Buscar

BIOLOGIA AVALIANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		¿Histórias de pessoas que tomaram a fosfoetanolamina sintética produzida na USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos para tratar o câncer não faltam na internet. A maioria diz que teve bons efeitos, com menos sintomas e prolongamento dos dias de vida, alguns até falam em cura, mas há também os que dizem que não notaram nenhuma melhora. Apesar de serem tocantes, esses depoimentos não podem ser garantia de eficácia ou não do composto, sem antes da análise clínica desses pacientes, segundo Marcello Fanelli, diretor do Departamento de Oncologia Clínica do A.C Camargo Câncer Center.¿ (Fonte: Camila Neumam Do UOL, em São Paulo 22/10/2015). Além dessa novidade para o tratamento do câncer, outros medicamentos estão em estudo para a cura do câncer. Um deles é o veneno de vespa, que contém um peptídeo capaz de fazer furos na membrana plasmática. Analisando as informações do texto e associando aos seus conhecimentos sobre características da membrana plasmática, marque a alternativa verdadeira.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A membrana plasmática é a película que mantém as concentrações das substâncias dentro da célula diferente das concentrações do lado de fora da célula.
	
	
	A membrana plasmática é uma bicamada lipídica que contém como fosfolipídios, a fosfatidilserina, a fosfatidilcolina e a fosfatidiletanolamina.
	
	
	A Fosfoetanolamina é um precursor do fosfolipídio fosfatidiletanolamina e atua na sinalização envolvida nos processos de apoptose celular.
	
	
	A membrana plasmática é composta somente de lipídeos.
	
	
	Qualquer dano presente na membrana plasmática é prejudicial para a célula, pois o conteúdo extracelular pode ser extravasado e consequentemente a célula morre.
	
	
		2.
		Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético. As células que não apresentam núcleo definido são chamadas de
		Quest.: 2
	
	
	
	
	autotróficas.
	
	
	heterotróficas
	
	
	procarióticas.
	
	
	termófilas.
	
	
	eucarióticas.
	
	
		3.
		O corpo humano é constituído basicamente de água, sais minerais e macromoléculas como carboidratos, proteínas, lipídeos. Entre as afirmativas abaixo, assinale a que não está relacionada com as propriedades das proteínas:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	São constituídas por vários aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
	
	
	Fornecem energia para as células e constituem os hormônios esteróides.
	
	
	Colágeno, queratina e actina são exemplos de proteínas com função de constituição e estruturação da matéria viva.
	
	
	São catalisadores de reações químicas e participam no processo de defesa como anticorpos contra antígenos específicos.
	
	
	Quando submetidas a elevadas temperaturas sofrem o processo de desnaturação.
	
	
		4.
		Com relação à célula bacteriana, pode-se afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	d) Ela possui organelas especializadas em fazer fotossíntese
	
	
	a) Ela não possui núcleo definido
	
	
	b) Por apresentar um núcleo definido é classificada como um ser procarionte
	
	
	c) Por apresentar um núcleo definido é classificada como um ser eucarionte
	
	
		5.
		Durante os primeiros bilhões de anos de existência da vida, os seres procariontes evoluíram e desenvolveram processos bioquímicos fundamentais, tais como mecanismos de duplicação do material hereditário, síntese de proteínas, obtenção de energia e outros. Em relação à evolução dos processos de obtenção de energia, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Os primeiros seres vivos foram formados pela coacervação de moléculas orgânicas encontradas em meteoritos que caíram na Terra primitiva.
	
	
	Os primeiros seres vivos eram autotróficos fotossintetizantes, uma vez que eram capazes de quebrar moléculas de água existentes nos vapores atmosféricos e utilizar o metano como fonte de carbono.
	
	
	Os primeiros seres vivos eram heterotróficos fotossintetizantes porque, com a fermentação de moléculas orgânicas, conseguiam obter energia e também liberar oxigênio suficiente para realizarem a respiração.
	
	
	Os primeiros seres vivos eram heterotróficos aeróbicos porque, com a fermentação de moléculas orgânicas, conseguiam obter energia e também liberar oxigênio suficiente para realizarem a respiração.
	
	
	Os primeiros seres vivos foram heterotróficos anaeróbicos, porque a atmosfera primitiva não apresentava oxigênio e gás carbônico, essenciais para a respiração aeróbica e a fotossíntese.

Outros materiais