Buscar

PROVA DISCURSIVA REGULAR UTA METODOLOGIAS EXATAS E GEOGRAFIA BFASE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA REGULAR - UTA METODOLOGIAS EXATAS E GEOGRAFIA - B FASE II
1º Tentativa	
JOSIANE -  Nota: 86
Disciplina(s):
Metodologia do Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Metodologia de Ensino de Geografia
	Data de início:
	31/08/2016 14:06
	Prazo máximo entrega:
	31/08/2016 15:21
	Data de entrega:
	31/08/2016 15:20
Questão 1/5
“Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no documento: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p.
Pode-se dizer que a ciência é uma forma de conhecimento sistemática que busca explicar os fundamentos da natureza por meio de um trabalho racional. De acordo com essa informação e com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza, discorra a respeito de ciência.
Nota: 20.0
	As Ciências possuem critérios métodológicos para demonstrar a veracidade dos fatos observados; tem como finalidade atingir fatos concretos mediante instrumentos, técnicas e procedimentos de observação fundamentadas em diferentes métodos experimentais (p. 24). Ciências no singular, refere-se a um modo e a um ideal de conhecimento, enquanto ciências, no plural, refere-se às diferentes maneiras de realização do ideal de cientificidade, segundo os diferentes fatos investigados e os diferentes métodos e tecnologias empregados. (p. 25).
Resposta:A ciência é o conhecimento uma transformação, capaz de explicar fenômenos que acontecem dia após dia, através de observações. O ensino ensino das ciências naturais , agem na observações e explicações que acontecem nos aspectos metodológicos dando entrada ao conhecimento científico, e isso é importante na verificação dos acontecimentos que o conhecimento científico se manifesta. E isso é importante, porque colabora com o conhecimento para a compreensão e sua transformação, pois o aluno é o centro deste processo, e cabe ao professor adequar seus conteúdos aos conhecimentos prévios que a criança trás de seu universo particular e cotidiano.
Questão 2/5
“Os parâmetros Curriculares referente ao ensino de ciências Naturais no terceiro e no quarto ciclos (do 6º ao 9º ano) apresentam uma interessante história da disciplina, mostrando que, ao longo de 60 anos, poucas mudanças significativas ocorreram no sentido de torná-la mais compreensível, interessante e significativa à vida dos estudantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: KINDEL, Eunice Aita Isaia. A docência em Ciências Naturais: construindo um currículo para o aluno e para a vida. Erechim: Edelbra, 2012. p. 42.
De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza, o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências Naturais estabelecem sobre a disciplina de ciências?
Nota: 20.0
	estabelecem que a apropriação dos seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e Tecnologia (p. 67).
Resposta:A ciência é o conhecimento uma transformação, capaz de explicar os fenômenos dia após dia, através de observações. O ensino de ciências naturais agem de forma de observações e explicações que acontecem nos aspectos metodológicos dando entrada ao conhecimento científico, e isso é importante na veracidade dos acontecimentos que o conhecimento científico se manifesta, pois o conhecimento científico se desenvolve, não está pronto e nem acabado.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos. Se negamos o ensino fragmentário, resta-nos encontrar categorias capazes de não fragmentar a totalidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. p. 22-23.
Ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade. Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário algumas ações. Descreva quais são as ações.
Nota: 20.0
	para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia e elencando objetivos específicos, que orientarão a escolha dos conteúdos e da metodologia do ensino. (p. 24).
Resposta: É preciso que o aluno entenda a geografia não é só os relevos e planícies, mais é tudo que esta a sua volta, como sua casa, prédios, lugares, rodovias, também são fatores históricos sociais e culturais e políticos.
Questão 4/5
Considere o excerto textual a seguir: 
“O ato de contar surgiu por meio da necessidade dos homens, pois no início da civilização eles eram nômades e sobreviviam da pesca, caça e coleta de frutos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  PANIZZA,Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.p.32.
De acordo com o fragmento, as videoaulas e o livro base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, qual foi a necessidade que desencadeou a contagem de objetos?
Nota: 10.0
	O ato de contar surgiu por meio da necessidade dos homens. Sua sobrevivência era garantir para a sua espécie a pesca, a caça e a coleta de frutos. No início como eram nômades não se fixava a um determinado local e, assim, a contagem dos objetos, animais, pessoas do próprio clã não era necessária. Porém quando construíram locais para viver e nele se fixaram a necessidade de controlar e quantificar o que tinham foi necessária e neste momento eles passam a fazer uso do ato de contar. (p.20).
 
Resposta:Para se ensinar matemática nas series iniciais se faz necessário que o professor passe segurança e tranquilidade ao aluno na hora de transmitir o conteúdo. O professor não deve simplesmente aderir só ao quadro giz e caderno, deve romper os paradigmas e trabalhar com coisas concretas da vida do educando como por exemplo: objetos, pessoas etc.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como ciência social, humana, a Geografia tem a responsabilidade de analisar a própria sociedade, as relações que influem no tipo de espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade sobre esse espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 104.
O pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante. Descreva esse papel.
Nota: 16.0
	o pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante que foi o de enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro e contribuir com a construção do nacionalismo patriótico. (p. 44).
Resposta:O brasil era coberto por uma área vegetal, mais com os passar dos anos se modernizou criou-se prédios, houve se então o capitalismo e o socialismo pelos que tinham poder. E hoje existe pouca vegetação, a comercialização ganhou espaço e teve exploração da matériaprima e exportação das nossas riquezas naturais, ganho-se por um lado com os avanços científicos e tecnológicos, mais se perdeu por outro lado, porque existe muitas fábricas que lançam diariamente fumaças que poluem a cidade, e sem falar no desmatamento das árvores para dar espaço geográfico nas áreas urbanas e rurais
Conheça o novo AVA

Outros materiais