Buscar

Código de Ética e Moral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Ética: É o estudo da moral.
A Moral: São os costumes
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA 
A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
 Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética: Do grego: “Ethos”
Moral: Do Latim: “Morales”
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
O código de ética empresarial é um instrumento que serve para demonstrar os princípios, a visão e a missão de uma empresa. Através dela conhece-se a postura social da instituição diante do público com quem interage.
A partir do código de ética de uma empresa é possível avaliar sua função no mercado e o que ela procura nos seus funcionários. 
Seus artigos são baseados nas leis do país, geralmente tratam das relações internas e com o consumidor, proteção aos direitos trabalhistas e repúdio a práticas ilegais como corrupção, assédio sexual ou moral, entre outros temas vigentes.
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
Vantagens da Aplicação de um Código de Ética
⇒ O código de ética possibilita muitas vantagens para a empresa:
⇒ Fortalece a imagem da instituição (privada, pública ou ONG) perante a comunidade;
⇒ Pode aproximar os diversos profissionais da organização, pois eles também precisam participar da preparação do código;
⇒ Pode ser um excelente instrumento para solucionar possíveis conflitos e problemas internos;
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
⇒ Auxilia na ordem e transparência da imagem da empresa, pois proporciona mais coerência, já que está tudo documentado;
⇒ Traduz a conduta moral da formação da empresa e a maneira que ela é conduzida;
⇒ Implica na melhoria da relação entre clientes, funcionários, fornecedores e até governo.
⇒ A partir do momento em que uma empresa toma uma postura ética, ela se compromete voluntariamente para seu desenvolvimento e também com o da sociedade. Assim, é preciso que a ética seja praticada, caso contrário, será apenas um marketing para promover a empresa no mercado.
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
⇒ A partir do momento em que uma empresa toma uma postura ética, ela se compromete voluntariamente para seu desenvolvimento e também com o da sociedade. 
É preciso que a ética seja praticada, caso contrário, será apenas um marketing para promover a empresa no mercado.
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
DIFERENÇA ENTRE IMORAL E AMORAL
A PALAVRA IMORAL : Se refere a algo ou alguém que é contrário à moral, à decência e ao pudor, bem como a alguém que afronta as convenções morais. 
Ex: Seu comportamento imoral apenas revela sua indecência e falta de pudor. 
A PALAVRA AMORAL : Se refere a uma pessoa que não tem senso moral, que é moralmente neutra, não sendo nem moral, nem imoral. (Desconhece os costumes, você não contrariou, desconhecia os costumes , você não agiu consciente )
EX: Vou para a índia e como carne de boi
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
A PALAVRA IMORAL é formada por derivação prefixal, sendo o prefixo i- acrescentado ao substantivo moral, alterando o sentido do mesmo. (Age contra os costumes, está ciente do que está fazendo)
O prefixo latino i- sugere uma ideia contrária, uma negação. Assim, imoral é sinônimo de indecente, obsceno, indecoroso, devasso, depravado, desrespeitoso, descarado, entre outros. 
Exemplo: 
Aquela mulher vive uma vida imoral, dedicada aos prazeres carnais. 
Ele é completamente imoral: rouba, engana, trapaceia e nem quer saber! 
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
A PALAVRA AMORAL é formada também por derivação prefixal, sendo o prefixo a- acrescentado ao substantivo moral, alterando o sentido do mesmo. O prefixo latino a- sugere uma ideia de afastamento, separação, privação. Assim, amoral é sinônimo de indiferente à moral, estranho à moral, alheio à moral. 
Exemplo: 
Consideramos algumas comunidades indígenas amorais, porque desconhecem nosso senso de moralidade. 
Esta arte amoral pode chocar os mais sensíveis. 
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
O aspecto formal designa a estrutura triádica presente em todo o pensamento dialético: Universalidade, Particularidade e Singularidade. Esses três momentos definem, respectivamente, o conceito na sua universalidade, na sua particularidade e na sua singularidade. 
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
O UNIVERSAL é o conceito enquanto pressuposição da racionalidade primeira e constitutiva do real, enquanto resulta da supressão dialética da oposição entre o Ser e a Essência. A universalidade é a primeira das determinações do conceito, aquela que visa à totalidade que é primeiramente em si. 
O Particular é negação da racionalidade universal, indeterminada e abstrata; é o momento da determinação ou negação, no seio da universalidade. O movimento dialético é todo interior ao conceito (à racionalidade do real), portanto, a particularidade exprime a autodeterminação do conceito, seu livre poder de se realizar na limitação de seu particular.
ÉTICA E CÓDIGO DE ÉTICA
UNIVERSAL: TOTALIDADE
PARTICULAR: PARTE
SIGULAR:FRAÇÃO DA PARTE, LIGADO AO ÚNICO, AO INDIVIDUO
O singular não está no meio de ninguém, é o uno, único.
O QUE É DEONTOLOGIA:
O QUE É DEONTOLOGIA:
Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. 
Deontologia é um tratado dos deveres e da moral. 
É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.
A DEONTOLOGIA
A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.
Para os profissionais, Deontologia são normas estabelecida não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios. O primeiro Código de Deontologia foi feito na área da medicina, nos Estados Unidos.
AXIOLOGIA
Etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria).
 O que é Axiológico? 
AXIOLÓGICO:  É tudo aquilo que se refere a um conceito de valor ou que constitui uma axiologia, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade.
O aspecto axiológico ou a dimensão axiológica de determinado assunto implica a noção de escolha do ser humano pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais.A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. 
 Ética e Moral
De acordo com o filósofo alemão Max Scheler, os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.
A ética e a estética estão vinculadas de forma intrínseca aos valores desenvolvidos pelo ser humano. A ética é um ramo da filosofia que investiga os princípios morais (bom/mau, certo/errado etc.) na conduta individual e social. A estética estuda os conceitos relacionados à beleza e harmonia das coisas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais