Buscar

Casos Concretos Respondido peo professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tema: Elementos de Integração do Direito.
X, solteira, conviveu em união homossexual com Y durante 10 anos, vindo, porém, a se separar. Durante a vigência da união, foi adquirido um imóvel com o esforço comum de ambas. No entanto, no Registro Geral de Imóveis, o bem somente ficou no nome de Y. X ingressou com ação com o objetivo de partilhar o bem comum. Entretanto, quando o juiz vai decidir o caso, verifica que inexiste norma jurídica que regule a forma de partilha de bens adquiridos em tal situação.
Pode o juiz se eximir de decidir a questão? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, o juiz não pode dizer em determinada questão perante a lei no momento da integração. Ao juiz decidir mesmo quando a lei for omissa em relação à matéria discutida em juízo. Nesse caso, deve o juiz se valer do uso das fontes jurídicas secundárias existentes no ordenamento jurídico.
Um juiz, decidindo a questão, se utilizou dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da isonomia e das leis que regulam a união estável entre heterossexuais para determinar a partilha igualitária dos bens adquiridos na constância da vida em comum. Pergunta-se: que critério(s) de integração do direito utilizou o juiz na solução do caso concreto? Fundamente sua resposta
Resposta: O critério de integração usou foi analogia e também de principais gerais do Direito. A união homoafetiva não era regulamentada, enfim o juiz devera utilizar a hermenêutica histórica e extensiva para que o caso seja resolvido.
Tema: Elementos de Integração do Direito.
Revista Época, 07.06.2004, p. 17.
Confusão no Cartório
Bianca nasceu na semana passada, mas já tem uma história digna de novela. A pequena foi fecundada em laboratório, gerada no útero da avó paterna e, assim que nasceu, mamou na mãe biológica. Veridiana do Vale Menezes, de 30 anos, a mãe, nasceu sem útero. Sua sogra, Elisabeth, de 53, ofereceu o dela para abrigar o embrião. Durante a gravidez, Veridiana fez tratamento para estimular a lactação. O parto foi tranquilo, apesar da idade avançada da avó. O problema ocorreu na hora de registrar o nome. O cartório de Nova Lima, Minas Gerais, cidade onde Bianca nasceu, não aceitou registrar o nome da mãe biológica.
A partir do caso concreto acima relatado, suponha que, em função do problema do registro da criança, tenha sido ajuizada ação e você seja o juiz a solucioná-la. Pergunta-se, então:
Com base em que critério de integração da norma, você julgaria o caso concreto e como decidiria a questão?
Justifique suas respostas.
Resposta: E a mesma principio de caso do Direito pelo o teste de DNA anologia e principais geral do Direito Na qualidade de juiz iria solucionar o caso com a interpretação extensiva, e iria mandar que a criança fosse registrada no nome da Veridiana, pois de fato é a mãe, podem ainda ser utilizadas outra normas, bem como a de biossegurança que trata do assunto em especial.
CASO ONCRETO  Tema: Coisa Julgada.
Paulina da Silva, menor impúbere, representada por sua mãe, ajuíza ação em face de Paulo, seu pai, visando ao reajuste de sua pensão alimentícia, tendo em vista que este obteve melhora substancial em seu padrão de vida há cerca de seis meses, fruto da herança de uma bem sucedida empresa de transporte coletivo. Paulo, em contestação, afirma que os alimentos relativos à sua filha Paula foram decididos na ação de divórcio consensual, julgada definitivamente um ano e meio antes da propositura da ação de alimentos. Assim, como há coisa julgada, Paulo alega não ser mais cabível a revisão pelo poder judiciário.
Incidem os efeitos da coisa julgada nas ações de alimentos? Justifique.
Resposta: Não por que a ação de alimento ela pode mudar do pai redução de pensão e existe ação julgada de alimento que existe a pensão alimentista
A sentença que decide alimentos faz sim coisa julgada. A sentença revisional não deixa de considerar a decisão judicial anterior apenas adapta o valor dos alimentos ao novo caso, a nova situação Diz a Lei de Alimentos no art. 15 “pode a qualquer tempo ser revista em face da modificação da situação financeira dos interessados”.
b)   Quais os pré-requisitos para que alguém possa pleitear a revisão dos alimentos já decididos em processo anterior?
Resposta: A prestação alimentícia baseia-se em alguns princípios, dentre eles o da necessidade que tem o alimentado, e a disponibilidade que tem o alimentante. Dentro dessa perspectiva, ao propor-se a ação revisional de alimentos deve-se provar que sua disponibilidade diminuiu por inúmeros fatores como perda de emprego, constituição de nova família, percepção de salário menor do que quando foi determinada a pensão, problemas de saúde que demandem gastos além do previsto ou problemas de saúde que o impossibilitem para o trabalho, entre outros. O que é importante é demonstrar que a situação na qual se alicerçou a prestação já não existe mais ou sofreu mudança relevante.
CASO CONCRETO - Tema:  Processo Legislativo e Espécies Legislativas.
Uma emenda à Constituição foi proposta por todos os estados da Federação, manifestando-se cada um deles pela respectiva assembleia legislativa. O conteúdo da emenda era o seguinte: a partir de 5 de outubro de 2002, o crime de tráfico ilícito de entorpecentes poderá, nos termos da lei, ser punido com pena de morte, ou prisão perpétua . Votada em dois turnos e aprovada por dois terços dos respectivos membros de cada Casa do Congresso Nacional, a emenda foi promulgada pelo Presidente da República e entrou em vigor na data de sua publicação.
À vista disso, diga se há, na hipótese acima traçada, violação ao devido processo legislativo ditado pela Constituição da República.
Resposta: Há um vicio normal e ela e inconstitucional houve violação quanto o poder legislativo como a formal. a aprovação de uma emenda geralmente passa por exigências superiores às necessárias para a aprovação de uma Lei ordinária, com mecanismos que vão da ampla maioria (dois terços ou três quintos) na Câmara alta e baixa, até a aprovação da mudança nos Estados, em alguns casos passa pela revisão do Judiciário (Suprema Corte ou Supremo Tribunal de Justiça), ou até por Plebiscitos Populares.Formal por que não obedeceu a os dois túmulos e material por que e pena de morte e prisão perpetua que não poder ser plantada no Brasil nem cumprida pela constitucional.
B)   Quais são as diferenças entre a espécie legislativa acima, o ordenamento jurídico e o Direito?
Resposta: A principal diferença e a expressa informativa no caso uma lei complementar juntamente integram o penal jurídico o direito se caracteriza com a propriedade mais anpla a ele e apenas um traço do Direito a lei esta iserida no direito.
Uma Emenda é uma reformulação na Lei, Ordenamento Jurídico é o conjunto organizado de normas jurídicas para a eficácia da aplicação das Leis quando preciso for,E o Direito é o sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições (família, igreja, escola, associações) para regular as relações sociais. 
Caso 2- Tema: Classificação das Normas Jurídicas.
O chefe do poder executivo de certo estado da federação promove licitação para construir hospital público visando atender a uma comunidade onde tal serviço de saúde não existe.
A)A que ramo do Direito pertencem as normas que regulam a conduta desta autoridade?
Resposta: Direito admisntrativo por que esta Voltada para nova formação do serviço público 
Qual a natureza destas normas?
Resposta: Natureza de direito publico por que existe e ato da superioridade em relação ao particular esta ligando com o estado com particular 
Que espécie de relação há entre o particular e o Estado neste caso?
Resposta:Relação de subdinaçao por que o particular esta subordinado ao o imperto do supemo tribunal estado manda o particular obedece apear o estado que prevalece o direto particular.
Caso 1- Tema: Classificação das Normas Jurídicas.
Estabelece o art. 9º da Consolidação das Leis do Trabalho: “serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo  de desvirtuar,impedir ou fraudar a aplicação de preceitos contidos na presente consolidação.”
A)A referida norma jurídica, de acordo com a espécie de sanção que a acompanha, há que ser classificada como? 
Resposta: Uma norma jurídica de sacão jurídica imperfeita por que ao mesmo passo ela sanciona a conduta ela diz que os atos são nula
Como pode ser classificada a norma quanto a sua sanção?
Resposta: pode ser perfeita e mais que perfeita
CASO CONCRETO Tema: Características da Norma.
Antonia, portadora de uma grave doença, encontra-se internada em estado terminal. Como está ?Desenganada? e sofrendo muito, a paciente solicita à equipe médica que abrevie sua dor, tirando-lhe a vida mediante o desligamento dos aparelhos que a mantêm viva.
No caso em tela, sob a ótica da norma moral e da norma de direito, tomando como parâmetros a ideia da morte digna, sem sofrimento, e o dispositivo penal que prevê tal conduta médica como crime de homicídio, responda:
Quais as principais características das normas morais e das normas jurídicas? Justifique.
Resposta: Normas Morais: são aquelas atitudes e ações que realizamos baseados em preceitos que dizem respeito a nós mesmos. Ou seja, são frutos da educação, da orientação que recebemos da família, do ambiente onde vivemos. São preceitos introjetados, interiorizados como o que deve orientar uma vida de bem. São bilitaterais,exteriores
Normas Jurídicas: são normas resultantes do Direito, da aplicação das Leis, feitas com o intuito de regular a vida na sociedade. As normas jurídicas não precisam de adesão interna, bastando apenas que sejam cumpridas. Então, de fato, é resultado de uma coação externa. Independe de aceitá-las ou não, deve-se obediência sob o risco de punição da autoridade.
Normas morais:Unilaterais,interiores,incoesiva 
Caso 4 – Tema: Costume como Fonte do Direito.
João foi multado por estar dirigindo seu veículo sem fazer uso do cinto de segurança. Para evitar “ganhar pontos na carteira”, interpõe recurso administrativo, alegando que é costume da população a não utilização do cinto de segurança. Acredita, assim, que tal costume teria revogado a lei, uma vez que esta não conta com a aceitação da sociedade.
Decida a questão, levando-se em conta os costumes como fonte do direto.
 Resposta: Ele não podia negar isso alegar por que uma lei so pode revogada por lei isso não e motivo pra alegar os discuprimento da lei os são como direito de manter supletiva a lei mas e lei ela e adultera o costume ela completa a lei.
Caso 1  Tema: Fontes Materiais e Fontes Formais do Direito.
Em razão da massificação da produção e do consumo, as grandes empresas perderam, com o passar dos anos, a capacidade de negociar com seus clientes de forma personalizada. A partir deste momento, surgiu o que hoje denominamos de ?contrato de adesão?, instrumento cujas cláusulas são pré-definidas e o cliente, simplesmente, adere ao negócio que lhe é proposto. São os contratos realizados para o uso de cartão de crédito, de planos de saúde e tantos outros, cada dia mais comuns. A sociedade brasileira vinha notando o abuso das empresas ao incluírem cláusulas em seus contatos que prejudicavam os consumidores. Foi a partir de então que a Assembleia Nacional Constituinte incluiu, na Constituição de 1988, um dispositivo que determinava ao Estado promover a proteção do consumidor, do que resultou, posteriormente, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Com base no acima descrito, indique, justificadamente, a fonte formal e a fonte material do direito do consumidor vigente hoje no Brasil.
Resposta: A fonte material do direito do consumidor Os fatos econômicos os fatos sociais as tradições realidade social de exploração de mercado que tem as leis tudo trata a lei do consumidor as lei as revoluções .

Outros materiais