Buscar

TL III Atv 1 Michela NX

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE LINGUAGENS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS
MICHELA SINTHYA FARIAS RODRIGUES
CONCEITO DE CIRCULARIDADE EM POEMAS
Atividade Avaliativa I
Nova Xavantina,MT
2016
Michela Sinthya Farias Rodrigues
CONCEITO DE CIRCULARIDADE EM POEMAS
Atividade Avaliativa I
Atividade de Aprendizagem apresentada ao Curso de Letras Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, como requisito parcial para avaliação na disciplina de Teoria da Literatura III. 
Profª. Ms. Ana Paula Gomes do Nascimento
Prof. Dr. Luiz Renato de Souza Pinto
Nova Xavantina,MT
2016
CONCEITO DE CIRCULARIDADE EM POEMAS
	A analogia é a relação entre elementos distintos onde podemos associar e aproximar objetos aparentemente distantes. Essa analogia opera em poema de forma circular onde tem início, meio e fim. A analogia do poema esta nas rimas/repetições de sons, números de sílabas e a cada palavra lida que nos leva para frente e nos traz de volta no contexto.
	Os poemas com repetições sonoras fazem com que os versos tenham rimas na medida em que as palavras circulam fazendo ecoar palavras pronunciadas anteriormente, com as palavras do interior e exterior criando um efeito elástico dando significado nos poemas o que temos como conceito de circularidade.
	O conceito de circularidade é uma estratégia para análise e interpretação da poesia. No poema, se faz no verso, ritmo e na analogia entre as palavras fazendo com que o leitor relacione o texto a novos assuntos e faça a inferência desse significado. A circularidade de um poema se configura pelas palavras e sílabas que se repetem retomando ao ponto ou situações iniciais no contesto do poema.
	Quando analisamos um poema os seus versos se configuram na circularidade pela sua regularidade, o ritmo que dá continuidade ao poema que se fecha sobre si mesmo no qual o fim é também um princípio que volta se repete e se recria.
	Parte inferior do formulário

Continue navegando