Buscar

04. Introdução à Microeconomia

Prévia do material em texto

Capítulo 4
Introdução à Microeconomia
►Microeconomia – estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado; é a interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um bem ou serviço.
►Pressupostos básicos da análise microeconômica
- A hipótese coeteris paribus (tudo o mais constante) – analisa o papel da oferta e demanda no mercado, supondo pouca ou nenhuma interferência de outras variáveis.
- Papel dos preços relativos – na microeconomia são mais relevantes os preços relativos, os preços de um bem em relação aos demais.
- Objetivos da empresa – Princípio da racionalidade – busca-se sempre a maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recursos de que dispõe.
►Aplicação da análise microeconômica
- Para as empresas: política de preços da empresa – previsões de demanda e faturamento – previsões de custo de produção – decisões ótimas de produção – avaliação e elaboração de projetos de investimentos – política de propaganda e publicidade - localização da empresa- diferenciação de mercados.
- Para a política econômica: avaliação de projetos de investimentos públicos – efeitos de impostos sobre mercados específicos – políticas de subsídios – fixação de preços mínimos na agricultura – fixação do salário mínimo – controle de preços – política salarial – política de tarifas públicas – política de preços públicos – leis antitruste.
►Divisão do estudo microeconômico
- Análise da demanda – divide-se em teoria do consumidor (demanda individual) e teoria da demanda de mercado
- Análise da oferta – oferta da firma individual e oferta de mercado – teoria da produção (relação entre quantidades físicas do produto e os fatores de produção) – teoria dos custos de produção (além das quantidades físicas incorpora o preço dos insumos)
- Análise das estruturas de mercado – Bens e Serviços (concorrência perfeita – concorrência imperfeita ou monopolista – monopólio – oligopólio) Fatores de Produção ( concorrência perfeita – concorrência imperfeita – monopsônio – oligopsônio)
- Teoria do Equilíbrio Geral – leva em conta as inter-relações entre todos os mercados, ou seja, analisa-se o comportamento independente de cada agente econômico.

Continue navegando