A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

Pré-visualização | Página 1 de 1

PROVA I
Quanto ao ciclo da construção, o conceito de vida útil conduz a um tratamento integralizado das seguintes fases exceto uma.
Planejamento
Projeto
Materiais
Execução
Demolição
Durabilidade da estrutura de concreto é determinada por quatro fatores, identificados com a regra dos 4C, quais são eles?
Composição, compactação, cura, cobertura.
Quais são as principais causas das patologias nas construções e em qual acontece á maioria dos erros no Brasil?
Concepção do Projeto, Erros de Execução, Materiais de Baixa Qualidade, Falta de Manutenção, Utilização para Fins não Previstos.
Na Europa as maiorias dos erros acontecem na Concepção do Projeto, como citado em Aula pelo professor no Brasil é na Execução.
Tratando de eflorescências no concreto, quais suas causas e em qual fase da obra são cometidos erros para o surgimento da patologia?
Eflorescência são depósitos salinos que com a presença de umidade ou água são dissolvidos e migram para a superfície do concreto causando manchas brancas. 
Os erros ocorrem na faze da execução do traço ou erro de impermeabilizações. 
Sobre Patologias causadas pelos materiais, quais são os aspectos físicos que devem ser observados em relação ao cimento Portland utilizado?
Finura, retração, perda ao fogo, inicio e fim de pega, entre outros.
Cite cinco causas das patologias nas Fundações?
Bolsões de argila, matacões, erros de projeto, falta de sondagem, precensa de matéria orgânica no solo como raízes de arvores, falhas no estudo do solo, bulbo de tensões.
Qual a causa da retração ocorrida nas argamassas e como podemos preveni-la?
A retração das argamassas ocorre devido à rápida evaporação de água causando fissuras. Um traço bem ajustado, utilização de aditivos uma cura correta da argamassa, são maneiras de prevenir esta patologia. 
Relacione as patologias das pinturas e suas causas.
	Aparecimento de Trincas
	( 3 ) manchas que aparecem quando se aplica tinta diretamente sobre o reboco úmido ou por ação de infiltrações.
	Aparecimento de Bolhas
	( 7 ) acontece quando se aplica a tinta sobre um reboco novo, não curado ou na presença de umidade.
	Eflorescência
	( 1 ) geralmente ocorre com a movimentação natural da estrutura de uma edificação e da natural expansão do concreto. 
	Descascamento
	( 4 ) ocorre quando se aplica a tinta em superfícies pulverulentas ou que tiveram aplicação de cal, dificultando sua aderência na base.
	Enrugamento
	( 2 ) decorre do uso de massa corrida PVA em superfícies externas. Também podem surgir quando há repintura sobre a tonta muito antiga ou de qualidade inferior.
	Saponificação
	( 5 ) ocorre quando a excessiva quantidade de tinta numa de mão ou quando não é respeitado o tempo de secagem correto entre as demãos.
	Desagregamento
	( 6 ) ocorre pela alcalinidade natural do cal e do cimento que constituem o reboco.
	Descoloração
	( 8 ) ocorre quando, com o tempo, a superfície pintada vai perdendo seu brilho ou intensidade. A luz solar sobre a superfície acelera o processo.
	Cratera
	( 10 ) aparece devido a ação de respingos de chuva, de fungos e também de infiltrações.
	Manchas
	( 9 ) aparece quando as tintas utilizadas são diluídas em solventes não indicados ou devido a contaminação da superfície por graxas, silicones.
O que é necessário para que ocorra a corrosão?
Para que ocorra a corrosão de armaduras, é necessário a presncensa de umidade ou água, sais, oxigênio e porosidade, isso permite que ocorra reações químicas necessárias para iniciar a corrosão das armaduras atacadas.
Qual a influencia do Fator água/cimento do concreto em relação á carbonatação?
Quanto menor a relação água/cimento , menor será a porosidade do concreto. Dessa maneira será mais difícil que haja carbonatação da armadura, pois menos porosidade significa mais dificuldade de que o CO2 penetre no concreto e chegue à armadura.
Em relação a figura a baixo, em qual dos casos possivelmente ocorrerá carbonatação?
A adoção de juntas de dilatação pode ser combinada com o sombreamento da laje (feito com caneletas estruturais de cimento amianto), o enriquecimento do cintamento e a adoção de camada de isolação termica. Porém essa combinação não é tão boa assim em alguns casos. Quais são os dois casos e porque não é bom?
Não é bom no sombreamento e no enrijecimento.
Sombreamento – é feito com fibrocimento que causa retração na laje, aumentando a dilatação e a movimentação térmica.
Enrijecimento – seu custo e elevado, se tornando inviável a Obra. 
PROVA 2
(Verdadeiro ou Falso) Os cuidados com a execução das alvenarias deverão iniciarse-se pelo controle de recepção e de estocagem dos blocos ou tijolos, atentando-se principalmente para os seguintes detalhes:
( V ) Componentes com grandes variações dimencionais dificultarão a aparelhagem da parede, exigirão maior consumo de argamassa de revestimento, darão origem a juntas irregulares, gerando concentração de tensão em determinados blocos ou tijolos.
( V ) Componentes mal curados apresentarão retração intensa da parede acabada.
( V ) Componentes não abrigados no canteiro absorverão água da chuva, contraindo-se subseqüentemente na parede quando esta água evaporar.
Pisos cerâmicos podem fissurar ou destacar da base por diversos fatores, exceto?
Argamassa de assentamento muito rígida.
Presença de juntas entre as peças adjacentes.
Retração acentuada da base de assentamento.
Dilatações térmicas do piso.
Deflexões acentuadas de lajes.
Tratando-se de recuperação de estruturas de concreto armado. Cite cinco métodos de preparação da superfície que será tratada.
Apicotamento, Polimento, Lavagem com Jato de Areia ou Jato de Água, Aplicação de Soluções Acidas ou Alcalinas.
Quando não se deve utilizar soluções ácidas para o tratamento da superfície de concreto?
Quando a espessura do concreto sobre as barras de aço é reduzida e próximo a juntas de dilatação. Nesse caso recomenda-se uso de soluções alcalinas.
Como podemos identificar se uma fissura é ativa ou não? Caso ele seja ativa o que devemos fazer?
A identificação pode ser feita através do acompanhamento da mesma, se a anomalia não for estável e tende aumentar com o passar do tempo significa que ela é ativa. Deve-se apenas vedar as fissuras ou eventualmente preencher seus vãos com material elástico e não resistente, garantindo a movimentação e protegendo o concreto.
Porque o grampeamento de fissuras é uma técnica discutível? 
Quando se faz o grampeamento de uma fissura tornamos a estrutura rígida, dessa forma a fissura tratada pode migrar para os pontos onde há o grampeamento.
Tratando-se do ensaio de resistência a compressão de corpos de prova cilíndricos. Qual a relação da velocidade da aplicação da carga com a resistência obtida do concreto?
Quando aplicamos um carregamento rápido podemos chegar a uma falsa resistência mais elevada que a resistência real do concreto, com um carregamento mais lento chegamos mais próximo a resistência real da estrutura.
Cite três ensaior que são utilizados para a avaliação e da compacidade de estruturas acabadas.
Pacometria, Esclerometria, Gamografia.
Em relação ao desempenho dos materiais de construção civil sob a ação do fogo: