Buscar

9ª semana 1ª ACQF Materiais de Construção Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 
	Valor da questão: 1,00 
De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, um dos componentes das tintas são os pigmentos. Considere as afirmações a respeito deste componente.
I) Os pigmentos são partículas muito finas, com diâmetros de partículas entre 0,1 e 5 µm (micrometros), sendo praticamente insolúveis no meio onde estão dispersas.
II) Esses componentes são usados nas formulações para dar cor, cobertura e durabilidade à tinta, por meio do seu poder de reflexão da luz. Os pigmentos são apenas para dar coloração.
III) Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos
IV) Os orgânicos podem ou não apresentar solubilidade, sendo que os que são solúveis possuem alto grau de tingimento e consequentemente mais caros. São considerados atóxicos, muito usados em pinturas interiores e brinquedos para evitar a ingestão de metais pesados por crianças, são mais brilhantes e mais claros e apresentam maior poder de tingimento do que os inorgânicos, têm estabilidade térmica e à luz ultravioleta elevadas.
V) Os pigmentos inorgânicos influenciam no aspecto da pintura, como a cor e a textura, sendo de alta opacidade. Alguns pigmentos inorgânicos são inertes, ou seja, não reagem, então têm a função de enchimento, dão carga (volume) apenas, porém podem também influenciar na textura, resistência à abrasão, como exemplo neste último caso, podemos citar o carbonato de cálcio (CaCO3).
Quanto às afirmações acima:
	
	As afirmações I, III, IV e V estão corretas
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	As afirmações II, III e IV estão corretas
	
	As afirmações I e V estão corretas
	
	Apenas a afirmação III está correta

Outros materiais