Buscar

AV APREND AULA 1 A 5 2016.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201408635407)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações:
	
	
	
	Idade do Bronze / Idade da Cristalização
	 Certo
	Idade da Pedra / Idade do Cobre
	
	Somente a Idade da Pedra Lascada
	
	Idade do Ouro / Idade da Rocha
	
	Idade dos Metais / Idade da Pedra
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201408171407)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	 Certo
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201408171403)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	 Certo
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201408077459)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como:
	
	
	
	Cerâmicas
	 Certo
	Compósitos;
	
	Metais
	
	Materiais avançados.
	
	Polímeros
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201408285833)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
	
	
	
	cerâmico ou compósito
	 Certo
	metal
	
	polímero ou cerâmico
	
	compósito
	
	metal ou compósito
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201408635411)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
	
	
	
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	 Certo
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201408635410)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era:
	
	
	
	não ser utilizado como feramenta de corte, arma e na arte
	 Certo
	ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação
	
	ser de dificil o processo extrativo
	
	a Idade do Cobre antecede a do Bronze
	
	na composição das ligas de cobre só continha o Sn
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201408077472)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
	
	
	
	Polímeros
	
	Cerâmicas
	
	Materiais avançados
	
	Compósitos
	 Certo
	Metais
	
	 Gabarito Comentado
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201408639000)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 8)       Saiba  (2)
	
	Na atuação das forças de ligação e energias de ligação torna-se fundamental o conhecimento das chamadas forças interatômicas que ligam os átomos entre si. Tal fato viabiliza o entendimento de muitas das propriedades físicas dos materiais. Essas forças citadas no enunciado são conhecidas como:
	
	
	
	Impulsiva e Rotativa
	
	Atrativa e Impulsiva
	
	Flexiva e Impulsiva
	
	Rotativa e Repulsiva
	 Certo
	Atrativa e Repulsiva
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201408075196)
	 Fórum
de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
	
	
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material.
	 Certo
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201408088978)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (2)
	
	Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.
	
	
	 Certo
	8
	
	6
	
	1
	
	4
	
	2
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201408044736)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (2)
	
	A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:
	
	
	
	células cúbicas
	
	células secundárias
	
	unidades unitárias
	
	unidades secundárias
	 Certo
	células unitárias
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201408738128)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (2)
	
	Existem diversas formas da matéria se organizar a nível micro estrutural. Quando estudamos especificamente os cristais, podemos observar 14 combinações diferentes de organização atômica, constituindo o que denominamos de REDE DE BRAVAIS.
Como relação aos materiais cristalinos, identifique a opção CORRETA.
	
	
	
	Os materiais cristalinos existem predominantemente na forma de monocristais.
	 Certo
	Os materiais cristalinos possuem uma ordenação a nível micro estrutural.
	
	As duas formas de organização dos materiais cristalinos são os sistemas cúbicos ou hexagonais.
	
	A ordenação atômica dos materiais cristalinos é identificada de forma macroscópica.
	
	Os materiais cristalinos nem sempre possuem ordenação a nível micro estrutural.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201408639405)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 8)       Saiba  (1 de 2)
	
	Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante ?
	
	
	
	Ligação Alotrópica
	
	Ligação de Tetravalente
	
	Ligação Iônica
	 Certo
	Ligação Covalente
	
	Ligação Eutetóide
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201408738084)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros micro estruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
	
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241
	Cromo
	0,1249
	Tungstênio
	0,1371
	Tântalo
	0,1430
	
	
	
	Cromo
	
	Molibdênio
	
	Tungstênio
	
	Ferro (alfa)
	 Certo
	Tântalo
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201408044732)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
	
	
	
	amorfos
	
	cristalográficos
	 Certo
	cristalinos
	
	polimorfos
	
	semi-cristalinos
	
	 Gabarito Comentado
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201408638890)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (2)
	
	Quando um objeto caracteriza-se por uma deformação permanente do material que o constitui, sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação, trata-se do efeito verificado no Diagrama Tensão x Deformação proveniente da ação de:
	
	
	 Certo
	Escoamento
	
	Ruptura
	
	Flexão
	
	Elasticidade
	
	Cisalhamento
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201408727531)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	Ocorre quando peças estão sujeitas a esforços repetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc:
	
	
	 Certo
	Fadiga
	
	Cisalhamento
	
	Fluência
	
	Compressão
	
	Flexão
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201408250863)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (2)
	
	O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
	
	
	 Errado
	Transversal e diagonal na região elástica.
	
	Transversal e longitudinal na região plástica.
	
	Diagonal e longitudinal na região plástica.
	
	Diagonal e longitudinal na região elástica.
	 Certo
	Transversal e longitudinal na região elástica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201408727529)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	Durante o ensaio de tração a partir do instante em que a tensão ultrapassa o limite de proporcionalidade, tem-se início a fase plástica. Nesta fase ocorrem deformações crescentes na peça sem acréscimos na tensão. A propriedade descrita é uma das propriedades físicas mais importantes no cálculo das estruturas de aço, pois procura-se evitar que esta tensão seja atingida na seção transversal das barras, como forma de limitar a sua deformação.. O texto refere-se:
	
	
	 Certo
	Ao limite de escoamento
	
	À dureza superficial
	
	À resiliência
	
	À ductilidade
	
	Ao limite de ruptura
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201408727511)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	Os materiais podem sofre deformações conhecidas como elástica e plástica. Com relação a deformação elástica de um material , é falso afirmar que:
	
	
	
	É reversível
	 Certo
	É irreversível porque é resultado do deslocamento permanente dos átomos e portanto não desaparece quando a tensão é removida
	
	É proporcional à tensão aplicada (obedece a lei de Hooke)
	
	É anterior à deformação plástica
	
	Desaparece quando a tensão é removida
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201408727540)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	No projeto de um prédio, vários itens devem ser considerados para o dimensionamento adequado da estrutura. Em particular, esforço
de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, devemos atentar para que efeito principal?
	
	
	
	Compressão
	
	Tensão
	
	Flexão
	
	Cisalhamento
	 Certo
	Flambagem
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201408727542)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	Cabos de aço são elementos muito utilizados para transporte de cargas. Se um cabo de aço com área metálica de 65 mm2 é submetido a uma força de 1,3 kN, a tensão normal atuante, em MPa, no cabo, vale
	
	
	
	0,2
	
	84.500
	
	84,5
	
	2,0
	 Certo
	20
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201408727546)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 8)       Saiba  (2)
	
	As tensões podem ser oriundas de esforços mecânicos e indicam o nível de solicitação dos componentes quando estão em operação. Nesse sentido, tensão normal atuante em uma peça pode ser oriunda de
	
	
	
	momento torçor
	
	esforços cortantes
	 Certo
	esforços trativos ou compressivos perpendiculares à secção transversal da peça
	
	momento fletor e momento torçor
	
	esforços trativos perpendiculares à secção transversal da peça, apenas
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201408730334)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos. Qual o nome deste limite?
	
	
	
	limite de Van Loon
	
	limite fásico
	
	limite de saturação
	
	limite tolerante
	 Certo
	limite de solubilidade
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201408637743)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Com a adição de elementos de liga à um material puro, os átomos desse elemento farão parte da rede cristalina, ocupando posições atômicas ou interstícios. No processo da Solubilidade, pode afirmar quanto as soluções sólidas que:
	
	
	
	não existem átomos ¿soluto¿
	
	não existe formação de solução sólida
	 Certo
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "solvente"
	
	os átomos não ocupam posições atômicas na rede cristalina
	
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "dissolvidos"
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201408731229)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A transformação imediata de fase sólida para outra sólida ou vice e versa é qual reação abaixo?
	
	
	
	Reação de Muller
	
	Reação em cadeia carbônica exclusiva
	 Certo
	Reação Eutetóide
	
	Reação isotônica
	 Errado
	Reação eutética
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201408730335)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como:
	
	
	
	equilíbrio proprietário
	 Certo
	equilíbrio das fases
	
	equilíbrio sazonal
	
	equilíbrio unitário
	
	equilíbrio estático
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201408730320)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	As representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição, são a definição de:
	
	
	
	Curva de projeção decadente
	 Certo
	Diagrama de fases
	
	Diagrama de Lineu
	
	Diagrama aleatório
	
	Projeção de diagrama
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201408730332)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Em qual solução os átomos em maior quantidade são chamados de átomos ¿solvente¿, enquanto os átomos ¿soluto¿ são aqueles que são dissolvidos?
	
	
	
	soluções restritas
	
	soluções únicas
	
	soluções exatas
	
	soluções duras
	 Certo
	soluções sólidas
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201408730337)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Qual alternativa abaixo NÃO faz parte da classificação de um diagrama de sistema binário?
	
	
	
	Sintético
	
	Eutetóide
	
	Peritético
	
	Isomorfo
	 Certo
	Senoidal
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201408730323)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Qual alternativa abaixo completa a lacuna na frase abaixo? "Também chamados diagramas de fases, os __________________ são representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição."
	
	
	
	análise aleatória diagramática
	
	diagrama de Loon
	
	curva decadente de Lineu
	 Certo
	diagramas de equilíbrio
	
	diagrama expoente
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201408727944)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	No Tratamento Térmico que utiliza o processo para aquecer a peça a temperatura acima da zona crítica e depois de certo tempo o forno é desligado e resfriado dentro do forno denomina-se de:
	
	
	
	Recozimento a Frio
	 Certo
	Recozimento Pleno
	
	Têmpera
	
	Austenização
	
	Recuperação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201408727941)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção:
	
	
	
	Normalização
	
	Forjamento
	
	Laminação
	 Certo
	Recozimento
	
	Têmpera
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201408628655)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a um objetivo do tratamento térmico de materiais?
	
	
	
	Diminuição da dureza
	
	Remoção de tensões
	
	Remoção da usinabilidade
	 Certo
	Manter o material imutável
	
	Remoção da resistência mecânica
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201408172813)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos podemos citar, com EXCEÇÃO de:
	
	
	
	Remoção de tensões.
	 Certo
	Alteração da cor da superfície do aço.
	
	Diminuição da dureza.
	
	Alteração da ductilidade.
	
	Diminuição da resistência mecânica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201408727930)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O Tratamento Térmico Recozimento está diretamente associado a três estágios importantes que lhe conferem propriedades importantes as peças. Na abordagem apresentada sobre tratamento, verifique as opções descritas a seguir: l - Recuperação; II - Estabilização
do Grão III - Recristalização IV - Cristalização do Grão V - Crescimento do Grão Com relação ao tratamento térmico citado anteriormente, assinale a opção correta que descreve os estágios existentes no mesmo:
	
	
	 Certo
	I, III e V
	
	Somente II
	
	I, II e lV
	
	II, III e IV
	
	III e IV
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201408261974)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
	
	
	
	Diminuição do volume.
	
	Diminuição da espessura.
	
	Alteração da cor do aço.
	 Certo
	Remoção de tensões.
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201408256893)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Na alta Idade Média, alguns tratamentos térmicos em aço já eram praticados, tais como o rápido resfriamento de uma espada aquecida ao rubro, o que originava um utensílio mais duro. Os artífices não sabiam explicar o porquê destas mudanças nas propriedades mecânicas; hoje, sabemos que os tratamentos térmicos provocam mudanças microestruturais. Considerando a descrição de tratamento térmico anterior, identifique nas opções a seguis aquela que melhor a descreve:
	
	
	
	Cementação.
	
	Revenido.
	 Errado
	Recozimento.
	 Certo
	Têmpera
	
	Deformação a frio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201408261971)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Uma solução sólida é constituída da interação de átomos que se misturam, soluto e solvente, com este último sendo incorporado a matriz do solvente. Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA.
	
	
	
	Na solução sólida, não há limite de solubilidade do soluto no solvente, não ocorrendo precipitações.
	
	As fases da mistura sólida não se modificam com a variação da temperatura.
	
	Depois de resfriado a solução sólida, não é possível alterar as propriedades mecânicas.
	
	Fase é a porção de matéria fisicamente heterogênea e perfeitamente distinguível.
	 Certo
	O solvente pode ocupar posições atômicas ou intersticiais.
	
	 Gabarito Comentado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais