Buscar

Apol 5 Bll


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5
Com relação aos direitos elencados na Seguridade Social brasileira e suas características, em especial os direitos à saúde e à previdência social:
I. A previdência social, parte da seguridade social brasileira, é constituída como direito do cidadão e dever do Estado, independentemente de contribuição prévia
II. A saúde, como direito do cidadão e dever do Estado, é entendida como direito universal, de amplo acesso.
III. A diferenciação clara entre o direito à previdência social e o direito à saúde reside em seu caráter contributivo (previdência) / não contributivo (saúde).
Está correto o que se afirma em:
	A	
I e II estão corretas.
	B	
II e III estão corretas.
Você acertou!
A saúde é direito universal e, a diferença entre as duas políticas reside no seu caráter contributivo (no caso da previdência, há necessidade de contribuição prévia) ou não contributivo (no caso da saúde, já que se trata de direito universal).
	C	
I e III estão corretas
	D	
I , II e III estão corretas.
Questão 2/5
De acordo com os estudos sobre a História do Brasil, os autores citados pela professora Carla Marcelino (2016) colocam que a expansão industrial brasileira se deu de forma atrelada à forte economia da produção da época, que era centrada na produção de:
	A	café
Você acertou!
Correta pois o Brasil sempre teve uma forte economia centrada na produção de café, principalmente os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e mais tarde São Paulo. Essa economia tanto movimentava o mercado interno como o mercado externo da produção e do consumo.
	B	cana-de-açucar
	C	leite
	D	automóveis
Questão 3/5
Em meados do século XVIII, o Brasil, em pleno desenvolvimento econômico e centrado na principal produção da época, que era a agricultura, começa a crescer e se destacar no cenário nacional e internacional com a produção de outros produtos e mercadorias, além da agricultura. Dentre esses produtos, podemos destacar:
	A	Cana-de-açucar
	B	
Minério
Você acertou!
Certa pois o minério foi uma das grandes riquezas produzidas pelo Brasil, gerando fortunas, pois cobrava-se altos impostos sobre a produção brasileira e impondo sérias restrições ao comércio com outros países, tendo a barganha do valor ao negociar.
	C	
Produção agrícola
	D	
Produção de automóveis
Questão 4/5
Com a crise de 1929, chamada de a “Grande Depressão”, a produção de café perdeu espaço, principalmente para a produção industrial, ampliando-se as parcerias internacionais de negócios do Brasil. Dessa forma, podemos dizer que:
	A	o Brasil passa a investir na agricultura mecanizada e na grande produção agrícola.
	B	o poder econômico centraliza-se nas mãos dos latifundiários.
	C	o poder econômico e político saem das mãos da burguesia agrária e passa para a burguesia industrial.
Você acertou!
Correta pois mesmo com a crise de 1929 não acontecendo no Brasil, o pais foi altamente afetado pela dependência econômica já exercida pelos países europeus e americanos. Dessa forma, a produção agrícola perde cada vez mais espaço e a economia baseada na produção industrial se estrutura no modelo fordista de produção, que ganha espaço, e o poder da burguesia muda de lugar.
	D	Nesse período, com a chamada Crise de 1929, o Brasil se alia aos estados da Europa para enfrentar a crise que se acentua nos Estados Unidos.
Questão 5/5
Com relação ao direito à saúde, é possível afirmar:
	A	Prevista no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, é concebida como um direito restrito e universal.
	B	O conceito de saúde, restrito, e presente na Lei 8.080/1990, afirma que a saúde é compreendida ampliadamente, a partir da conjugação de condições de alimentação, moradia, educação, lazer, transporte e emprego, e das formas de organização social de produção.
	C	Com relação ao dever do Estado na LOS, no que diz respeito ao direito à saúde, este consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
Você acertou!
A responsabilidade tal como está prevista na alternativa está de acordo com o art. 2º da Lei Orgânica da Saúde. (LOS).
	D	Um dos princípios integrantes do SUS diz respeito à igualdade na assistência à saúde, reforçando assim, preconceitos ou privilégios em suas mais variadas formas.