Buscar

Unidades Sensoriais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidades Sensoriais: campos de recepção e discriminação tátil
DETECÇÃO E TRANSMISSÃO DE SENSAÇÕES TÁTEIS 
		Embora o tato, pressão e vibração sejam frequentemente classificados como sensações distintas, eles são todos detectados pelo mesmo tipo de receptores. As únicas diferenças entre esses três tipos de sensações são:
		 1º A sensação tátil, que geralmente é causada pela estimulação de receptores táteis na pele ou em tecidos imediatamente abaixo da pele GUYTON & HALL, 585)
 2º A sensação de pressão, que, por via de regra, resulta da deformação de tecidos mais profundos.
 3º A sensação vibratória que advém de sinais sensitivos rapidamente repetitivos, porém alguns dos mesmos tipos de receptores, como os destinados ao tato e pressão, são utilizados (especificamente os tipos de receptores de adaptação rápida)
		Os receptores táteis estão ligados aos  terminais nervosos vinculados a uma área do cérebro. Nas pontas dos dedos, nos lábios e em outras partes da pele há ramificações neurais que contribui com o desenvolvimento da capacidade de discriminar objetos, as localizações das sensações táteis e a movimentação de objetos na superfície da pele.  
Cada trato nervoso termina em um ponto específico no sistema nervoso central
		Os corpúsculos sensitivos responsáveis pelo tato estão espalhados largamente na pele, nas mucosas e nas estruturas de muitas vísceras. Esses corpúsculos respondem pela percepção da forma, da temperatura e da consistência dos corpos, assim como acusam a dor ou o simples contato de qualquer objeto.
		A sensibilidade de campos isolados da pele se difere nas diversas espécies animais. Por exemplo, a sensibilidade dos lábios do cavalo evita que corpos estranhos sejam ingeridos, ao passo que da língua dos bovinos não é tão desenvolvida, por isso, muitas vezes esses animais ingerem corpos estranhos. 
		A sensibilidade na parte achatada do focinho do porco também é bem desenvolvida. Nas regiões corporais nas quais se encontram pelos tácteis, o sentido do tato é muito bem desenvolvido devido à presença dos receptores específicos. Nas aves o tato é bem desenvolvido especialmente na pele queratosa (ceroma) do bico.
OS RECEPTORES TÁTEIS
		Pelo menos seis tipos de receptores táteis são conhecidos, mas é possível que existam muitos outros similares a esses. Os principais são:
Terminações nervosas ;
Receptores de Ruffini;
Corpúsculos de Meissner;
Corpúsculos de Paccini;
Discos de Merkel;
Bulbos de Krause 
SENSORES 
		Para obter as percepções táteis temos terminações nervosas e corpúsculos como receptores táteis.
Nas regiões da pele providas de pelos: 
Terminações Nervosas: captam as forças mecânicas aplicadas contra o pelo.
Receptores de Ruffini: são receptores térmicos de calor.
CORPÚSCULOS DE MEISSNER
	
		Estão nas saliências da pele sem pelos (como nas partes mais altas das impressões digitais). Percebem o tato leve: 
CORPÚSCULOS DE PACINI
	
		Captam especialmente estímulos vibráteis e táteis = pressão.
DISCOS DE MERKEL: 
		De sensibilidade tátil e de pressão. Os movimentos de pressão e de tração sobre epiderme desencadeiam o estímulo: 
BULBOS DE KRAUSE:
		
		Receptores térmicos de frio. Situam-se nas regiões limítrofes da pele com as membranas mucosas (por exemplo: ao redor dos lábios e das genitais).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando