Buscar

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL AULA 06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO EMPRESARIAL
Professor: Prof. Me. Fernando Passos
fernando@pss.adv.br
Assistente: Prof. Me. José Branco Peres
brancoperes@hotmail.com 
Aula 06– 02/03/2016
Aula de Hoje
Empresário Individual Regular
Critérios de Identificação do Empresário
Requerimento para ser empresário.
Pequeno Empresário do Art. 970 do C. C.
Empresário Individual Regular
Art. 967. É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
Empresário Individual e o CNPJ
Empresário Individual possui CNPJ porém não possui personalidade jurídica.
A finalidade do CNPJ é meramente tributária.
Julgado: Empresário Individual do Art. 966 do C.C. 
“Empresário Individual é a própria pessoa física ou natural, respondendo os seus bens pelas obrigações que assumiu, quer civis quer comerciais. Indispensável a outorga uxória para efeitos de doação, considerando que o patrimônio da empresa individual e da pessoa física, nada mais são que a mesma realidade.” (STJ, Resp 594.832/RO. Rel. Min Nancy Andrighi)
Critérios de Identificação do Empresário
Critério Real – considera empresário aquele que exercer atividade econômica organizada de forma profissional, para a produção, circulação de bens ou serviços, independentemente de registro, O Mesmo se aplica as sociedades empresariais, ou seja, não há necessidade de registro na Junta Comercial para que se reconheça a existência da empresa, ainda que irregular (critério adotado no Brasil).
Critério Formal – somente reconhece a existência da Empresa, (Empresário ou Sociedade) quando existir o registro da atividade econômica exercida junto ao Registro Público das Empresas Mercantis (Junta Comercial).
Critério Real de Identificação: Exemplo 01
João com mais dois colaboradores, exerce atividade econômica de circulação de mercadorias (vendas de vasos de cerâmica). Entretanto o mesmo não possui registro na Junta Comercial. Nesse caso podemos afirmar que João será empresário?
Critério Real de Identificação: Exemplo 02
Pedro exerce atividade intelectual (dentista) com um auxiliar e esta registrado na Junta Comercial como empresário. Nesse caso podemos afirmar que Pedro será empresário?
Critério Formal de Identificação
Em regra nosso ordenamento jurídico adota o critério real de identificação. Porém no caso da atividade rural (art. 971 e 984 do C. C.) adota-se o critério formal de identificação. Assim somente será considerada empresa para fins da legislação empresarial, o produtor rural ou sociedade de produtores rurais que realizarem o registro na Junta Comercial. 
Critério Formal de Identificação
Juliano exerce atividade econômica rural e esta registrado na Junta Comercial como empresário. Nesse caso podemos afirmar que Juliano será empresário?
Critério Legal de Identificação do Empresário
Critério Legal “independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações; e simples, a cooperativa” (Art. 982, parágrafo único)
“O legislador, por opção política, determinou que a cooperativa é sempre uma sociedade simples, pouco importando se ela exerce atividade empresarial de forma organizada e com intuito de lucro.”*
*Ramos, André Luiz Santa Cruz, DIREITO EMPRESARIAL ESQUEMATIZADO. 3ª Ed. p. 56.
Requerimento de Empresário Individual
Art. 968. A inscrição do empresário far-se-á mediante requerimento que contenha:
I - o seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens;
II - a firma, com a respectiva assinatura autógrafa;
III - o capital;
IV - o objeto e a sede da empresa.
Exercício da atividade em outro Estado:
Art. 969. O empresário que instituir sucursal, filial ou agência, em lugar sujeito à jurisdição de outro Registro Público de Empresas Mercantis, neste deverá também inscrevê-la, com a prova da inscrição originária.
Parágrafo único. Em qualquer caso, a constituição do estabelecimento secundário deverá ser averbada no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
Pequeno Empresário
Art. 970. A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário*, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes.
* Art. 68 da Lei Complementar 123/06 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm
Art. 68. Considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto nos arts. 970 e 1.179 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), o empresário individual caracterizado como microempresa na forma desta Lei Complementar que aufira receita bruta anual até o limite previsto no § 1o do art. 18-A.
Observação: Limite de faturamento de R$ 60.000,00 por ano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais