Buscar

Condição dos Libertos em Roma e a Obra Satyricon

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A vida cotidiana dos libertos em Roma restringia-se à comunidade doméstica em que estavam inseridos, ou, quando muito, ao contato com outros libertos de outras casas”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOLY, Fábio Duarte. A dupla face da liberdade: o liberto na sociedade romana, Topoi, Rio de Janeiro, v. 14, n. 27, p. 515-518, jul/dez. 2013. p. 517. 
De acordo com o artigo-base Escravos sem senhores: escravidão, trabalho e poder no Mundo Romano, acerca da condição dos libertos em Roma, é correto dizer que:
	
	A
	O escravo liberto e seu antigo senhor permaneciam ligados por algumas obrigações, como prestação de serviços ou pagamento de taxas.
	
	B
	A libertação dos escravos extinguia as relações de dependência e submissão existentes entre o ex-escravo e o seu antigo senhor.
	
	C
	Havia uma separação nítida entre o mundo dos escravos e o mundo dos libertos que ia além da sua condição jurídica.
	
	D
	Mesmo liberto, um ex-escravo encontrava diversos obstáculos em sua vida com relação à obtenção de riquezas e não havia possibilidade de ascensão social.
	
	E
	Os libertos e os escravos diferenciavam-se pelos tipos de atividade exercidas na vida cotidiana, pois não realizavam os mesmos ofícios
Questão 2/2
Leia o trecho a seguir: 
“Eu mesmo me entreguei à servidão e preferi ser um cidadão romano a ser um usurpador. E agora espero viver de forma tal que não seja motivo de piada para ninguém. Eu sou um homem exemplar, ando com a cabeça erguida; não devo nem uma moedinha de bronze a ninguém”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRÔNIO. Satyricon. Tradução de: Sandra Braga Bianchet. Belo Horizonte: Crisálida, 2004. LVII. pp. 93-34. 
Considerando o trecho acima, da obra Satyricon, e os conteúdos abordados no artigo-base Escravos Sem Senhores: escravidão, trabalho e poder no Mundo Romano, analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: qual é a melhor forma de abordar a obra Satyricon, considerando um trabalho no Ensino Básico:
	
	A
	Salientar o caráter neutro da fonte, tomando-a um retrato fiel da realidade de escravos e libertos em Roma.
	
	B
	Apontar para a possibilidade de interpretação do conteúdo do texto como um instrumento de propaganda da escravidão.
	
	C
	Enfatizar o aspecto idealizado do texto no que se refere à condição dos libertos em Roma.
	
	D
	Demonstrar o aspecto diferenciado dos libertos romanos que, conforme aparece na obra, não possuíam senhores.
	
	E
	Interpretar o conteúdo do texto como uma criação literária de Petrônio, a qual, portanto, pouco pode acrescentar ao estudo da escravidão romana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais