Buscar

COESÃO REFERENCIAL RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Prof. Ângela Francisca
FATORES DE TEXTUALIDADE
 COESÃO TEXTUAL
COESÃO REFERENCIAL
Vejam que os pronomes “ISSO” e “ISTO” funcionam como elementos coesivos, uma vez que conectam informações presentes na tira da Mafalda. Percebam que tais termos aparecem em situações diversas de fala e têm propósitos diferentes. Para entender a diferença e papel desempenhado destes pronomes demonstrativos no texto, conversaremos sobre a chamada coesão referencial. Revisitemos alguns conceitos...
 
1 COESÃO REFERENCIAL
 
Esse tipo de coesão ocorre quando determinado(s) elemento textual remete, refere, retoma outro já disposto no texto, substituindo-o (coesão referencial por substituição: sinônimos; pronomes; advérbios; perífrase; elipses; nominalizações; entre outros) ou repetindo-o (coesão referencial por repetição: paráfrase; repetição; entre outros).
 	 
1.1 COESÃO REFERENCIAL POR SUBSTITUIÇÃO
1.1.1 Coesão Referencial por Substituição - Sinônimos: Utiliza sinônimos para fazer a referência, a retomada de algo já disposto no texto.
Ex: A lua clareava o palácio como se a noite não representasse um ébrio para aquela que expia privação. A mansão agora se tornara clara, tal como os pensamentos jovens dos que ainda vivem num eterno verão. 
1.1.2 Coesão Referencial por Substituição - Pronomes: Utiliza pronomes para fazer a referência a algo já disposto no texto.
Ex: Não consegui passar o recado para seu pai, pois, quando eu voltei, ele já havia ido embora.
1.1.3 Coesão Referencial por Substituição - Perífrase: Faz a retomada de algum elemento disposto no texto, a partir de designações deste instituídas por suas características, atributos ou fatos que o tornou conhecido por um coletivo (ex: o rei do futebol; o escritor de Os Lusíadas; etc.).
Ex: A Rua da Praia é umas das ruas mais tradicionais de Porto Alegre. (Rua da Praia = Rua dos Andradas).
1.1.4 Coesão Referencial por Substituição - Nominalização: Retoma algo ou alguém no texto a partir da nominalização, ou seja, o emprego de um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente ou usando formas nominais do verbo.
Ex: Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito.
1.1.5 Coesão Referencial por Substituição – Elipse: A elipse acontece quando omitimos um termo que já foi apresentado anteriormente e que devido ao contexto criado pela oração se torna fácil lembrar esta expressão. A elipse é bastante utilizada tanto na linguagem escrita, quanto na oralidade, pois torna o entendimento do texto mais fácil, apesar da omissão de termos.
 Ex: O diretor foi o primeiro a chegar à sala. (ele) Abriu as janelas e começou a arrumar tudo para a assembleia com os acionistas.
1.2 COESÃO REFERENCIAL POR REPETIÇÃO
1.2.1 Coesão Referencial por Repetição – Repetição: Consiste em repetir um termo já disposto no texto, seja para dar ênfase a algo ou evitar confusão entre referentes.
EX: O fogo destruiu tudo. O edifício desmoronou. Do edifício, sobrou absolutamente nada, das pessoas, (elipse) alguma esperança. 
1.2.1 Coesão Referencial por Repetição – Paráfrase: Ocorre quando recorremos ao procedimento de voltar a dizer o que foi dito antes, porém com outras palavras.
Ex: O ato de escrever deve ser visto como uma atividade sociocultural. Ou, dito de outra forma, escrevemos para alguém ler.

Continue navegando