Buscar

Av1 - Ciência Política 1) A ciência política para Sartori pode ser descrita como o “encontro entre um modo de estudar a política e uma política v...

Av1 - Ciência Política

1)


A ciência política para Sartori pode ser descrita como o “encontro entre um modo de estudar a política e uma política vista na sua própria autonomia” (SARTORI, 1981, p. 177 e 178), mas em uma autonomia que não é apenas da política, mas sobretudo do observador/pesquisador da política.


Tendo como base essa reflexão, escolha qual das opções abaixo está corretamente formulada.


Alternativas:


a)


A autonomia da ciência política é eliminada quando esta entra em contato com visões de mundo mais abrangentes e consolidas, como a moral e a religião. E o mesmo ocorre com o cientista/pesquisador, segundo Sartori.

b)


Por ter que se adequar a todos os cânones da ciência física, o cientista/pesquisador das ciências sociais vai cada vez mais perdendo a autonomia, o que se reflete no próprio desenvolvimento dessa ciência.

c)


Para Sartori o cientista político não deve se prender aos clássicos cânones científicos, mas empreender um modo autônomo de estudar a política dada a sua própria constituição.

Alternativa assinalada

d)


Diria Sartori que o modo autônomo de estudar a ciência política é incompatível com a autonomia que lhe é intrínseca, visto que um anula a autonomia do outro.

e)


A ciência política pode abrir mão de sua especificidade, mas nunca da generalidade que a cientificidade requer, e o mesmo vale para o pesquisador, que jamais pode escolher os caminhos teóricos ou metodológicos a seguir.


2)


Há uma distinção significativa entre as éticas que envolve o fazer política e a ética que envolve o fazer ciência. Em suma a primeira contêm a ética da convicção (relativa aos valores pessoais, individuais) e a ética de responsabilidade (relativa aos valores que uma figura pública deve ter em relação à própria esfera pública). E a segunda contém a ética de condição (princípio ou conjunto de princípios que devem ser seguidos).


Qual autor estudado nessa seção formulou esses três conceitos?


Alternativas:


a)


Carl Schmitt.

b)


Giovanni Sartori.

c)


Norberto Bobbio.

d)


Max Weber.

Alternativa assinalada

e)


Anthony Giddens.


3)


A presente seção parte de um tipo específico de Feudalismo que se localiza na substituição por parte do poder régio de uma classe dirigente monárquica por outra classe vinda de grupos étnicos germânicos


Tendo em vista tal escopo, escolha a opção mais adequada em se tratando da localização do Feudalismo em uma linearidade histórica.


Alternativas:


a)


O Feudalismo europeu-ocidental não é importante do ponto de vista da instauração de novas formas de organização do poder pois, não se alicerçou em monarquias.

b)


Podemos dizer que apenas os Feudalismos chinês, indiano e otomano possuem relações feudais, portanto, os relativos aos grupos étnicos germânicos têm uma importância histórica reduzida.

c)


O Feudalismo ocidental não se originou da relação entre o poder régio e os grupos étnico germânicos.

d)


Do ponto de vista da Ciência Política não vale a pena tentar localizar o Feudalismo em uma linearidade histórica, pois sua ocorrência foi demasiada pontual e homogênea.

e)


Apesar de ter havido muitos tipos de Feudalismo, é o de ocorrência ocidental, de incorporação de povos germânicos, que mais nos ajuda a entender o Absolutismo.

Alternativa assinalada


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais