Buscar

apol etica e simulados


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Leia o excerto a seguir:
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental”.
MINISTÉRIO do Meio Ambiente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 07 jul. 2016.
A ética ambiental é um tema relevante da atualidade, pois nos ajuda a pensar o nosso “ser-no-mundo”. Com relação a esse tema e com base nas aulas e no livro-base da disciplina, Ética, Educação e Trabalho, marque a questão que melhor define o conceito de ser humano ético e responsável.
	
	A
	Somos seres individuais que se realizam sozinhos no mundo.
	
	B
	Nosso “ser-no-mundo” exige passividade frente aos outros.
	
	C
	Esse conceito exprime a ideia de que nossas ações não afetam os outros.
	
	D
	Somos seres sociais e somente nos realizamos no convívio com os outros.
	
	E
	Exprime a ideia existencialista de que “o inferno são os outros”.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. p. 38.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(  ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2.
	
	C
	1 – 1 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	E
	2 – 2 – 2 – 1.
Questão 3/10
Leia o excerto a seguir: 
“O ser humano vive em sociedade, convive com outros seres humanos e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: ‘Como devo agir perante os outros?’. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2007, p. 49.
A partir do trecho citado e considerando o conteúdo das aulas e do livro base Ética, educação e trabalho, assinale a alternativa que apresenta os dois valores essenciais da moral e da ética:
	
	A
	Autonomia e o reconhecimento
	
	B
	Liberdade e responsabilidade
	
	C
	Esforço e dedicação
	
	D
	Honestidade e inteligência
	
	E
	Humildade e prudência
Questão 4/10
Considere a seguinte afirmação: 
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 64. 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
II. ( ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.
Agora, assinale a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia.  3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, analise as assertivas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, analise as sentenças a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza, para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as sentenças II e III apenas.
	
	B
	Estão corretas as sentenças I e II apenas.
	
	C
	Estão
corretas as sentenças I e III apenas.
	
	D
	Está correta a sentença III apenas.
	
	E
	Está correta a sentença I apenas.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
O conceito de moral e ética para Vázques:  “[...] moral vem do latim mos ou mores, ‘costumes’ no sentido de conjunto de normas e regras adquiridas por hábito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Otário José. Ética, Educação e Trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 59.
A partir dessa compreensão sobre o conceito de moral e de acordo com o livro-base Ética, Educação e Trabalho, é correto afirmar que:  
	
	A
	a moral envolve atos, comportamentos, fatos e acontecimentos do comportamento  humano no contexto individual.
	
	B
	a moral se relaciona com a conduta real do ser humano no contexto do social.
	
	C
	a moral apresenta a característica psíquica do ser humano individual.
	
	D
	a moral é individual.
	
	E
	a moral, ou seja, as normas são cumpridas pelos indivíduos por imposição.  
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto, talvez: tentar compreender o que deveríamos fazer, ou ser, ou viver, e medir com isso, pelo menos intelectualmente, o caminho que daí nos separa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 07. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social quando já é membro de uma coletividade. Leia as afirmativas a seguir sobre o progresso moral:  
I. No progresso moral, não há ampliação da esfera moral na vida social.
II. No progresso moral, há a elevação consciente e livre do comportamento das pessoas nas esfera individual e social.
III. No progresso moral, há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais.
IV. No progresso moral, há um movimento linear, no qual novos elementos morais surgem naturalmente.
Estão corretas apenas:
	
	A
	As afirmativas I e II.
	
	B
	As afirmativas I e IV.
	
	C
	As afirmativas II e III.
	
	D
	As afirmativas II e IV.
	
	E
	As afirmativas III e IV.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
 
Questão 10/10
Atente para a citação a seguir: 
“Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2 (http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf. Acesso em 11 fev. 2016).
Considerando o trecho citado e as reflexões contidas no livro Ética, educação e trabalho em relação à compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:
	
	A
	É um espaço de ensino de conteúdos que deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
	
	B
	É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.
	
	C
	É um ambiente que considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois a escola está inserida no mundo.
	
	D
	É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
	
	E
	É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
 
Questão 1/2
Epitáfio
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.
(Epitáfio. Composição Sérgio Britto)
Com base nas aulas e no livro-base da disciplina, podemos dizer que a música “Epitáfio” faz uma reflexão...
	
	A
	ética sobre as escolhas morais.
	
	B
	moral sobre a existência.
	
	C
	existencialista sobre a vida
	
	D
		cultural sobre a vida e  a morte.
	
	E
	a ética sobre a existência.
Questão 2/2
Leia com atenção o texto a seguir.
“Para a professora Marilena Chauí, (2001,p339), ‘toda cultura e cada sociedade instituem uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válida para todos os seus membros’.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 4.ed. São Paulo: Ática, 2001. In ALENCASTRO, M. Ética empresarial na prática; liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 30.
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A moral é constituída socialmente e seus valores se tornam universais dentro de determinada sociedade.
Porque:
II. Devem existir normas, regras, e leis individuais que regulem o relacionamento humano consigo mesmo.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições complementares.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
	
	C
		As assertivas I e II são proposições falsas.
	
	D
	A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I. 
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	1A
	2E
Questão 1/2
Leia o trecho a seguir.
 
“Uma outra resposta, também no final do século XVIII, foi trazida por Kant. Opondo-se à “moral do coração” de Rousseau, Kant volta a afirmar o papel da razão na ética. Não existe bondade natural. Por natureza, diz Kant, somos egoístas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruéis, ávidos de prazeres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos. É justamente por isso que precisamos do dever para nos tornarmos seres morais.”
 
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 345.
 
Com base no livro da disciplina, podemos dizer que a ética de Kant... 
	
	A
	surge da emoção, pois valoriza este fator a ética.
	
	B
	é a ética do dever, que deve ser conduzida pela razão.
	
	C
	difere da de Rousseau, pois não acredita que possamos
ser éticos.
	
	D
		nasce dos instintos do homem, que é bom por natureza.
	
	E
		baseia-se na busca de uma moral que foge do dever.
	1B
	2(?)
Questão 2/2
Leio o trecho a seguir do livro Ética a Nicômaco, de Aristóteles, onde ele faz menção a divisão das virtudes, conforme o modo que as alcançamos.
“Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se. e cresce graças ao ensino — por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter- e formado o seu nome por uma pequena modificação da palavra (hábito). Por tudo isso, evidencia-se também que nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza; com efeito, nada do que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza”.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco/ Poética; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. 4. ed. São Paulo : Nova Cultural, 1991. (Os pensadores ; v. 2) p. 29.
Com base no texto citado e no livro-base da disciplina, assinale a opção que contém a divisão feita por Aristóteles e a forma correta de alcançar tais virtudes.
	
	A
	Dianoéticas: ensinadas e éticas: exercício do hábito.
	
	B
	Éticas: ensinadas e naturais: as de acordo com a natureza
	
	C
	Dianoéticas: hábito contínuo e morais: intelectuais.
	
	D
	Intelectuais: pela razão e éticas: pela paixão.
	
	E
	Naturais: através da experimentação e Morais: através da razão.
Questão 1/2
Leia o trecho:
 
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
 
BARBOSA, R. Discursos Parlamentares. In Obras Completas. Vol. XLI - 1914 - TOMO III. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 1999. pp. 86/87
 
Com base no livro da disciplinas e nas rotas de aprendizagem, analise as assertivas a seguir sobre a relação entre a ética e a educação.
 
I. A escola dispõe de um ambiente favorável para a construção do processo ético, apesar do distanciamento entre ética e educação presente em muitas instituições.
II. Esse processo de participação involuntária e faz-se necessário para um convívio saudável na comunidade, tendo por base as leis.
III. O texto de Rui Barbosa mostra que apesar das contradições, a escola ainda consegue fazer prosperar as virtudes.
IV. Uma das funções da escola é a de possibilitar que o indivíduo se entenda como cidadão, isto é, alguém que participe da esfera pública de forma ativa e ética.
 
Assinale a alternativa com os itens corretos.
	
	A
		As proposições I e II estão corretas.
	 
	
	B
	As proposições I e III estão corretas.
	
	C
	As proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II e III estão corretas.
	
	E
	As proposições I e IV estão corretas. 
Questão 2/2
Leia o trecho a seguir:
 
“Etimologicamente a palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego para o latim “mos”, que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Ambas indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas é ‘adquirido ou conquistado por hábito’.”
 
PEREIRA, E. A. e SILVA, E. L. da – Educação, ética e cidadania: a contribuição da atual instituição escolar. In: Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.2, no. 1, p. 26-32, jun. 2008. p. 28.
 
Conforme o trecho lido e o livro base da disciplina, analise as assertivas a seguir marcando V quando forem verdadeiras e F quando falsas.
 
I. ( ) A ética é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos.
II. ( ) A escola dispõe de um ambiente favorável para a construção deste processo ético.
III. ( ) Somos, naturalmente, animas éticos, isto é, certos comportamentos morais nos são natos.
IV. ( ) Por terem raízes etimológicas diferentes, “ética” e “moral” acabam tendo sentidos bem diferentes na língua portuguesa.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, F.
	
	B
	F, V, V, F.
	
	C
	V, V, F, F.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	V, F, F, V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando