Buscar

antecedentes históricos da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO:
Em meados do sec XIX a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas; predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos, trabalhavam por conta própria. Embora o trabalho exista desde sempre na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capítulo que teve seu início há pouco tempo.
INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS:
Sócrates: considera a administrarão como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Para ele, o Administrador é um só, tanto para o setor privado quanto para o setor público – o mau administrador não serve nem para um nem para outro setor.
Platão: Expõe a forma democrática de administrarão pública (governo) e de negócios públicos – A República
Aristóteles: Expõe a forma democrática de governo. Estuda a organização do Estado. Em seu livro (Política), distingue três formas de administração pública:
Monarquia- governo de uma só tendência a transformar-se em tirania.
Aristocracia- governo de uma elite, tendência a transformar-se em oligarquia. (poucas pessoas dominando o governo).
Democracia - governo do povo, tendência a transformar-se em Anarquia.
Thomas Hobbes: Expõe que o povo renuncia a seus direitos naturais em favor de um governo que, investido do poder, impõe a ordem, organiza a vida social e garante a paz.
Jean-Jacques Rousseau: Expõe a teoria do contrato social, onde há um acordo entre os menbros de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade de um governo. Para ele o homem nasce bom, e a vida e sociedade o deturpa.
Karl Marx: Expõe que o Estado vem a ser uma ordem coativa imposta por uma classe social exploradora. Afirma que a história da humanidade é uma luta de classes ( oculta ou manifesta).
INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA: Através dos séculos, as normas administrativas e princípios de organização pública foram-se transferindo das instituições dos Estados (como era o caso de Atenas, Roma etc) para as instituições da nascente Igreja Católica e para as organizações militares. Essa transferência fez-se de modo lento, porém efetivo. Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando sua organização;
Hierarquia de autoridade;
Estado maior (assessoria);
Coordenação funcional;
Unidade de comando ( Eficiente a funcionar sob o comando do Papa);
INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MILITAR: A Organização Militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. 
Exemplo: Na época de Napoleão, ele chefiava o exército e tinha responsabilidade de supervisionar a totalidade, com a expansão territorial das batalhas, a direção ou o comando das batalhas exigiu um novo plano de organização, passou a planejar a centralização do controle e descentralização da execução.
Unidade de comando (cada subordinado reporta a um superior);
Hierarquia (Organização Linear);
Centralização do comando com descentralização da execução (Exército de Napoleão);
Estado maior (staff);
Direção (Organização espera por sua ação).
INFLUÊNCIA DAS CIÊNCIAS: 
Francis Bacon: Filósofo e estadista Inglês, fundador da lógica moderna, baseada no método experimental e indutivo, usa a prática de separar o que é essencial do que é acidental ou acessório.
René Descartes: Filósofo, matemático e físico Francês, fundador da filosofia moderna (trabalha com a lógica) e criador de um método filosófico chamado cartesiano, cujos princípios são: 
Princípio da dúvida sistemática – não aceitar coisa alguma como verdadeira enquanto não se souber com evidência, ou seja, clara e distintamente aquilo que é realmente verdadeiro.
Princípio da análise de decomposição- dividir e decompor cada dificuldade ou problema em quantas partes for possível e necessário à sua melhor adequação e solução e resolvê-las cada uma separadamente.
Princípio da síntese ou da composição– condução ordenada do pensamento e do raciocínio, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de reconhecer para passar aos mais difíceis.
Princípio da Enumeração ou de verificação– recortar, verificar e revisar em tudo, de maneira que se torna segurança de nada ter sido omitido ou deixado de lado (auditoria, perícia).
INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Com a invenção da máquina a vapor em 1.776, por JAMES WATT, provocou mudanças políticas, sociais, e econômicas. O trabalho artesanal é substituído pelas máquinas, dando produção e melhor qualidade e diminuindo o custo. A força muscular e substituída pela força da máquina a vapor. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas distintas: 
 
1ª. Revolução (1780 a 1860) e suas características: Industrial ou revolução do carvão e do ferro. 
Mecanização da indústria e da agricultura - O aparecimento da máquina substituindo o trabalho do homem,do animal e a roda de água. 
Aplicação da força motriz à indústria - Começa a grande transformação com a aplicação da máquina a vapor convertendo a oficina em indústria, agilizando os transportes, mecanizando a  agricultura e facilitando as comunicações
Desenvolvimento do sistema fabril - O artesão e sua pequena oficina desaparecem, dando lugar ao operário, às fábricas e às usinas, baseada na divisão do trabalho.
 Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações - Surge a navegação a vapor nos Estados Unidos em  (1807) e logo as rodas propulsoras foram substituídas por hélices. Morse inventa o código Morse em 1835 e Bell e o telefone em 1876.
2ª. Revolução (1860 a 1914) e suas características: Industrial ou revolução do aço e da eletricidade.
Substituição do ferro pelo aço; 
Substituição do vapor pela eletricidade; 
Desenvolvimento de máquinas automáticas; 
Especialização do operário; 
 Crescente domínio da indústria pela ciência; 
Transformações nos transportes e nas comunicações; e 
Expansão da industrialização.
INFLUÊNCIA DOS ECONOMISTAS LIBERAIS: Os economistas clássicos liberais conseguiram aceitação de suas teorias, tendo como reação ao Liberalismo, a Revolução Francesa.
Adam Smith (1723-1790): Pai da Economia moderna, importante teórico do liberalismo econômico. Para ele o auto -interesse de uma sociedade livre proporcionaria a forma mais rápida de uma nação alcançar o crescimento econômico, porém seu maior obstáculo seria o intervencionismo do Estado.
para ele existiria uma “mão invisível”, que auto -regularia o mercado. Ou seja, se o mercado fosse deixado em paz pelos governos ele se manteria sempre em equilíbrio( “Laissez-Faire”).
Karl Marx (1818-1883) & Friederic Engel (1820-1895): Criadores do Socialismo científico, publicaram "o Manifesto Comunista", analisaram os diversos regimes econômicos e sociais, concluindo que a luta de classes é o motor da história. Sendo o Estado um órgão a serviço da classe dominante, cabia a classe operária lutar por sua conquista implementando a ditadura do proletariado. Quanto mais faziam pressão, menos grave se tornavam as injustiças, acelerando o processo de desenvolvimento da tecnologia.
INFLUÊNCIA DOS PIONEIROS E EMPREENDEDORES: O mundo estava mudando, e as empresas também. A teoria administrativa estava em condições de se consolidar.
Nos EUA (1820) maior negócio empresarial foram as estradas de ferro, dinamizou o território porque criou uma coisa chamada fluxo. O fluxo de mercadorias é a essência do capitalismo e da urbanização, andam de mãos dadas. 
O grandes capitães de indústrias – como John Rockfeller, Gustavus Swift, James Duke, Estiinghouse, Daimleer e Benz, Henri Ford, e muitos outros – não tinham condições de sistematizar seus vastos negócios com eficiência, pois eram empreendedores e não organizadores. 
Surgiram os primitivos impérios Industriais, logo apareceram os gerentes profissionais, os primeiros organizadores que se preocupavammais com a fábrica do que com as vendas ou compras.

Outros materiais

Outros materiais