Buscar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA SO DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA – Só questões discursivas
1 Questão (Ref.: 201513703217) 
Porque a economia é considerada uma ciência social?
Gabarito: A Economia trata da administração dos recursos escassos, ou seja, do bem estar material da sociedade. Para isso estuda o consumidor, a empresa e os mercados, em nível microeconômico, e a produção global, o desemprego, a inflação em nível macroeconômico.
2 Questão (Ref.: 201513065585) 
Através dos instrumentos de política fiscal - gastos e tributos - como o governo pode estimular ou desestimular a
economia?
Gabarito: Estimular a economia: mais gastos e ou menos impostos; Desestimular: menos gastos e ou mais impostos.
3 Questão (Ref.: 601956) 
Leia o texto abaixo e responda quais são os fatores de produção e sua determinada remuneração:
 "Suponha que o Sr. José da Silva proprietário de um terreno no Município de Cabo Frio, aluga esse terreno para umempreendedor que produz sorvete, com a sua máquina espetacular, que faz 100 sorvetes por hora, mas, esseempreendedor tem um funcionário que recebe pelo seu serviço prestado. Em resumo, o empreendedor paga o aluguel do terreno, paga o salário do funcionário e ainda consegue ter lucro". 
Gabarito: Terra  aluguel; trabalho  salário; capital  juros e empreendedor  lucro
 4 Questão (Ref.: 254268)	
Identificar as estruturas de mercado na economia exige o conhecimento de três características básicas: número de empresas que compõem o mercado; nível de controle sobre os preços; e, se existem barreiras ao acesso de novas empresas no mercado. Desta forma, diferencie monopólio e concorrência perfeita com base nessas premissas.
Gabarito: No monopólio, só temos uma empresa dominando o mercado, com alto poder de controle sobre os preços, com barreiras ao acesso de novas empresas. Enquanto isso, na concorrência perfeita, temos uma número grande de empresa no mercado, quase que atomizado, com baixíssimo controle sobre os preços, tendendo ao equilíbrio de mercado, e sem barreiras ao acesso de novas empresas, que entram e saem livremente.
5a Questão (Ref.: 243616)	
Uma das metas de política macroeconômica é a "estabilidade de preços". Nesse sentido, o combate a inflação é um dos temas prioritários para a economia de nosso país. Explique o que é "inflação" e qual o seu impacto sobre o poder de compra do salário dos trabalhadores?
Gabarito: Inflação é o índice que mede a alta continua e generalizada dos preços na economia. O combate à inflação mantém a moeda estável, preservando o poder de compra das pessoas e, principalmente, o poder de compra dos assalariados.
6 Questão (Ref.: 201301773342) 
Enuncie o conceito de Produtividade Média 
Gabarito: O conceito de produtividade média de um fator de produção refere-se a quanto, em média, cada produto utiliza de dado fator de produção.
7 Questão (Ref.: 201301764660) 
O desenvolvimento econômico de um país está ligado à sua condição de potência econômica. Esta afirmação está correta ou não. Justifique. 
Gabarito: Não. O desenvolvimento econômico não está, necessariamente, ligado ao fato de estarmos diante de um país poderoso economicamente e, sim, com uma qualidade de vida da população que traga bem estar e seus anseios atendidos. Podemos ter uma sociedade de poucos recursos, porém com uma população atendida naquilo que trás felicidade e tranquilidade a ela.
 8 Questão (Cód.: 78216)	
1- Observe as hipóteses n.º 1 e n.º 2 a seguir: Hipótese n.º 1: Acontecer um show de uma banda muito famosa em sua cidade, num local que possui apenas 1.000 lugares, e existam 3.000 pessoas interessadas em assistir tal espetáculo, e vários cambistas começam a vender o ingresso pelo dobro do preço. Hipótese n.º 2: Acontecer um show de uma banda pouco famosa , num local que possui 1.000 lugares, e existem apenas 500 pessoas interessadas em assistir tal espetáculo, e os organizadores começam a vender o ingresso pela metade do preço. Pergunta-se: Como podemos explicar dentro da teoria Microeconômica o que aconteceu na hipótese n.º 1 e na hipótese n.º 2?
Gabarito: Na hipótese 1, temos demanda maior que oferta, em economia chamado de excesso de demanda, o que leva ao aumento dos preços. Na hipótese 2 temos a oferta maior que a demandada, que em economia é caracterizado pelo excesso de oferta, que leva no curto prazo leva a queda dos preços para atingir o equilibrio.
9 Questão (Cód.: 158277)	
Quando um país está em Crescimento Econômico necessariamente está em Desenvolvimento Econômico? Justifique sua resposta destacando a definição destes dois conceitos.
Gabarito: Não. Crescimento econômico se refere à evolução quantitativa do PIB e da renda (per capita) de um país; O desenvolvimento econômico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar de uma nação, como os níveis de Educação, Saúde, entre outros indicadores de bem-estar;
	10 Questão
	
	
	
	Com a compra da Varig, a companhia aérea GOL é hoje a segunda colocada no ranking das companhias aéreas em número de passageiros transportados no Brasil. Ele possui 44,57% do mercado e a empresa TAM com 47,33%. Com base nessas informações, responda que tipo de estrutura de mercado a aviação civil brasileira se encontra e descreva duas característica da referida estrutura de mercado.
	
	Gabarito: Oligopólio. É um tipo de estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode ser caracterizado com produtos homogêneos ou diferenciados.
11 Questão (Ref.: 201001461741)	
A inflação brasileira já ultrapassou a meta esperada pelo governo. Utilizando os instrumentos de política monetária, dê dois exemplos de como o Banco Central poderia agir para reduzir a base monetária e, dessa maneira, manter a meta inflacionária.
Gabarito: Aumentando o depósito compulsório e emitindo títulos de dívida pública
12 Questão (Ref.: 201001461757)	
Distinga a inflação de demanda da inflação de custos.
Gabarito: A inflação de demanda é provocada pelo excesso de demanda agregada em relaçoa à produção.A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta . O nível de demanda continuam os mesmos mas os custos de certos fatores de produção provoca um aumento dos preços de mercado
	13 Questão
	7a sem.: teoria da fima
	De acordo com o material on line, defina custo fixo, custo variável e custo total no curto prazo. 
	
	
	Gabarito: Custo Fixo (CF): gastos com o fator de produção fixo Custo Variável (CV): gastos com o fator de produção variável Custo Total (CT): soma dos custos fixos e variáveis CT = CF + CV 
	14 Questão 
	
	Explique duas características que diferenciam um mercado de oligopólio de um mercado de concorrência perfeita.
		
	
	Gabarito: no oligopólio há um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado e elevadas barreiras ao acesso de novas empresas. Na concorrência perfeita, há um número muito grande de empresas e não há barreiras á entrada de novas empresas .

Outros materiais