Buscar

sistema esqueletico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sistema esquelético
O esqueleto humano contém 206 ossos: 80 formam o esqueleto axial — denominado axial porque se situa ao longo da linha central, ou eixo, do corpo — e 126 formam o esqueleto apendicular — relacionado com os membros, ou apêndices do corpo. 
 Apendicular Axial
 
Classificação dos ossos 
Os ossos são tipicamente classificados pelo formato. Assim, podem ser classificados como:
Panorâmica de um osso longo
As principais partes de um osso longo, conforme apresentado abaixo, são a diáfise (haste) e as epífises (terminações). O periósteo envolve a diáfise; o endósteo reveste a cavidade medular. Na linha epifisária, uma cartilagem separa as epífises da diáfise.
Dois tipos de tecido ósseo
Cada osso consiste em uma camada externa de osso denso, compacto, contínuo, o qual contém os canais haversianos, ou numa camada interna de um tecido esponjoso, trabecular, no qual não há estes canais.
Osso esponjoso
O osso esponjoso consiste em finas espículas, denominadas trabéculas, que se entrelaçam para formar uma colméia. A medula óssea vermelha preenche os espaços entre as trabéculas de alguns ossos. O osso esponjoso preenche as regiões centrais das epífises e as partes internas dos ossos curtos, achatados e irregulares.
Osso compacto
O osso compacto é encontrado nas diáfises dos ossos longos e nas camadas externas dos ossos curtos, achatados e irregulares. O osso compacto consiste em camadas de matriz calcificada contendo espaços ocupados por osteócitos (células ósseas). As lamelas (camadas ósseas) estão organizadas em torno de canais centrais (canais haversianos). As pequenas cavidades denominadas lacunas, as quais se situam entre as lamelas, contêm os osteócitos. Os canalículos (finos canais) unem as lacunas formando as unidades estruturais do osso. Os canalículos também proporcionam nutrientes para o tecido ósseo.
movimentam-se por meio da ação de “alavanca” quando contraídos
•produzem os eritrócitos na medula óssea (um processo denominado hematopoiese)
•armazenam os sais minerais – por exemplo, aproximadamente 99% do cálcio corporal

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes