Buscar

Conceito de Responsabilidade - Teoria Existencial / Sartre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESPONSABILIDADE
Cada escolha carrega consigo uma Responsabilidade
			O que é 
	 RESPONSABILIDADE?
Ψ Tendo o principio básico do existencialismo, Sartre começa a estudar os frutos diretos da condição do homem. 
	
4
Se realmente a existência precede a essência. 
O existencialismo atribui ao homem total responsabilidade por aquilo que ele é. A problemática da responsabilidade é um dos grandes frutos decorrentes da doutrina existencialista. 
	O homem não pode depositar em nenhum exterior a culpa por suas frustrações, fracassos, desilusões etc. Ou mesmo eleger um tutor para orientá-lo ou mesmo para guiá-lo nas ações. É ele o único e grande responsável por ser como é. E tal responsabilidade é bem mais ampla do que se pensa.
5
	Esta auto-responsabilidade não conduz o homem a fechar-se numa estrita individualidade, mas o abre para o coletivo, pois, ao ser responsável por si, torna-se também responsável por todos os homens. Ao escolher a si o homem escolhe aos outros. Ao se criar o homem cria uma imagem válida para todos os homens. Esta afirmação amplifica a dimensão da responsabilidade que passa do âmbito restrito do sujeito para o coletivo extenso.
6
	Ao exigir o que é bom para sua individualidade, ou seja, formar uma norma de conduta, uma moralidade, o homem propõe a humanidade a sua escolha. Portanto, sua responsabilidade não é pelo individual, mas pelo coletivo.  As decisões individuais são exemplo e ponto de partida para as decisões de toda a humanidade. Ser isto ou aquilo é propor à humanidade que é bom ser isto ou aquilo.
7
Com efeito, não há dos nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser. Escolher ser isto ou aquilo é afirmar ao mesmo tempo o valor do que escolhemos, porque nunca podemos escolher o mal, o que escolhemos é sempre o bem, e nada pode ser bom para nós sem que o seja para todos. (…) Assim sou responsável por mim e por todos, e crio uma certa imagem do homem por mim escolhida; escolhendo-me, escolho o homem (SARTRE, 1978, p.6-7).
8
	Outros frutos do existencialismo, derivados da responsabilidade, são a angústia, o abandono e o desespero. Consequentemente, Sartre destaca a atitude de má-fé, que nada mais é que o falseamento dessa responsabilidade, um mentir para si próprio, na tentativa de se livrar da angústia.
9
O aspecto de mentira que possui a má-fé diz respeito ao erro e à falsidade que o sujeito faz contaminar a atividade de sua consciência. Este é um dos principais aspectos da má-fé: ser uma falsificação da consciência humana, na medida em que é uma compreensão equivocada das estruturas ontológicas mais fundamentais da condição humana (COSTA, 2012, p.48).
10
11
Sou responsável por tudo, de fato, exceto por minha responsabilidade mesmo, pois não sou o fundamento do meu ser. Portanto, tudo se passa como se eu estivesse coagido a ser responsável. Sou abandonado no mundo, não no sentido de que permanecesse desamparado e passivo em um universo hostil, tal como a tábua que flutua sobre a água; mas, ao contrario, no sentido de que me deparo subitamente sozinho e sem ajuda, comprometido em um mundo pelo qual sou inteiramente responsável, sem poder, por mais que tente, livrar-me um instante sequer, desta responsabilidade, pois sou responsável até mesmo pelo meu próprio desejo de livrar-me das responsabilidades (SARTRE, 1997, p.680).
REFERÊNCIAS
Ψ SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de fenomenologia ontológica. Tradução de Paulo Perdigão. 5º ed, RJ: Vozes, 1997. 
Ψ SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Vergílio Ferreira. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 
Ψ COSTA, Vítor Hugo dos Reis. Má-fé e Psicanálise Existencial em Sartre. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. Disponível em:http://w3.ufsm.br/ppgf/wp-content/uploads/2011/10/V%C3%ADtor-Costa-M%C3%A1-f%C3%A9-e-psican%C3%A1lise-existencial-em-Sartre.pdf Acessado em: 16 de Agosto, 2016.
12

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando