Buscar

Apol5 ( Economia Aplicada)

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Economia Politica Aplicada
Estado e Politica Social
	Data de início:
	07/07/2016 12:16
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	07/07/2016 12:21
Questão 1/5
O SUAS é o sistema descentralizado e participativo que organiza a política de assistência social no Brasil. Sua organização compreende o desenvolvimento de programas e projetos e a prestação de serviços continuados de Assistência Social. Programas, projetos e serviços, no SUAS, são ofertados mediante classificação por nível de complexidade.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os níveis de complexidade que compõe o SUAS:
	
	A
	atenção primária, atenção secundária e atenção terciária.
	
	B
	proteção social básica, proteção social especial de média ou de alta complexidade. 
Você acertou!
Está correta”. A alternativa 01 aponta formas de classificação das ações da política pública de saúde. A alternativa 03 apresenta os objetivos da assistência social. A alternativa 04 apresenta elementos de classificação de casos na área da saúde.
	
	C
	proteção social, defesa de direitos e vigilância socioassistencial.
	
	D
	urgência, emergência e prevenção.
Questão 2/5
O Estatuto do Idoso é uma das grandes conquistas de cidadania para a população idosa do Brasil. Observe com atenção o disposto em seu artigo 3º:
“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”
Sobre o Estatuto do Idoso, assinale dentre as alternativas a seguir aquela que apresenta afirmativa correta:
	
	A
	O Estatuto do Idoso foi aprovado pela Lei Federal nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994.
	
	B
	O Estatuto do Idoso foi aprovado pela Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003.
Está correta . A lei citada na alternativa 01 refere-se à aprovação da Política Nacional do Idoso. O Estatuto do Idoso foi aprovado por lei federal, portanto não cabe a cada estado a sua aprovação. O Estatuto do Idoso é uma Lei independente da LOAS e não se trata de um capítulo desta
	
	C
	O Estatuto do Idoso é aprovado em cada unidade da federação por Lei Estadual própria.
	
	D
	O Estatuto do Idoso é um dos capítulos da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, aprovada em 1993.
Questão 3/5
Sobre a crise econômica na década de 1990, dado ao esgotamento das medidas governamentais impostas às populações latino-americanas, é correto afirmar que como medidas paliativas para resolver o problema da recessão e da falta de dinheiro, os moradores da periferia e as famílias mais pobres, passaram a:
I. desenvolver seus próprios empreendimentos, assim como linha de créditos e moeda alternativa, tais como ocorreu na Argentina e, no Brasil, inúmeros empreendimentos sociais, p transformando a distribuição de alimentos em encontros de fomentação de geração de trabalho e renda.
II. receber apoio de empresas privadas e instituições não governamentais que forneceram habitações e salário-moradia aos desempregados e pessoas mais pobres dentro de um programa privado de erradicação da pobreza e da miséria implementado pelas grandes corporações multinacionais.
III. ser integradas em programas governamentais que estabeleciam empregos e casa própria para os desempregados pela crise e pobres marginalizados da sociedade. Dentre esses programas estavam os programas “Salários aos Desempregados” e “Casas para os Pobres” implementados nos países sob a orientação do FMI e do Banco Mundial.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
	
	A
	I, apenas.
Você acertou!
O item I é o único que apresenta a alternativa correta, pois as medidas paliativas encontradas pelas famílias mais pobres e os moradores da periferia para resolver o problema da recessão e da falta de dinheiro, são o desenvolvimento de empreendimentos, como linha de créditos e moeda alternativa. Os demais itens não possuem relação verdadeira com o que pede a questão, pois o item II apresenta o apoio de empresas privadas e instituições governamentais e, o item III apresenta como medida paliativa os programas “Salários aos Desempregados” e “Casas para os Pobres” implementados nos países sob a orientação do FMI e do Banco Mundial. Portanto, só a alternativa 01 está correta.
 
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Questão 4/5
Leia a citação que segue sobre o SUS – Sistema Único de Saúde:
“A proposta do SUS está vinculada a uma idéia central: todas as pessoas têm direito à saúde. Este direito está ligado à condição de cidadania. Não depende do ‘mérito’ de pagar previdência social (seguro social meritocrático), nem de provar condição de pobreza (assistência do sistema de proteção), nem do poder aquisitivo (mercado capitalista), muito menos da caridade (filantropia). Com base na concepção de seguridade social, o SUS supõe uma sociedade solidária e democrática, movida por valores de igualdade e de equidade, sem discriminações ou privilégios.”
 
(PAIM. Jairnilson Silva. O que é o SUS. E-book. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. FAPERJ, 2016. Disponível em http://www.livrosinterativoseditora.fiocruz.br/sus/)
 
A explicação presente no texto acima citado demonstra a abrangência do SUS, que reflete-se na diversidade de suas ações.
Classifique as alternativas a seguir com V para aquelas que compreendem ações de SUS e F para aquelas cujos exemplos de ações não referem-se ao SUS:
(      ) imunização e vigilância sanitária;
(      ) consultas e exames diagnósticos;
(      ) oferta de medicamentos para tratamento de câncer;
(      ) seguro acidente.
 
Assinale, agora, a alternativa que representa o correto preenchimento da coluna anterior, de cima para baixo:
	
	A
	V, V, F, F.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	V, V, V, F
Você acertou!
Está correto; 
Lembrando que seguro acidente é um benefício da política de previdência social.
Questão 5/5
Na Constituição de 1988, grandes avanços no campo social foram obtidos. Marque a única alternativa, das apresentadas abaixo, que não foi uma estabelecida a partir da Constituição de 1988:
	
	A
	Redução da jornada de trabalho, que era de 48 horas semanais e passou para 44 horas semanais.
	
	B
	Extensão da obrigatoriedade do voto aos jovens com 16 anos.
Você acertou!
A única alternativa que não foi estabelecida pela Constituição de 1988 é a alternativa 02, pois não existe a obrigatoriedade do voto aos jovens de 16 anos. O voto aos jovens de 16 anos é opcional.
	
	C
	Instituição do décimo terceiro salário para aposentados
	
	D
	Garantia do seguro desemprego aos trabalhadores desempregados pelo sistema econômico.

Continue navegando