Buscar

Análise de Crédito: Dados e Medidas

Prévia do material em texto

isciplina(s):
Análise de Crédito e Risco
Estatística Aplicada
	Data de início:
	04/08/2016 11:56
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	05/08/2016 13:31
Questão 1/5
A melhor matéria prima para um bom trabalho de análise de crédito é a informação, seja ela interna (fornecida pelo cliente), seja ela externa (dados macroeconômicos e setoriais). O levantamento desses dados é primordial para reduzirmos o risco de inadimplência. Analise as proposições abaixo e marque a correta. “Órgão executivo dentro da estrutura normativa do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e subordinado ao CMN. Por meio dele, é possível obter informações, entre outras, sobre o índice de liquidez e inadimplência, entre  outros”. Estamos falando do:
	
	A
	Comitê de Política Monetária
	
	B
	Fundação Getúlio Vargas
	
	C
	Banco Central do Brasil
Você acertou!
Banco Central do Brasil: órgão executivo dentro da estrutura normativa do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e subordinado ao CMN. Por meio dele é possível obter informações, entre outras, sobre o índice de liquidez e inadimplência” (Slide aula 03, p. 69).
	
	D
	Conselho Monetário Nacional
Questão 2/5
A melhor matéria prima para um bom trabalho de análise de crédito é a informação, seja ela interna (fornecida pelo cliente), seja ela externa (dados macroeconômicos e setoriais). O levantamento desses dados é primordial para reduzirmos o risco de inadimplência. De acordo com as fontes confiáveis para o levantamento de dados, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, em seguida, marque a sequência correta: 
(a)   Conselho Monetário Nacional 
(b)    Comitê de Política Monetária
(c)    Banco Central do Brasil 
(d)    Bolsa de Valores de São Paulo 
( ) Entre outras obrigações, deve controlar e divulgar as taxas de juros praticadas no mercado. 
( ) O principal objetivo é a integração entre os investidores e empresas de capital aberto (sociedades anônimas). 
( ) Responsável  pela emissão de papel moeda entre outras. 
( ) Sua principal função é a determinação da taxa de remuneração dos títulos públicos federais controlados por meio da taxa do SELIC.
	
	A
	A – B – C – D
	
	B
	B - C – D – A
	
	C
	C – D – A – B
Você acertou!
Conselho Monetário Nacional: responsável pela emissão de papel moeda entre outras. Comitê de Política Monetária: sua principal função é a determinação da taxa de remuneração dos títulos públicos federais controlados por meio da taxa do SELIC. Banco Central do Brasil: entre outras obrigações, deve controlar e divulgar as taxas de juros praticadas no mercado. Bolsa de Valores de São Paulo: o principal objetivo é a integração entre os investidores e empresas de capital aberto (sociedades anônimas) (Slide aula 03, p. 69).
	
	D
	D – B – C – A
Questão 3/5
A melhor matéria–prima para um bom trabalho de análise de crédito é a informação, seja ela interna (fornecida pelo cliente), seja ela externa (dados macroeconômicos e setoriais). O levantamento desses dados é primordial para reduzirmos o risco de  inadimplência. 
Sobre os Dados Externos e Dados Internos, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, em seguida, marque a sequência correta: 
(E) DADOS EXTERNOS 
(I) DADOS INTERNOS 
( ) Níveis de desenvolvimento social da população. 
( ) Nos clientes pessoas jurídicas são fontes de  informações sobre o ciclo operacional e logística. 
( ) Nos clientes pessoas jurídicas os dados são segregados em dados gerais e itens de avaliação. 
( ) Divide-se em dois grupos: dados de clientes pessoas jurídica e dados de clientes pessoas físicas. 
( ) Compreendem as informações que não foram geradas pelo potencial do cliente mas que pode influenciar na saúde financeira  e, assim, o risco de crédito.
	
	A
	I – E – I – E – I
	
	B
	E – I – E – I – E
	
	C
	E – I – I – I – E
Você acertou!
DADOS EXTERNOS: níveis de desenvolvimento social da população. Compreendem as informações que não foram geradas pelo potencial do cliente mas que pode influenciar na saúde financeira e, assim, o risco de crédito. DADOS INTERNOS: Nos clientes pessoas jurídicas são fontes de informações sobre o ciclo operacional e logística. Nos clientes pessoas jurídicas os dados são segregados em dados gerais e itens de avaliação. Divide-se em dois grupos: dados de clientes pessoas jurídica e dados de clientes pessoas físicas (AULA 03, p. 67-73).
	
	D
	I – E – E – E – I
Questão 4/5
Segundo (Castanheira, 2012), “As medidas de dispersão (ou de afastamento) são medidas estatísticas utilizadas para verificar o quanto os valores encontrados em uma pesquisa estão dispersos ou afastados em relação à média ou em relação à mediana.” Quando desejamos analisar a dispersão (ou afastamento) dos valores de uma série em relação à média, é conveniente analisar essa dispersão de cada um dos valores, sem exceção. Assim, chamaremos Dm de desvio médio (CASTANHEIRA, 2008). 
Dado o conjunto de números: 8,  4,  6,  9,  10,  5   
Determine o desvio médio desses valores em relação à média. 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	12.
	
	B
	2.
Você acertou!
A média dos valores dados é X= (8+4+6+9+10+5)/6=7 
Vamos então calcular o quanto cada resultado está desviado (afastado) da média: 
Substituindo os dados na fórmula, o desvio médio procurado é: Dm= 12.1/6 
Dm = 2 
Observação: como cada valor só ocorreu uma vez, implica ser f = 1 para todos os valores. 
P. 85
	
	C
	0.
	
	D
	6.
Questão 5/5
À média aritmética dos quadrados dos desvios, damos o nome da variância. Analise a situação a seguir e assinale a alternativa correta.  Sabendo-se que a variância de um conjunto de dados representativos de uma amostra é igual a 9, então o desvio padrão desse conjunto de dados, ou seja, da população toda, é:
	
	A
	81
	
	B
	0
	
	C
	3
Você acertou!
O desvio padrão da população é igual à raiz quadrada de sua variância. Então, a raiz quadrada de 9 é igual a 3. P. 86
	
	D
	1

Continue navegando