Buscar

Discursiva Espaço Geográfico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considere o seguinte extrato de texto:
“O território se forma a partir do espaço, é o resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1980. p. 143.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre território, responda:
O conceito de território está relacionado a quais agentes?
		 O conceito de território está relacionado com os agentes de poder vinculados a um ou mais grupos que dominam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço (livro-base, p. 121).
Resposta:
O conceito de território está relacionado com os agentes de poder vinculados a um ou mais grupos que dominam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço.
Considere a afirmação a seguir:
“O processo de globalização abrange uma variedade de fenômenos, tem gerado impactos diferenciados em diversas áreas – econômico-financeira, comercial, cultural, social, dentre outras –, mostra-se atravessado por um certo grau de ambivalência ou imprecisão, revelando-se como uma configuração histórica altamente contraditória”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANCEBO, Deise. Globalização, cultura e subjetividade: Discussão a partir dos meios de comunicação de massa. Psicologia: Teoria e pesquisa. Brasília, v. 18, n. 3, 2002. p. 2. Link: http://goo.gl/Azh1VN. Acesso em 09 ago. 2016.
De acordo com os conhecimentos adquiridos nesta disciplina com os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, como surge o processo de globalização?
de 2	18/09/2016 17:00 AVA UNIVIRTUS	http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
		 Com a hegemonia imposta pelo sistema capitalista após o término do período bipolar, entendido como o ápice do processo de “internacionalização do mundo capitalista” (livro-base, p. 49).
Resposta:
A sociedade pós-industrial, também conhecida como técnico-científico-informacional, apresenta um fenômeno que apesar de não ser recente, se adapta facilmente e adquire novo status com a inovação da técnica: a globalização. Com a hegemonia imposta pelo sistema capitalista após o término do período bipolar, o processo de globalização pode ser entendido como ápice do "processo de internacionalização do mundo capitalista" (Santos, M.,2000,p.12).
Atente para a seguinte citação:
“A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedadeconsumo.htm. Acesso em 09 ago. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico sobre a sociedade do consumo, descreva o que motiva a prática do consumo?
		 A prática do consumo não necessariamente está associada às necessidades físicas de um grupo ou indivíduo como comer, beber e vestir-se, mas sim de um comportamento motivado por um ideário desenvolvido pela mídia, como comerciais, filmes entre outros (livro-base, p. 192).
Resposta:
A prática do consumo não necessariamente está associada às necessidades físicas de um grupo ou indivíduo como comer, beber e vestir-se, mais sim de um comportamento motivado por um ideário desenvolvido na mídia, com comerciais, filmes, entre outros meios os quais, segundo Barbosa (2010,p.53), levam o consumidor a buscar experimentar na vida real os prazeres vivenciados na imaginação, e cada novo produto é percebido como oferecendo uma possibilidade de realizar essa ambição.
de 2	18/09/2016 17:00

Outros materiais