Buscar

Tecidos do Organismo

Prévia do material em texto

Tecidos do Organismo
- São constituídos por células e por matriz extracelular (MEC). A MEC é composta por muitos tipos de moléculas, algumas das quais são altamente organizadas, formando estruturas complexas como as fibrilas de colágeno e membrana basais. As células produzem a MEC, controlam a sua composição e são ao mesmo tempo controladas e influenciadas por moléculas da matriz.
- Apesar de sua grande complexidade, o organismo humano é constituído por apenas quatro tipos básicos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. O tecido epitelial é formado por células que revestem superfícies e que secretam moléculas, tendo pouca MEC; o tecido conjuntivo é caracterizado por uma grande quantidade de matriz extracelular que é produzida por suas próprias células; o tecido muscular é formado de células alongadas dotadas da capacidade de encurtar seu comprimento, isto é, de contração; o tecido nervoso se compõe de células com longos prolongamentos emitidos pelo corpo celular que têm as funções especializadas de receber, gerar e transmitir impulsos nervosos.
- Os tecidos não existem no organismo como componentes isolados, mas associados uns aos outros, formando os diferentes órgãos do corpo. A maioria dos órgãos é constituída de dois componentes: o parênquima, composto pelas células responsáveis pelas funções típicas do órgão, e o estroma, que é o tecido de sustentação representado quase sempre pelo tecido conjuntivo.
	Tecido
	Células
	Matriz Extracelular
	Funções Principais
	Nervoso
	Com longos prolongamentos
	Muito pouca
	Transmissão de impulsos nervosos
	Epitelial
	Poliédricas justapostas
	Pequena quantidade
	Revestimento de superfícies ou de cavidades do corpo e secreção
	Muscular
	Alongadas contráteis
	Quantidade moderada
	Movimento
	Conjuntivo
	Vários tipos, fixas e migratórias
	Abundante
	Apoio e proteção

Continue navegando