Buscar

valiação.docxPENSAMENTO POLITICO

Prévia do material em texto

valiação: SDE0641_AV» PENSAMENTO POLÍTICO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	JULIO CESAR ADIALA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 15/06/2016 09:18:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201202815118)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Maquiavel é considerado Pai da Ciência Política, pois rompe com a tradição humanista baseada no abstrato. Neste sentido, comente sobre os elementos básicos definidores do método maquiavélico.
		
	
Resposta: E um conntratualista, a classifcação das forma de governo são republica e democracia ele fala que todos os estados e todos o dominios que exerceram e exercem o poder sobre os homens e republica ou principados a sua obra o princope l.
	
Gabarito: As características do método maquiavélico podem ser sintetizadas da seguinte forma: o Utilitarismo, que consiste em "Escrever coisa útil para quem a entenda.¿ O Realismo, que afirma que "Aquele que abandona aquilo que se faz por aquilo que se deveria fazer, conhece antes a ruína do que a própria preservação.¿ O AntiUtopismo, que condena o fato de que "Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos." E, finalmente, o Empirismo, que consiste em "Procurar a verdade efetiva das coisas."
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202374058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As privatizações do seu governo (FHC) são a face mais visível da influência da doutrina neoliberal em nosso país. Ao longo dos anos 80, a dupla Ronald Reagan e Margareth Thatcher, respectivamente presidente dos EUA e Primeira Ministra do Reino Unido, pregaram pelo mundo as vantagens do livre mercado. (...) Na visão neoliberal um Estado forte que participe da economia contribui para o enfraquecimento da mesma. O Estado deveria exercer funções apenas na área de segurança, educação e saúde. Muitos ainda justificam que o Estado não teria condições financeiras de sustentar a competitividade necessária no mercado. (CUSTÓDIO. A era FHC e o neoliberalismo, 2012). A partir da citação acima, comente qual é o papel do Estado na visão de Karl Marx:
		
	
Resposta: Para Karl Marx a quetõ social no neo liberal ao longodo dos anos a economia era enfraquecidaNo governo de Fernando Henrique Fragoso teve uma economia enfraquecida, privatizações que estado deve exercer asfunções em todosos sentidosdavisão do,mundo.o rocesso produtivo alenia otrabalhador
	
Gabarito: A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202472459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao tratarmos ciência política como uma disciplina científica devemos pressupor que:
		
	
	É considerada uma ciência clássica desde os estudos de Aristóteles e Platão.
	 
	Adquire o estatuto de ciência somente no século XIX, mas suas origens remontam à antiguidade grega.
	
	É uma ciência recente, com origem nos processos políticos do século XX
	
	Ainda hoje é vista como uma ¿divisão¿ da Antropologia.
	
	Ainda hoje é vista como uma ¿divisão¿ da Sociologia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202376185)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Todos os Estados, todos os domínios que exerceram e exercem poder sobre homens, foram e são, ou Repúblicas ou principados¿ (Maquiavel, O Príncipe, capítulo I). O trecho expõe a concepção de Maquiavel no que se refere à classificação das formas de governo. Segundo esse autor, as duas diferentes formas de governo são:
		
	
	Democracia e Monarquia
	 
	República e Monarquia
	
	República e Despotismo
	
	Democracia e Despotismo
	
	Despotismo e Monarquia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202373473)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Hobbes afirmava que no Estado de Natureza os homens viviam em constante perigo, pois quem possui mais bens materiais que os outros, sentia- se ameaçado da privação das suas conquistas: bens, liberdade, conforto, enquanto que o outro, o invasor, temia ser apanhado. Ele aponta três causas principais na natureza dos homens que os levariam à discórdia. São elas:
		
	
	Inveja, injuria e desconfiança
	 
	Competição, desconfiança e glória.
	
	Competição, inveja e ganância.
	
	Riqueza, desconfiança e ganância
	
	Inveja, desconfiança e glória.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202373456)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Contrato social (ou contratualismo) indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formar Estados e/ou manter a ordem social. Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. Nesse prisma, o contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante. (Wikipédia) Marque a opção onde aparecem os principais filósofos contratualistas.
		
	
	Tocqueville, Durkheim e Comte
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau
	
	Platão, Sócrates e Aristóteles
	
	Marx, Engels e Lenin
	
	Santo Agostinho, São Tomas de Aquino e Espinosa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202431640)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A monarquia não precisa da virtude e mesmo as paixões desonestas da nobreza a favorecem. Nessa curiosa conjunção entre o princípio e a natureza da monarquia fica claro que ela apenas repousa em instituições. É possível agora redefinir com a natureza dos governos:
		
	
	a república é o governo da paixão.
	
	o despotismo é o governo das instituições.
	 
	a república é o governo dos homens.
	
	a monarquia é o governo da paixão.
	
	o despotismo é o governo dos homens.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202472470)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Por ter uma finalidade em si mesmo, o processo produtivo aliena o trabalhador. Sobre a afirmativa assinale a alternativa Exceto:
		
	 
	O estado cria inúmeros aparatos para manter a estrutura da produção e mecanismos de proteção à classe dominada.
	 
	O estado aparece para representar os interesses da classe dominante.
	
	O processo produtivo é fomentado para acirrar a divisão entre possuidores e não detentores dos meios de produção.
	
	O estado representa os interesses da classe dominante e cria inúmeros aparatos para manter a estrutura da produção.
	
	O processo produtivo existe apenas para manter o domínio da burguesia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202472475)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito atual de democracia está em "movimento" e acompanha a revisão de valores e conceitos próprios da pós-modernidade. Porém, há um alternativa que não está adequada às características da democracia, assinale-a:
		
	 
	Estimula a participação de grupos sociais, desde que as questões sejam concebidas previamente pelo estado
	
	a democracia não deve ser apenas política, mas também social.
	
	Não possui cunho individualista e reconhece a existência de grupos sociais a que o indivíduo pertence.
	
	Deve assegurar os direitos políticos, sociais e defender não apenas o direito do homem à vida e à liberdade, mas também à saúde, à educação, ao trabalho, etc
	
	Estimula a protege as associações de grupos sociais dando-lhes participação na formação do poder político.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202373944)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos deuma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL." (Preâmbulo da Constituição Federal de 1988) A Constituição federal é a lei maior de nosso país. O artigo 1º da Constituição Federal estabelece que a República Federativa do Brasil seja formada pela união indissolúvel dos:
		
	
	Poderes outorgados à Assembléia Legislativa e ao Congresso Nacional como representantes da soberania popular
	 
	Estados, Municípios e do Distrito Federal
	
	Universalidade, integralidade e justiça social
	 
	Poderes Executivo, legislativo e Judiciários
	
	Princípios de soberania popular e da cidadania

Continue navegando