Buscar

DIREITO EMPRESARIAL PARTE GERAL AULA 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO EMPRESARIAL
Professor: Prof. Me. Fernando Passos
fernando@pss.adv.br
Assistente: Prof. Me. José Branco Peres
brancoperes@hotmail.com 
Aula 11– 16/05/2016 e 17/05/2016
Aula de Hoje:
DOS ATOS DE REGISTRO: Matrícula, Arquivamento e Autenticação;
Exercícios de Fixação. 
Dos Atos de Registro (art. 32 da Lei 8.934/94)
Matrícula 
Arquivamento
Autenticação
Matrícula - art. 32, I da Lei 8.934/94
Matrícula não é a inscrição do empresário individual ou da sociedade empresária na Junta Comercial.
Matrícula e as Atividades Auxiliares do Comércio
	Art. 32 da Lei 8.934/94: O registro compreende:
	
	I - a matrícula e seu cancelamento: dos leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns-gerais;
QUEM SÃO OS AUXILIARES DO COMÉRCIO ?
Leiloeiros
Tradutores Públicos e Interpretes Comerciais
Trapicheiros
Administradores de armazéns-gerais;
Matrícula: Definição
MATRÍCULA é o nome do ato de inscrição e cancelamento dos tradutores públicos, interpretes comerciais, leiloeiros, trapicheiros, e administradores de armazém gerais (atividades para-comerciais).
Matrícula: Instrução Normativa DREI Nº 17 DE 05/12/2013
Dispõe sobre: a matrícula e hipóteses de seu cancelamento de administradores de armazéns gerais e trapicheiros; a habilitação, nomeação e matrícula e seu cancelamento de Tradutor Público e Intérprete Comercial; e o processo de concessão de matrícula, seu cancelamento e a fiscalização da atividade de Leiloeiro Público Oficial e dá outras providências.
Matrícula: Leiloeiros
Os Leiloeiros têm por função a venda, mediante oferta pública, de mercadorias que lhes são confiadas para esse fim. 
É pessoal o exercício das funções de leiloeiro, que não poderá exercê-las por intermédio de pessoa jurídica e nem delegá-las, senão por moléstia ou impedimento pessoal, a seu preposto, cabendo ao leiloeiro comunicar o fato à Junta Comercial.
Fonte: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/leiloeiros_tradutores.php
Cont. 
A profissão de Leiloeiro é exercida mediante matrícula concedida pelas Juntas Comerciais, de acordo com as disposições do Decreto Federal n° 21.981, de 19 de outubro de 1932, e da Instrução Normativa DREI, nº 17, de 05/12/2013.
O Leiloeiro exerce sua profissão exclusivamente na unidade federativa de circunscrição da Junta Comercial que o matriculou.
Fonte: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/leiloeiros_tradutores.php
Matrícula: Tradutor e Interprete Comercial
Tradutor Público e Intérprete Comercial são agentes auxiliares do comércio, dando fé pública às traduções ou versões por eles feitas de documentações empresariais, certidões, contratos sociais e procurações.
Fonte: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/leiloeiros_tradutores.php
Tradutor Público e Intérprete Comercial são agentes auxiliares do comércio, dando fé pública às traduções ou versões por eles feitas de documentações empresariais, certidões, contratos sociais e procurações.
Fonte: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/leiloeiros_tradutores.php
Matrícula - Armazém Geral
	Armazéns Gerais são empresas que tem por objeto a guarda e conservação de mercadorias, e a emissão de títulos especiais que as representem (conhecimento de depósito: que representa a mercadoria e circula livremente por endosso, transferindo, assim, a propriedade da mesma; e warrant: unido ao conhecimento, mas dele separável à vontade do depositante, que se presta à função de títulos constitutivos de direito de penhor sobre a mercadoria).
* Fonte: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/empresas_armazens.php
Cont. 
	Qualquer pessoa, natural ou jurídica, apta para o exercício do comércio, pode ser titular de um armazém geral, desde que satisfaça certas exigências e esteja devidamente matriculada na Junta Comercial de seu estado.
* Fonte: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/empresas_armazens.php
Matrícula – Trapicheiro
Os trapicheiros ou administrador de trapiches devem ser matriculados na Junta Comercial.
 A denominação trapicheiro se atribui as pessoas que mantêm locais destinados a receber mercadorias chegadas de portos marítimos e fluviais, isto é, mercadorias importadas, ou para receberem e guardarem, até que sejam embarcadas, as mercadorias destinadas à exportação.
* Fonte: I.N. nº 70, de 28/12/1998 (DNRC) que dispõe sobre a matrícula e cancelamento de administradores de armazéns gerais e trapicheiros.
Cont. 
O trapicheiro tem direito a uma comissão pela guarda das mercadorias que lhes são confiadas. Devem manter uma escrituração comercial e fiscal similar a dos despachantes aduaneiro.
Trapiche é o nome que se dá ao local, armazém ou deposito, em que recebem e guardam as mercadorias. Os trapicheiros estão sujeitos à inspeção das Juntas Comerciais, que tem atribuições para examinar seus livros, impondo lhes multas ou outras penalidades.
* Fonte: I.N. nº 70, de 28/12/1998 (DNRC) que dispõe sobre a matrícula e cancelamento de administradores de armazéns gerais e trapicheiros.
ARQUIVAMENTO – art. 32, II da Lei 8.934/94
Art. 32. O registro compreende:
...
II - O arquivamento:
dos documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de firmas mercantis individuais, sociedades mercantis e cooperativas;
b) dos atos relativos a consórcio e grupo de sociedade de que trata a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976;
c) dos atos concernentes a empresas mercantis estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil;
Cont. 
Art. 32. O registro compreende:
...
II - O arquivamento:
...
d) das declarações de microempresa;
e) de atos ou documentos que, por determinação legal, sejam atribuídos ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou daqueles que possam interessar ao empresário e às empresas mercantis;
ARQUIVAMENTO – Importância
O arquivamento é o ato mais importante para o Empresário ou para a Sociedade Empresária, pois é a partir desse ato que surge a personalidade jurídica da empresa: é através desse ato que se dá vida à Empresa.
O que é o ARQUIVAMENTO?
Arquivamento: é o ato pelo qual ocorre a oficialização da inscrição do empresário individual, bem como a constituição, dissolução e alteração de sociedade empresarial e a juntada de outros documentos nos termos da lei. 
Arquivamento: Exemplos
No mais temos que as averbações na Junta Comercial citadas no Código Civil também são atos de registro na modalidade arquivamento. Exemplo: 
a) juntada de procuração com poderes a prepostos;
b) juntada de autorização judicial que permita ao menor exercer a atividade empresária;
c) Juntada de pacto antenupcial do empresário;
d) Juntada de outros documentos relativos a empresa.
AUTENTICAÇÃO - art. 32, III da Lei 8.934/94
Art. 32. O registro compreende:
...
III - a autenticação dos instrumentos de escrituração das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comércio, na forma de lei própria.
AUTENTICAÇÃO - art. 39 da Lei 8.934/94
SUBSEÇÃO II
Das Autenticações
Art. 39. As juntas comerciais autenticarão:
I - os instrumentos de escrituração das empresas mercantis e dos agentes auxiliares do comércio;
II - as cópias dos documentos assentados.
Parágrafo único. Os instrumentos autenticados, não retirados no prazo de 30 (trinta) dias, contados da sua apresentação, poderão ser eliminados.
AUTENTICAÇÃO: Definição
Autenticação: é o ato de registro onde instrumentos de escrituração das empresas registradas e dos agentes auxiliares do comércio são autenticados, garantindo a veracidade de que aqueles documento foram apresentados à Junta Comercial, nas datas neles contidas. Sendo condição de regularidade desses documentos (livros empresariais e balanços).
AUTENTICAÇÃO: Importância
Esse ato é de suma importância para o dia a dia das Empresas. A falta da autenticação da escrituração mercantil impede que essas sejam utilizadas como provas a favor do empresário ou da sociedade empresária.
Sem esse ato de registro a escrituração mercantil não preencherá os requisitos extrínsecos necessários para a sua regularidade. Portanto livros obrigatórios não autenticados são considerados não-livros e, portanto, em caso de falência, ter-se-á uma falência criminosa.
Exercício de Fixação
01) (OAB/SP – exame 131) A matrícula dos tradutores públicos é feita:
em Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. 
b) em Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
C) em Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
D) na Junta Comercial.
Cont. 
02) (OAB/SP - exame 136) De acordo com a legislação em vigor, são atos próprios do registro público de empresas
A) a matrícula de atos constitutivos de sociedades empresárias, o arquivamento de atos constitutivos de sociedades anônimas e a autenticação dos instrumentos de escrituração dos agentes auxiliares do comércio.
B) a matrícula de leiloeiros, o arquivamento de atos constitutivos de sociedades em comandita por ações e a autenticação dos instrumentos de escrituração empresarial.
C) a matrícula de tradutores públicos, o arquivamento de documentos relativos à constituição de firmas individuais e a autenticação de atos constitutivos de sociedade simples.
D) a matrícula de escrituração empresarial, o arquivamento de atos constitutivos de sociedades por ações e a autenticação feita por tradutores públicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais