Buscar

trabalho de instalação

Prévia do material em texto

Descrição da situação: 
Foi detectado que os barramentos do centro de distribuição encontransse expostos além de não encontrar identificação das redes e foi detectado o uso de cabo de cor azul num circuito de fase.
Recomendação:
 Recomenda-se o uso de uma caixa de proteção para evitar contato e exposição a poeiras no barramento do circuito, uso de identificação nos circuitos e o uso correto dos padrões de cores dos fios.
Itens destacados: 
6.1.5.3.3 NBR 5410 - 2005 
 6.1.5.1 NBR 5410 - 2005
Norma:
Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor PEN deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.
Placas, etiquetas e outros meios adequados de identificação devem permitir identificar a finalidade dosdispositivos de comando, manobra e/ou proteção, a menos que não exista nenhuma possibilidade de confusão. Se a atuação de um dispositivo de comando, manobra e/ou proteção não puder ser observada pelo operador e disso puder resultar perigo, deve ser provida alguma sinalização à vista do operador.
Descrição da situação: 
Detectou-se que a caixa de passagem encontrasse em local indevido e sem a proteção adequada, expondo o cabeamento elétrico. 
Recomendação: Recomenda-se que refaça a instalação da caixa de passagem.
Itens destacados:
 	6.2.11.1.12 NBR 5410 :2004 
 6.2.9.3 NBR 5410: 2004
Norma 
Na montagem das linhas a serem embutidas em concreto armado, os eletrodutos devem ser dispostos de modo a evitar sua deformação durante a concretagem. As caixas, bem como as bocas dos eletrodutos, devem ser fechadas com vedações apropriadas que impeçam a entrada de argamassas ou nata de concreto durante a concretagem.
Nas travessias de paredes, as linhas elétricas devem ser providas de proteção mecânica adicional, exceto se sua robustez for o suficiente para garantir a integridade nos trechos de travessia.
Descrição da situação: 
Constatou-se que a calha de material metalico não encontrasse em perfeitas condiçoes de proteçao e isolamento dos condutores nela instalados, pois a calha está aberta e oxidada.
Recomendação: 
Deve ser feita uma inspeção na calha onde estão sendo abrigados os condutores afim de verificar se há algum dano em sua estrutura que possa prejudicar sua função de proteção dos cabos.
Itens destacados: 
 	8.3.2.2 NBR 5410: 2004
Norma:	
No caso de componentes sem partes móveis, como fusíveis, condutores, barramentos, calhas, canaletas,conectores, terminais, transformadores, etc., deve ser inspecionado o estado geral, verificando-se a existência de sinais de aquecimento e de ressecamentos, além da fixação, identificação e limpeza.
Descrição da situação: Detectou-se que há circuitos sem proteção e uso de cabos de cor azul e verde para ciruitos de fase.
Recomendação: Recomenda-se que seja feita a troca do cabo para cores padrões e que se faça proteção do circuito por meio de uma caixa blindada para evitar exposição e acumulo de poeira e detritos.
 Itens destacados:
 6.1.5.3.4 NBR 5410 - 2004 
 6.1.5.3 NBR 5410 - 2004
Norma:
 Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.
Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, poder ser usada qualquer cor, observadas as restrições estabelecidas em 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3.
Descrição da situação:
 Foi detectado que os cabos encontransse expostos ,com os eletrodutos enferrujados e a fotocelula esta instalada de forma incorreta.
Recomendação: 
Recomenda-se que sejam trocados os eletrodutos e que se faça a reinstalação da fotocélula. 
Itens destacados:
 6.2.11.1.12 NBR 5410 - 2004 
Norma:
Na montagem das linhas a serem embutidas em concreto armado, os eletrodutos devem ser
dispostos de modo a evitar sua deformação durante a concretagem. As caixas, bem como as bocas dos eletrodutos, devem ser fechadas com vedações apropriadas que impeçam a entrada de argamassas ou nata de concreto durante a concretagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes