Buscar

Agreste Nordestino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Agreste Nordestino
Conceito
Agreste (do latim: relativo ao campo, campestre, campesiano, colono) compreende uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata (onde predomina a Mata atlântica) e o Sertão (com predomínio da Caatinga), que se estende dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 
A área ocupada pelo Agreste situa-se numa estreita faixa, paralela à costa. 
¹Meio Norte; ²Sertão; ³Agreste; 4 Zona da Mata
Clima
O clima característico é o tropical, com umidade, como na Zona da Mata, e ocorrência de áreas mais secas, características do Sertão.
Clima tropical é a designação dada aos climas das regiões intertropicais caracterizados por serem megatérmicos, com temperatura média do ar em todos os meses do ano superiores a 18 °C e não apresentam estação invernosa.
Vegetação
A vegetação encontrada é a de pequeno porte, arbustos com galhos retorcidos (aroeiras, angico e juazeiro) além da presença de bromélias e cactos.
Essa área juntamente ao Sertão compõem o ecossistema chamado caatinga.
Bromélias
Cactos
Juazeiro
Relevo
O relevo do Agreste Nordestino é acidentado e de altitude, onde se destaca o Planalto da Borborema .
Possui como características principais solos pedregosos com relevo extremamente variável, associados a solos relativamente férteis.
Planalto da Borborema
O principal acidente geográfico dessa região é o Planalto da Borborema abrange a porção norte do Agreste, com o clima úmido nas áreas altas e região da encosta leste; e vegetação de caatinga, com o clima semiárido e seco nas áreas baixas ao centro e oeste do planalto. As altitudes mais elevadas contribuem para a ocorrência de médias de temperaturas mais baixas.
Ele age como uma barreira para as massas de ar que vem do Oceano Atlântico. Ao encontrar o planalto essas massas de ar se elevam, o vapor d'água se condensa e ocasiona uma chuva chamada de Chuva orográfica. Quando a chuva passa o planalto, não há mais água para chover no sertão.
Visão do Planalto da Borborema em Cuité
Hidrografia
A sua hidrografia apresenta várias características que são determinadas pelo clima semi-árido. Seus rios oferecem em sua maioria um regime pluvial temporário, que secam durante as grandes estiagens, da mesma forma que enchem na época das chuvas. Isso inutiliza o abastecimento de água a população e dificulta o desenvolvimento das atividades econômicas, especialmente da agropecuária. Essa sub-região é caracterizada pela existência de um grande número de açudes, construídos para armazenar água e combater as seqüelas da seca.
Rio São Francisco entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA)
hidrografia
Neste aspecto, o Agreste está influenciado por duas bacias hidrográficas como: 
 Hidrográfica do Rio São Francisco –  É o único rio perene que nunca seca e atravessa o Agreste Nordestino. Cruza terras de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, desemboca no oceano Atlântico, na divisa desses dois últimos estados.
Bacia do Atlântico Leste – essa bacia hidrográfica engloba os estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Na bacia, a pesca é utilizada como atividade de subsistência.
Mapa da extensão total do rio São Francisco
Cultura
Não há nenhuma capital nordestina no Agreste mas, há quatro núcleos urbanos importantes: Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Arapiraca (Alagoas) e Feira de Santana (Bahia). Essas apresentam comércios e serviços que abastecem outras sub-regiões principalmente o Sertão.
A cultura do Agreste é representada pela Festa de São João, principalmente as de Campina Grande e Caruaru.
São João em Campina Grande
Economia
Predomina os minifúndios policultores, nos quais se cultivam produtos como feijão, milho, mandioca, café, algodão, banana, entre outros.
Também se desenvolve a pecuária leiteira e indústrias de derivados do leite e de bens de consumo, principalmente doces, sucos, calçados, móveis e têxteis. 
O comércio é outra atividade importante, destacando-se feiras livres das cidades de Campina Grande, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Caruaru e Guaranhus.
A indústria têxtil é considerada a segunda mais importante do país, ficando atrás apenas de São Paulo.
Feira livre em Feira de Santana
Feira livre em Vitória da Conquista
Algodão
O agreste é muito conhecido também, devido a produção de algodão. As novas tecnologias resgataram a importância do algodão nessa região, onde essa cultura tinha praticamente desaparecido por causa de uma doença devastadora conhecida como “Bicudo do algodoeiro”. 
Destaca-se a cidade de Campina Grande, pela qualidade da produção e pelo algodão naturalmente colorido produzido pela Embrapa (Empresa brasileira de pesquisa Agropecuária) o qual não desbota facilmente e não tem restrições para pessoas alérgicas.
Região de Campina Grande, na Paraíba, concentra produção brasileira de algodão colorido (Foto: Flávio Torres)
Bicudo-do-algodoeiro
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais