Buscar

Conceitos iniciais de Direito Constitucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

[					CONSTITUCIONAL
			 OBJETOS DO DIREITO CONSTITUCIONAL
Norma jurídica provém de regras e princípios valoradamente estabelecidos pela sociedade. Princípio(1º objeto do direito constitucional) é maior que regra, que vem de uma deliberação social, é o filtro da vontade geral. É o indicativo de conduta deliberado pelo estado, a norma fundamental do estado. Ela é superior, tem supremacia constitucional. (ART 9, CF). LEI FEDERAL É A NUMBER ONE, ESTADUAL LEVA PRATA E MUNICIPAL BRONZE repetição da competência ART 21 AO 33, CF). 
Contravenção Penais são infrações consideradas de menor potencial ofensivo que muitas pessoas acabam cometendo no dia a dia, que chegam até a ser toleradas pela sociedade e até por autoridades, mas que não podem deixar de receber punição. Razões políticas vão ditar a classificação de um fato como um crime ou contravenção. 
Qualquer erro durante a vacacio legis corrige e recomeça naquele mesmo número da lei. Erro após a V.L revoga a lei e cria uma nova. Em casos de inconstitucionalidade a lei é revogada desde o início. tempo rege o ato, no sentido de que os atos jurídicos se regem pela lei na época que ocorreram. Se você assinou um contrato e depois revogou a lei, não interessa, porque vai c
ontinuar valendo para ti. Atos simples são os que decorrem da declaração de vontade de um único órgão, seja ele singular ou colegiado. Atos complexos são os que resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas; resultam de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato; há identidade de conteúdo e de fins. 
ESTRUTURA DO JUDICIÁRIO: As pessoas são complicadas e existe caso para tudo na vida. Por isso, para acorrer um bom serviço, é necessário um profissional eficiente. Por isso, criou-se nosso sistema judisdicional. 1º divisão: Justiça especializada (militar, trabalho, eleitoral e comum) 2º são as instâncias: 1º juízes e júris, 2º colegiado de magistrados e desembargadores 3º superiores. 
ESTADO ABSOLUTO: Desde a idade média, os políticos usam a lei para seu próprio benefício, reis senhorios que utilizavam de discursos teocêntricos para se absolverem num absolutismo. O estado é criado por isso, por meio disso para que os humanos sejam escravos de sua própria fé. Usaram e muitos hoje da bancada religiosa usam a prerrogativa da fé para legitimar atos ilícitos. O dinheiro gasto por eles, essa estrutura é absurdamente alta. Tudo é pautado no TEOCENTRISMO, a constituição era instrumento unicamente do soberano, seu brinquedo, para suas vontades. Somente o povo se submete, os representados acreditam por acreditar. 
ESTADO MODERNO: Com o iluminismo vieram John Locke, Montesquie e Rosseau a fim inaugurar o estado liberal. Redistribuição da propriedade privada foi moeda da revolução francesa (constitucionalismo), tem como tema a reestruturação do estado, novo paradigma e novo contrato social. Tripartição do poder. Código Napoleônico, com a repartição privada (porque as propriedades foram sendo titularizadas pelo povo)cria um forte meio econômico, o capitalismo, que é a alta regulação do mercado. A constituição se tornou cartilha de garantia dos direitos fundamentais, consolidação de direitos e tem como objetivo limitar poder dentro de um território e prescrever direito. O povo é quem manda. Vem num momento de revolta para findar o abuso de poder. No Brasil, ninguém quer valorar a normatividade da constituição. Deus se tornou individual e de segunda importância.1 dimensão de DF: Igualité, Liberté e fraternité.
ESTADO SOCIAL: Reaproximação do estado com a sociedade. Estado de bem-estar social. Bem estar grupal, interesses metaindividuais coletivo, que extrapolam os limites do indivíduo. Direitos fundamentais são prerrogativas mínimas para que os seres humanos tenham uma vida pautada da dignidade. O capitalismo enganou, disse que todo mundo cresceu igual, que o capital ia crescer, lei da oferta e procura, mas não é assim porque o que é de cima sobe e o que é debaixo desce. O Estado Liberal é o divórcio do social. É papel do estado garantir empregabilidade, cuidar da sociedade com saúde, comida e etc. Estado interventor. O objeto de empresas estatais é dar emprego, mas essa ideia é equivocada porque você vai se encostar e causar conformismo. 
ESTADO NEOLIBERAL: Se pautam na razoabilidade, marcado pela globalização e privatização do estado. É tipo a junção com o que há de melhor do estado social + liberal. Época marcada pela velocidade de informações.
DIREITOS FUNDAMENTAIS: Primeira dimensão: Direitos de liberdade – à vida, integridade física, moral, propriedade e liberdade pública, sem a intromissão do estado. Me deixa!!! Aquela pessoa desenfreada.
Segunda dimensão: O estado prestar assistência, visto que o liberalismo exacerbado concentrou riqueza em mãos de poucos. Muita pobreza com a revolução industrial. A liberdade deixa de ser absoluta, e dispões sobre, a coletividade do estado, direitos sociais, econômicos e culturais. Me ajuda!!! A pessoa quebrou a cara e está pedindo amparo porque se ferrou na vida.
Terceira dimensão: Inerentes à solidariedade, metaindividuais, difusos e coletivos, visar a proteção do bem comum e ao bem comum do indivíduo considerado em sociedade. Proteção ao meio ambiente e o individual não é maior que o coletivo. Porque o conjunto é mais importante que só você, senta e aceita.
Quarta dimensão: direito à democracia, informação e pluralismo (de partidos), por causa da globalização. Todo mundo merece participar efetivamente na vida pública. ART 14, CF.
Quinta dimensão: Apesar de ter muita gente que discorde, direito à paz.
				PODER CONSTITUINTE
É aquele que se auto constitui, autodeterminação (povo, território e soberania) e organizar jurídico-políticamente. Todo poder que emana do povo. Nasceu em 15 de outubro de 1988. A lei deve ser usada e precisa a fim de acompanhar a realidade social. O povo elege parlamentares para em junção destes elaborarem a constituição nova. Quem tem titularidade e exercício do poder constituinte é o representante do povo. Criar ordem fundante do estado, ordem jurídica pressuposta e completa. 
Poder constituinte originário: É pré-jurídico que é do povo, pois existe no foro íntimo de cada cidadão, já que este é um sócio do Estado por meio do contrato social. É tipo o Michael Jackson, no início era lindo mas com o tempo foi ficando diferente e não condizendo com a realidade, no final saiu tanto da margem que perdeu a essência. Essa nova constituição revoga toda lei infraconstitucional que a afeta e mantém às de consonância. 
TIPOS DE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: Poder de fato – Nasce da essência humana, subjetivo do estado. É pleno, só ir lá e fazer. 
Poder de direito – É ter o combo direito + poder de exercer. A ordem jurídica limita com a ordem dos direitos fundamentais, universais e jusnaturalistas.
Poder político – Autônomo e livre, e seu poder é prevalecido por uma sociedade, num momento histórico X, opinião pública e se dá por A.N.C.
SUAS CARACTERÍSTICAS: 1) INICIAL, isto é, o CF é a base. 2) ilimitado e autônomo, nenhum direito anterior o limita, não tem resistência numa norma positivada e 3) incondicionado, não sendo sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade.
Suas formas se dão por REVOLUÇÕES cuja manifestação vem de baixo para cima e se tem o descontrole das massas. Golpe de estado vem de cima para baixo. 
	INICIAL – A constituição é a base da ordem jurídica.
	ILIMITADO – Não é limitado pleo direito anterior, não tem limites postos pelo direito positivo antecessor, não tem outra resistência. Política da boa vizinhança não conta, pois, não nos obriga a obedece-la.
	INCONDICIONADO – Não está sujeita a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade, não tem que seguir nothing, não comporta condições pré-estabelecidas de limitação.
	Existem formas de manifestação do poder constituinte originário, que pode
ser vista em:
	REVOLUÇÕES cuja manifestação é de baixo para cima, povo ao poder, descontrole de massas. É legítimo. 
	GOLPE DE ESTADO É ilegítimo, porque é de cima para baixo.
	ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE Por meio de eleição, do tipo congressual. Conjunto de parlamentares eleitos pelo povo para participar de um evento constitucional. O congresso tem o papel de legislar e fixar o presidente. O povo pode participar desse processo mas não decisionar, apenas manifestar acerca de temas e não projetos fechados. DUAS FORMAS DE MECANISMOS DE CONSULTA POPULAR SÃO:
	PLEBISCITO – Consulta prévia antes da elaboração da lei.
	REFERENDO – Consulta posterior, para dizer se o povo aceita ou não determinada lei já feita pelo congresso.
				PODER CONSTITUINTE DERIVADO
	A constituição foi criada, está lida. Mas assim como um computador precisa de reforma atualização constante, a constituição também precisa. Assim elegem representantes investidos desse poder que promovem ementas. Seu poder é o de direito, estabelecido no ART 60, CF.
SUAS CARACTERÍSTICAS SÃO:
	SECUNDÁRIO – Atualização de textos, é como MICHAEL JACKSON.
	LIMITADO – Só muda o que não é proibido pela própria. Claúsulas Petreas ART 60, CF – São claúsulas de vedação ao retrocesso, existem por não confiarmos nos legisladores. Não se pode alterar a essência da constituição. Tem que ser geral(filtrada) e não soma de individual.
	Subjetivos: remete aos sujeitos que são por nós autorizados a propor emenda constitucional, o povo não pode por não estar no rol do ART 60, CF. Os legitimados são parlamentares¹/3 de todos, presidente da república ou ½ das assembleias legislativas dos estados.
	Temporal: Limite me que se veda a possibilidade de alteração da CR por determinado lapso no tempo. 
	Circunstanciais: vedam alteração no tocante a fragilização do pacto federativo ART60, CF. Hipóteses de intervenção ART 34, CF. Estado de defesa, anormalidade de estado pontual por conta de natureza. Estado de sitio, descontrole da população limitado a 30 dias, pode violar direitos fundamentais. 
	Procedimental: diz respeito ao legislativo.
	Material: restrições ao representante político, para que este se abstenha a abolir conquistas. A claúsula petrea blinda contra o povo, visto que este não tem discernimento suficiente para opinar em algo tão sério.
	Implícito: Aqueles limites que não estão explicitamente escritos mas é claro
III - CONDICIONADO – ³/5 em dupla sessão bicameral, é condicionado a forma do texto e tem que ter assinatura.
				NOS ESTADOS MEMBROS
Os estados têm certa autonomia regulamentada para o estadual cumprir o que o federal não foi capaz. Conjuração dos ades federados promoverem a junção dos poderes. Exerce por intermédio dos deputados, se submetendo a CF e à limites próprios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais