processual existe e produz efeitos de uma relação válida, podendo ocorrer o saneamento do vício a partir do momento em que se operar a coisa julgada; 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 24/05/2016 até 07/06/2016.

Continue navegando