Buscar

teste de software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas O. O. 
 Professor(a): Críjina Chagas Flores 
 Curso: Superior em Licenciatura em Computação
Aluno: Ricardo dos santos Elesbão
		TESTES DE SOFTWARE
WebApps atuam em ambiente complexo, são enumeras variáveis que influenciam seu funcionamento e comportamento, com objetivo de eliminar problemas e encontrar erros que afetem negativamente desempenho, segurança, navegabilidade, compatibilidade e muitos outros pontos cruciais no conceito qualidade, são realizados teste específico. Segundo Pressman as atividades de teste consomem cerca de 40% do tempo e custo de desenvolvimento. Não se pode garantir que todo software funcione corretamente, sem a presença de erros, visto que os mesmos muitas vezes possuem um grande número de estados com fórmulas, atividades e algoritmos complexos. O tamanho do projeto a ser desenvolvido e a quantidade de pessoas envolvidas no processo aumentam ainda mais a complexidade. Para Myers (2004), há princípios vitais para o teste de software. O caso de teste deve definir a saída esperada, de forma a reduzir a interpretação do critério de sucesso. A saída da execução do teste deve ser exaustivamente analisada. Os casos de teste devem verificar não somente as condições inválidas de execução, como também as condições válidas. Outro conceito apresentado é utilizar pessoas e organizações diferentes para a implementação e para a verificação. A entidade de teste possui uma visão destrutiva do sistema, em busca de erros, enquanto a entidade de programação possui uma visão construtiva, em busca da implementação de uma especificação. Myers também aborda o esforço para se construir casos de teste. Devem-se evitar testes descartáveis, pois a qualidade do teste piora gradualmente com as iterações de desenvolvimento. O teste de regressão, que permite quantificar a evolução da qualidade de software, mantendo e executando novamente testes realizados anteriormente.
 A atividade de teste é o processo de executar um programa com a intenção de descobrir um erro, um bom caso de teste é aquele que tem uma elevada probabilidade de revelar um erro ainda não descoberto, um teste bem-sucedido é aquele que revela um erro ainda não descoberto. Objetivos da Atividade de Teste é projetar testes que descubram sistematicamente diferentes classes de erros e façam-no com uma quantidade de tempo e esforço razoável. Se a atividade de teste for conduzida com sucesso.
A atividade de teste não pode mostrar a ausência de bugs. Ela só pode mostrar se defeitos de software estão presentes. 
Se erros graves forem encontrados com regularidade, isto implica que a qualidade e a confiabilidade de software são suspeitas. Se erros facilmente corrigíveis forem encontrados, isto implica que a qualidade e a confiabilidade do software estão aceitáveis ou os testes são inadequados para revelar erros graves. Se não for encontrado erro isto implica que a configuração de teste não foi suficientemente elaborada e erros estão escondidos no software.
Sistemas Baseados na Web (Web-basedSystems) são também chamados aplicações Web (Web Applications), ou simplesmente WebApps. 
Exemplos de WebApps: Sistemas de e-commerce, Home banking. 
WebApps são “diferentes” de muitos sistemas de software tradicionais. Envolvem uma mistura de desenvolvimento de sistema e publicação, de marketing e computação, de comunicação interna e relação externa, de arte e tecnologia. 
A maioria das WebApps estão Intensivamente conectada por uma rede ou residem em uma rede, Internet, intranet ou extranet. O conteúdo em muitos casos tem em sua função principal o uso da hipermídia para apresentar textos, gráficos, áudio e vídeo para o usuário final. A evolução contínua diferente dos sistemas de softwares tradicionais que evoluem dirigida por planos bem estabelecidos, as WebApps evoluem continuamente. É usual para vários WebApps ser atualizadas a cada hora.
O desenvolvimento destes sistemas, muitas vezes, levam poucas semanas, ou até mesmo, poucas horas. Os métodos de planejamento, análise, projeto, implementação e teste a serem utilizados pelos desenvolvedores precisam ser adaptados a este imediatismo.
 Uma vez que WebApps estão disponíveis através de uma rede, muitas vezes, é impossível limitar a quantidade de pessoas que podem ter acesso à aplicação. Assim, questões de segurança devem ser consideradas. Quando a aplicação é projetada para vender/comprar produtos e serviços, a estética tem um papel fundamental.
Qualidade nas WebApps é discutível, uma vez que são utilizadas por uma diversidade de usuário.
Todas as características de qualidade de softwares tradicionais podem ser aplicadas as webApps. 
Existem vários tipos de testes, que visam à qualidade de uma aplicação web:
 São os testes de Conteúdo, segurança, desempenho, Semântica de Interface, Configuração, Teste de Banco de Dados, Navegação, Usabilidade, Compatibilidade. Cada um com objetivo específico, visando melhorar a qualidade da aplicação. Existem as técnicas que sempre foram muito utilizadas em sistemas desenvolvidos sobre linguagens estruturadas que ainda hoje têm grande valia para os sistemas orientados a objeto. Apesar de os paradigmas de desenvolvimento serem diferentes, o objetivo principal destas técnicas continua a ser encontrar falhas no software. As técnicas de teste são classificadas de acordo com a origem das informações utilizadas para estabelecer os requisitos de teste. Elas contemplam diferentes perspectivas do software e impõe-se a necessidade de se estabelecer uma estratégia de teste que contemple as vantagens e os aspectos complementares dessas técnicas.
Testar software resulta em custos elevados, encarece o projeto. A Infra-estrutura adequada contribui para minimizar custos. diferentes tipos de aplicações possuem diferentes técnicas de teste a serem aplicadas, envolve passos diferenciados em comparação aos testes de um sistema embarcado, as características especificas devem ser 	consideradas. 
										 
	Engenheiros de software buscam qualidade (e desenvolvem atividades de garantia de qualidade e de controle de qualidade) aplicando métodos e medidas técnicas sólidas, conduzindo revisões técnicas formais e efetuando teste de software bem planejado [Pressman, 2002].

Continue navegando