av1 pinci e cienc tec materiais patricia
5 pág.

av1 pinci e cienc tec materiais patricia

Disciplina:Ética e Responsabilidade Social3.679 materiais64.893 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...

		

		
	 
	Fechar

	Avaliação: CCE0291_AV1_201301517241 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

	Tipo de Avaliação: AV1

	Aluno: 201301517241 - PATRICIA BIFF

	Professor:
	JULIO CESAR JOSE RODRIGUES JUNIOR
	Turma: 9023/W

	Nota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 04/10/2013 19:11:05

	

	 1a Questão (Ref.: 201301724869)
	1a sem.: A Engenharia dos Materiais
	Pontos: 0,5  / 0,5

	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.

		

	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.

	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.

	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.

	
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.

	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.

	

	

	 2a Questão (Ref.: 201301642469)
	2a sem.: Estrutura Cristalina
	Pontos: 0,5  / 0,5

	Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.

		

	
	6

	
	8

	
	2

	
	1

	
	4

	

	

	 3a Questão (Ref.: 201301629628)
	4a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 0,5  / 0,5

	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:

		

	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.

	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.

	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.

	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.

	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201301631274)
	4a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 0,5  / 0,5

	1-     Necessita-se selecionar um material para desenvolver uma determinada peça. Essa peça não pode apresentar deformação plástica quando sujeito a uma tensão de 300 MPa e necessita apresentar uma ductilidade de pelo menos 30% para que possa desempenhar sua função perfeitamente. Dentre os materiais disponíveis para se utilizar temos: um aço baixo carbono, uma liga de alumínio, uma liga de cobre e um aço inox. Para saber qual desses materiais atende a condição imposta, foram realizados ensaios de resistência mecânica. Nos ensaios foram utilizados corpos-de-prova de comprimento inicial de 90 mm. O comprimento final de cada uma das amostras é apresentado na tabela abaixo, assim como a tensão de escoamento. Com base nos resultados, qual (is) desses materiais é (são) indicado (s) para se fabricar essa peça?
           

		

	
	Liga de cobre apenas.

	
	Aço inox apenas.

	
	Liga de cobre ou aço inox.

	
	Liga de alumínio ou liga de cobre.

	
	Nenhum.

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201301725035)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 1,0  / 1,0

	Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.

		

	
	A célula cúbica de face centrada possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.

	
	A hexagonal possui em um padrão cúbico seis átomos compartilhados com os oito vértices do cubo.

	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.

	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico apenas átomos situados nos oito vértices.

	
	A célula cúbica simples possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro de cada face do cubo.

	

	

	 6a Questão (Ref.: 201301725178)
	3a sem.: Propriedades Mecânicas dos Materiais
	Pontos: 1,0  / 1,0

	O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas.
Considerando o ensaio tração estudado, assinale a opção CORRETA.

		

	
	O corpo de prova utilizado é tratado termicamente.

	
	O ensaio é realizado em vácuo.

	
	O corpo de prova utilizado é padronizado.

	
	O corpo de prova utilizado recebe tratamento contra corrosão para não gerar defeitos superficiais durante o ensaio

	
	O ensaio é realizado em atmosfera de gás inerte.

	

	

	 7a Questão (Ref.: 201301629451)
	2a sem.: ESTRUTURA CRISTALINA
	Pontos: 0,0  / 1,0

	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.

		

	
	0,050 nm e 0,093 nm.

	
	0,369 nm e 0,452 nm.

	
	0,093 nm e 0,050 nm.

	
	0,136 nm e 0,666 nm.

	
	0,452 nm e 0,369 nm.

	

	

	 8a Questão (Ref.: 201301641105)
	3a sem.: Estrutura Cristalina
	Pontos: 1,0  / 1,0

	A estabilidade da estrutura cristalina para alguns metais e bem como alguns não-metais é influenciado