Buscar

GERDISCURSIVA 23 quetões discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Aqui no Brasil, temos um exemplo clássico, que desencadeou a urgência na implantação do gerenciamento de riscos no final da década de 70 e início da década de 80. Hoje, este local está no rol dos exemplos de melhor gerenciamento de riscos ambientais que temos a nível nacional. Qual é este local?
Gabarito: A cidade de Cubatão em São Paulo, que é um pólo petroquímico.
2- Como são feitos os programas de monitoramento de riscos? Cite a principal importância dele no gerenciamento de riscos ambientais.
Gabarito: Devem ser delineados para cada risco potencial e ser realistas o suficiente ao adotarem níveis de sensibilidade que produzam alertas. Uma das maneiras de delinear essas estratégias de monitoramento é simular uma situação específica que se deseja evitar e, então, avaliar se, com os erros é possível, pelo monitoramento, evitar a situação indesejável prevista. Ele também é muito importante para que haja o acompanhamento dos resultados efetivos etapa por etapa, possibilitando mudanças de planos ao longo do tempo para um melhor resultado do gerenciamento.
3- Com base nas definições de perigo e salvaguarda abaixo descritas, explique a relação de ambos com o risco industrial. Perigo: quantidade de material perigoso capaz de ser liberado acidentalmente para o meio. Salvaguarda: combinações de fatores que tendem a minimizar os efeitos danosos de liberações acidentais.
Gabarito: O risco industrial está diretamente ligado à intensidade de perigo e inversamente à quantidade de salvaguarda.
4- Como podemos explicar o que é a massa liberada acidentalmente? Dê dois exemplos.
Gabarito: Ou também chamada de MLA, é a maior quantidade de material perigoso capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa devido a vazamento ou ruptura de tubulações, componentes em linhas, bombas, vasos, tanques, etc. ou por erro de operação ou de reação descontrolada ou de explosão confinada, nas instalações em licenciamento.
5- Como se sabe, os riscos ambientais derivam do relacionamento entre os seres humanos e suas atividades e o meio ambiente. Quais são os benefícios para as empresas e para os funcionários do desenvolvimento eficaz de um plano de Gerenciamento de Riscos?
Resposta: O gerenciamento de riscos com um bom planejamento permite melhores condições no meio de trabalho, garantido a saúde e o bem estar dos trabalhadores, assim dando melhores resultados.
6- Dê três exemplos da importância do levantamento dos aspectos e impactos ambientais para o gerenciamento dos riscos.
Gabarito: Estudos preliminares e Visão sobre o levantamento dos riscos, monitorar e controlar as ações para que possa diminuir as consequências do dano, ações mitigatórias para melhor e atender o gerenciamento de risco, todos estes levantamentos servem para que seja diminuído os riscos existentes. Análise e avaliação dos riscos e estimar os riscos.
7- Defina PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e seu objetivo.
Gabarito: É um conjunto de ações visando a preservação da saúde e integridade do trabalhador, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais, considerando, sempre a proteção ao meio ambiente e recursos naturais.
8- Defina o que é um plano de contingência.
Gabarito: Uma das definições: nada mais é que a representação do estado de preparação dos atores envolvidos para uma ocorrência acidental.
9- Disserte acerca das etapas básicas genericamente determinadas nos estudos de análise de riscos: - Identificação dos perigos; - Estimativa de freqüências e probabilidades; - Análise de Conseqüências e Vulnerabilidade.
Gabarito: Identificação dos Perigos: nesta etapa são explorados os riscos inerentes e relacionados à operação da planta industrial, bem como as práticas e procedimentos existentes. Estimativa de Freqüências e Probabilidades: esta fase envolve a estimativa das probabilidades de ocorrência dos eventos e situações identificadas na etapa anterior, por meio de consulta a bancos de dados de entidades ambientais ou dados provenientes da própria indústria. Análise de Conseqüências e Vulnerabilidade: estudo de cada uma das hipóteses acidentais definidas na fase de identificação, em termo das possíveis conseqüências que podem ser ocasionadas por esses eventos, mensurando-se, também, os impactos e danos causados.
10- Descreva o significado da numeração de uma placa de identificação de transporte de produtos perigosos. Exemplifique.
Gabarito: O número localizado na parte superior da placa indica o Número de Risco e o número localizada na parte inferior da placa identifica o Produto, número ONU. Exemplo: parte superior = 33 (nº de risco) e parte inferior = 1210 (nº ONU).
11- Exemplifique um acidente ambiental recente e faça um comentário analítico.
Gabarito: Deslizamentos de encostas ocorridos em jan/11 na Regiao Serrana do Estado do Rio de Janeiro. E sabic que vivemos em tempo de mudanc;as climaticas decorrentes da interferencia humana no meio ambiente. 0 alto fndice pluviometrico, a ocupac;ao das encostas eo desmatamento foram causas significativas para o acidente ocorrido.
12- É comum entre os profissionais envolvidos nos diversos setores das empresas uma confusão entre os termos risco e perigo, não os definindo de maneira adequada, faça um comparativo entre essas duas expressões:
Gabarito: Perigo: situação (incêndio, explosão ou vazamento de substâncias tóxicas) que ameaça a existência de uma pessoa ou a integridade física de instalações e edificações. Risco: possibilidade de ocorrência de um perigo.
13- Em uma análise de histórico de acidentes ambientais pelo mundo, vemos que muitos ocorreram pela falta de gerenciamento de riscos, ou pela falta de comprometimento e despreparo das pessoas envolvidas no processo. Isso gerou efeitos finais muito bem definidos. Cite dois desses efeitos finais.
Gabarito: Fatalidades (mortes), danos a saúde, perdas econômicas, impacto ao meio ambiente.
14- O ppra programa de prevenção de riscos ambientais está estabelecido pela norma regulamentadora 9 da portaria 3.214 de 08 de junho de 1978. qual o principal objetivo deste programa?
Gabarito: Tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde, bem como a integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho que os cercam.
15- O que você entende por FMEA?
Gabarito: É a análise de modos e efeitos das falhas de um evento.
16- O desenvolvimento sustentável possui objetivos que são de extrema importância e também o que tornam o gerenciamento de riscos primordial de serem feitos. Explique dois deles.
Gabarito: - Contribuir para a superação dos atuais problemas ambientais - Garantir a própria vida, por meio da proteção e manutenção dos sistemas naturais que a tornam possível - Provocar mudanças nos atuais sistemas de produção, organização da sociedade humana e de utilização de recursos naturais essenciais a vida no planeta.
17- Percebe-se atualmente, que grande parte da contaminação ambiental brasileira se origina nas atividades industriais. Dentro de um caráter preventivo, o controle na fonte implica na colocação de filtros em seus efluentes, evitando-se a contaminação da atmosfera, ou de um curso d’água, o que tornaria muito mais complexa sua correção. Discuta se essa atitude é a mais completa perante o gerenciamento de riscos.
Gabarito: Essa conduta, embora correta, não é completa, pois parte do princípio de que a atividade industrial é necessariamente poluidora e o controle deve ser focalizado em seu efluente. Contudo, a fonte não é a chaminé ou o efluente líquido ou seus resíduos sólidos, necessita-se verificar na indústria a real fonte de liberação dos agentes.
18- Para que realizemos o chamado Gerenciamento de Riscos temos que conhecer quais os aspectos e impactos ambientais, Favor enumerar ao menos 03 destes.
Gabarito: Identificação, análise, avaliação, remediação e tratamento de riscos, dentre outros, de modo que mensurem consequências para o meio e suasáreas vizinhas.
19- Para o transporte de produtos perigosos há necessidade de atender a certos requisitos. Cite 3 deles.
Gabarito: 1 - Certificado de capacitação do veículo e tanque, emitido por entidade credenciada pelo INMETRO. 2 - Ficha de emergência do produto que está sendo transportado, fornecida pelo fabricante. 3 - Veículos em boas condições (pneus, lanternas, freios, etc..).
20- Qual a definição de confiabilidade?
Gabarito: É a probabilidade de um componente ou sistema cumprir uma função requerida, sob determinadas condições, por um período de tempo especificado.
21- Quando falamos em fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas, podemos relacionar isso a definição de:
Gabarito: Fator de distância ou a medida das salvaguardas
22- Qual a diferença entre risco e perigo?
Gabarito: Perigo é fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, meio ambiente, local de trabalho ou a combinação destes. o risco é combinação da probabilidade de ocorrência e das consequência de um determinado evento perigoso.
23- Uma enfermeira apresentou urticária no rosto, tórax, membros superiores e pés 30 minutos após administrar uma solução de infusão de cisplatina, um tipo de quimioterápico. Em análise a essa ocorrência como se classificaria esse acidente, no plano de Gerenciamento de Risco e quais seriam a metodologias aplicadas para evitar problemas futuros deste tipo?
Gabarito: Esse risco se classifica como Químico, sendo necessário para evitar futuros acidentes do mesmo tipo utilização de EPI (máscara, luva, gorro e jaleco de manga comprida) e a adequada manipulação da dose em capela de fluxo laminar.

Continue navegando