Buscar

patologia reprodutor fêmea

Prévia do material em texto

Sistema Reprodutor Feminino
Hermafrodita= possui ovário e testículos no mesmo animal.
Pseudo= quando o ovário ou o testículo esta presente no animal. Podem possuir congenitalia ambígua (quando a não dá para identificar a genitália, está modificado)
Frimarter= fêmea que nasce num parto gemelar (gêmeos com o irmão macho). Há troca de sangue no útero (anastomose dos vasos) da mãe entre os irmãos e quando é um macho e uma femea, o macho vai influenciar a femea através do fator determinante testicular, induzindo o aparecimento de testículo na femea, imprimindo características masculinas nela.
Vulva e Vagina
--- Tumefação: inchaço, aumento de volume; geralmente relacionado a hormônios como o hiperestrogenismo ( quem secreta? Na vaca: cistos foliculares)
--- Rupturas e hemorragias: traumatismo como parto distocico, fístula (ruptura da parte ventral do reto, contaminando o canal vaginal com fezes), feridas dilaceradas (quando se coloca, porcas prenhas, por exemplo, num mesmo local pequeno e começam a se morder), ruptura da parede uterina na hora do parto, prolapso de vagina
--- Infecções e inflamações: Vulvites ou vaginites ou vulvovaginite (geralmente associadas a problemas de parto); doença venérea glandular; vulvovaginite pustular infecciosa (VPI ou IVP) (herpes vírus tipo 1; é conhecida também por doença veiscular, exantema coital vesicular; é contagiosa; quando as pústulas arrebentam, seu conteúdo extravasa que é pus, ficando uma área de erosão) exantema coital nos equinos.
--- Tumores: Leiomioma (tumor de m. liso), TVT (ocorre na genitália tubular), filopapiloma, carcinoma (tumor epitelial maligno), linfosarcoma

Continue navegando