Buscar

O Cancer de mama e a atuação da fisioterapia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INICIA FISIO
O CÂNCER DE MAMA E A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA
Aquine Lima1 (UNESULBAHIA), Catiane Silva2 (UNESULBAHIA), 
Luana Menezes3 (UNESULBAHIA), Marina Soares4 (UNESULBAHIA)
Nadila Negrelli5 (UVV)
emails: ¹aquinesl17@hotmail.com; ²catiatrancoso@hotmail.com; ³luaana.menezes@hotmail.com; 
4manina.soares@gmail.com; 5nadila@unece.br
 
 
 O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células, que passam a se dividir descontroladamente (MARSICANO et al, 2014).
 A Fisioterapia em Oncologia é uma especialidade recente, que tem atuado de forma integral e interdisciplinar na promoção à saúde, detecção precoce, diagnóstico e tratamento dos distúrbios cinéticos funcionais provenientes das intercorrências oncológicas (FARIA, 2010).
 Entre todas as complicações decorrentes do tratamento para câncer de mama, a mais frequente é o linfedema secundário do membro superior (Figura 1). O mesmo pode ser definido como um acúmulo anormal, crônico e progressivo de proteínas e líquidos no espaço intersticial, edema e inflamação crônica, estando relacionado, no caso do câncer de mama, com a extremidade ipsilateral à cirurgia (FARIA, 2010; JAMMAL et al, 2008).
Figura 1: Linfedema secundário do membro superior esquerdo.
 Exercícios globais podem ser utilizados na reabilitação de um todo da paciente operada. Vale destacar que até o 15º dia os exercícios devem ter sua amplitude limitada (SEQUEIRA, 2014).
 Entre as orientações recomentadas para a paciente, está a automassagem (Figura 2). A mesma pode ser iniciada logo após a retirada dos pontos e visa estimular a circulação linfática superficial (INCA, 2008).
 
Figura 2 – Passo a passo automassagem.
 Visando destacar a necessidade da atuação da fisioterapia na área oncológica, o presente estudo tem como objetivo abordar sobre os tipos de câncer, tratamento e o papel da fisioterapia.
 
 Para o desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas através do bancos de dados científicos Scielo e Lilacs e sites de organizações/instituições voltados à pesquisa a respeito de pacientes com câncer. 
 No procedimento de pesquisa, foram selecionados estudos publicados no período de 2005 a 2015. 
 A seleção ocorreu em Maio de 2016 e foi limitada aos artigos publicados em português.
 
 Mediante as pesquisas realizadas, nota-se que o câncer de mama, por ter uma grande incidência, e trazer consequências nos aspectos físicos, psíquicos, emocionais e sociais, é o tipo de câncer que as mulheres mais temem. 
 Por se tratar de um ato invasivo e desgastante, quanto mais precoce o câncer for descoberto, menos efeitos colaterais a paciente irá sofrer.
 
 
 Considerando o programa de reabilitação proposto pela fisioterapia, observou-se sua eficácia na redução de complicações pós-operatórias, despertando nas mulheres uma grande expectativa de melhoria relacionada à qualidade de vida.
 Segundo RESENDE et al (2005), o programa de reabilitação oferecido à mulher possui abordagem multidisciplinar dos serviços de psicologia, assistência social, enfermagem e fisioterapia. 
 Mesmo sabendo que a fisioterapia oncológica é uma especialidade nova, é notório que seu trabalho tem buscado melhorar completamente o desempenho na reabilitação do público feminino.
 
 Cada vez mais se faz necessária a atuação da fisioterapia em pacientes com câncer de mama, do ponto de vista do tratamento e da prevenção, para minimizar os efeitos da cirurgia radical ou mesmo superá-los (FARIA, 2010). 
 A atuação interdisciplinar para a prevenção deve ser realizada em todas as fases: diagnóstico; durante e após o tratamento; na recorrência da doença e nos cuidados paliativos. A intervenção visa orientações domiciliares, tratamento ambulatorial, tratamento hospitalar específicos e grupos educativos (INCA, 2008).
- FARIA, Lina. As práticas do cuidar na oncologia: a experiência da fisioterapia em pacientes com câncer de mama. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000500005>. Acesso em: 14 Maio 2016. 
 - INCA. Tratamento do câncer. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/tratamento>. Acesso em: 20 Maio 2016.
- MARSICANO, Ana Paula et al. Câncer de Mama. Disponível em: <http://www.santacruz.br/ojs/index.php/Revenf/article/view/1038/952>. Acesso em: 16 Maio de 2016. 
- RESENDE, Laura Ferreira de et al. Fisioterapia aplicada à fase pós-operatória de câncer de mama: o que considerar. Disponível em: <http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=Ink&exprSearch=460285&indexSearch=ID#refine>. Acesso em: 16 Maio 2016.
INTRODUÇÃO
RESULTADOS
DISCUSSÃO
METODOLOGIA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais