Buscar

Resumo República dos bons sentimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os políticos e jornalistas, em contraponto com as massas, resulta em medo de pensar que originam os dogmas. O problema na construção desses dogmas é a alienação (falta de conecção com a realidade). 
Há uma habilidade nos pensadores em associar o dogmas ao encantamento mental . Como dizia Comte “governar o espírito”, o chamado “país real”. Esse estado pode ser quebrado na pós-modernidade (valor a qualidade, contato com a natureza, valor à estética).
Hoje em dia são comuns movimentos plurais (coletivo de pessoas que se unem com um fim específico). No entanto, forma-se uma antítese : os pensantes mandam aproveitar a vida, mas denigrem-na. olham apenas para o próprio umbigo, fazendo a massa aproveitar do modo que os convêm.
Contra tais ideias publicadas podemos destacar como exemplo as revoluções. Pode ser evidenciado na frase retirada do texto de que “os revoltosos de hoje são os poderosos de amanhã”. Até mesmo nesses ideais contra há críticas. É preciso parar de servir sopa requentada. É preciso, alem de estudar e analisar as opinioes de pensadores antigos começar a propor e impor nossas próprias teses e debate-las com a opinião publicada atual. O homem deve ter humildade para formular essas teses e pesquisar nas opiniões de outros pensadores
Tais opiniões publicadas fazem a sociedade a se render ao canto da sereia e aceitar sem problemas atitudes condenáveis como o racismo e o xenofobismo.
Religião/espiritualidade são o maior exemplo de opinião publica empregada nas mentes.” A sociedade moderna começa aos pés da cruz”. Hoje em dia os modos de silenciar a opinião publica estão mais mascarados (censura, por exemplo) e nao são mais como os de antigamente (inquisição por exemplo). A internet é uma grande ferramenta para se libertar dos dogmas.
Não devemos atentar ao porque, mas sim ao como. A hipocrisia serve de moral para os intelectuais. Atentar-se, também, ao detalhes. O fato de uma pessoas não concordar com as ideias de um pensador não quer dizer, necessariamente, que seja contra ele. Pode ser, em outro ponto de vista, que o pensador vá contra o pensamento da pessoa
A sociedade que tem falta de raiz tem falta de base antropológica. República dos bons sentimentos = Totalmente abstrata, inteiramente descarnada e baseada no faz de conta. - HIPOCRISIA MORAL.
A preguiça de pensar, citada pelo autor, pode ser evidenciada nas faculdades através dos plágios apresentados por alunos, dizendo até, muitas vezes, que os trabalhos que plagiam não estavam completamente perfeitos, e portanto, precisavam de retoques.

Continue navegando