Buscar

AULA 2

Prévia do material em texto

Critérios para avaliação de Estoques:
Primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS);
Último que entra, primeiro que sai (UEPS);
Custo médio ponderado: fixo ou móvel.
Primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS) ou First In, First Out (FIFO)
Entra é o Primeiro que Sai (também conhecido por FIFO, da expressão em inglês: first in first out).
Assim, à medida que ocorrerem as vendas, vamos dando baixa a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as primeiras unidades compradas.
Último que Entra, Primeiro que Sai (UEPS) ou Last In, First Out (LIFO)
Pode-se fazer o contrário do critério anterior, dando como custo o valor da última mercadoria entrada assim:
Com a adoção do UEPS, há uma tendência de se apropriar custos mais recentes aos produtos, o que provoca normalmente redução do lucro contábil, considerando um ambiente inflacionário. Provavelmente, por essa razão, esse critério, apesar de aceito pelas regras contábeis, não é admitido para o fisco brasileiro.
Custo médio ponderado: fixo ou móvel
Custo Médio Ponderado Fixo
A baixa dos estoques se dá por uma média ponderada fixa obtida após o encerramento do período.
A legislação fiscal brasileira não aceita esse critério se for calculado com base nas compras de um período maior que o prazo de rotação do estoque. Realmente, não faz sentido avaliar pelo custo médio das compras do ano os estoques adquiridos nos últimos três meses, por exemplo.
Custo Médio Ponderado Móvel
Chama-se Média Ponderada Móvel ou simplesmente Custo Médio, pois o valor médio de cada unidade em estoque altera-se pela compra de outras unidades por um preço diferente. Assim, ele será calculado, dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes, sempre que for realizada uma nova entrada no estoque.
Como já mencionado, quando a empresa opera em um ambiente inflacionário, ou seja, com os preços crescentes, a tendência é que o resultado (lucro bruto) apurado quando da utilização do critério UEPS seja inferior ao resultado apurado pelos outros critérios. Isso se deve ao fato de que o critério UEPS baixa o estoque pelas entradas mais recentes para depois utilizar as entradas mais antigas. Significa dizer que, nesse cenário, os maiores preços são considerados, em primeiro lugar, o que leva a obtenção de resultados menores.
	INVENTÁRIO PERMANENTE
	
	ESTOQUE FINAL
	CMV
	LUCRO BRUTO
	PEPS
	maior
	Menor
	maior
	UEPS
	Menor
	Maior
	Menor
	CUSTO MÉDIO
	médio
	médio
	médio

Continue navegando