PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM
4 pág.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM


DisciplinaPsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem6.316 materiais63.203 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ABORDAGEM TRADICIONAL
não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma pratica educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. É caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhes são fornecidas por autoridades exteriores. Na concepção tradicional, o homem é considerado como um homem acabado, \u201cpronto\u201d e o aluno um \u201cadulto em miniatura\u201d que precisa ser atualizado.
Sociedade-Cultura : Os tipos de sociedade e de cultura podem ser os mais variados na utilização deste tipo de ensino . O objetivo de ensino geralmente está relacionado aos valores culturais da sociedade na qual está inserido. Para facilitar o entendimento pode-se aplicar a expressão educação bancária, que foi proposta por Paulo Freire ( 1975 ) , que é a tipologia que mais se aproxima do que se entende por ensino nesta abordagem ) , ou seja , uma educação que se caracteriza por \u201cdepositar\u201d no aluno , conhecimentos , informações , dados , fatos , etc. ,
Conhecimento : Parte-se do pressuposto de que a inteligência , ou qualquer outro nome dado à atividade mental , seja uma faculdade capaz de acumular e armazenar informações .
Educação : A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto , já que os modelos a serem alcançados são pré-estabelecidos .  Trata-se, da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente .
Escola : A ênfase é dada às situações em sala de aula , onde os alunos são \u201cinstruídos\u201d e \u201censinados\u201d pelo professor . A maioria das criticas feitas a esse tipo de ensino , é por causa da sua forma de intervenção onde somente o professor tem o direito de faze-la , limitando-se a fornecer receituários .
Professor-Aluno: O papel do professor é basicamente o de transmitir certos conteúdos que são predefinidos e constituem o próprio fim da existência escolar . O professor exerce o papel mediador entre o aluno e os modelos culturais. Simplificando pode-se dizer que o professor é o agente e o aluno o ouvinte.
Metodologia : O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente à escutá-lo . A didática tradicional quase que poderia ser resumida em : \u201cdar a lição\u201d e \u201ctomar a lição\u201d . A didática tradicional quase que poderia ser resumida em : \u201cdar a lição\u201d e \u201ctomar a lição\u201d .
 Avaliação : A avaliação é realizada predominantemente visando a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula . Pode ser feita através de chamadas , exames , provas orais , exercícios , etc.
ABORDAGEM HUMANISTA
O ensino \u201ccentrado\u201d no aluno é derivado da teoria, também rogeriana, sobre personalidade e conduta . Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.
 Homem: O homem é considerado como uma pessoa situada no mundo . É único, quer em sua vida interior quer em suas percepções e avaliações do mundo. O homem não nasce com um fim determinado, mas goza de liberdade plena e se apresenta como um projeto permanente e inacabado.
 Mundo: É um fenômeno subjetivo , pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior , partindo da sua percepção , recebendo os estímulos , as experiências , atribuindo-lhes significado . O mundo é algo construído pelo homem diante de si mesmo.
Sociedade-Cultura: A única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal.
Conhecimento: A experiência pessoal subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana. O conhecimento é inerente a atividade humana. O ser humano em curiosidade natural para o conhecimento.
Educação : A educação assume significado amplo , pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em situação escolar em uma instituição de ensino . Criação de condições para que os alunos possam se tornar pessoas de iniciativa , de responsabilidade , de autodeterminação , de discernimento qu e soubessem aplicar-se a aprender as coisas que lhes servirão para a solução de seus problemas e que tais conhecimentos se aplicassem a a aprender as coisas que lhes servirão para a resolução de seus problemas e que tais conhecimentos os capacitassem a se adaptar as situações com mais flexibilidae .
Escola: Na abordagem humanista a escola deve respeitar as crianças e oferecer condições para que ela se desenvolva possibilitando sua autonomia.
Metodologia: O educador deve desenvolver seu estilo próprio.
 Aprendizagem : A concepção Piagetiana de aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações assim como toda a sua teoria em epistemologia genética .  O ensino compatível com a Teoria Piagetiana tem de ser baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação , na solução de problemas por parte do aluno , e não aprendizagem de fórmulas , nomenclaturas , definições etc. . O ponto fundamental desse ensino, portanto consiste em como vai obter e construir esse conhecimento.
Professor-Aluno: O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes a solução, fazendo desafios. Cabe a ele evitar rotina, fixação de respostas, hábitos. E ao professor cabe orientação necessária para que os objetos sejam explanados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhe solução pronta.
Avaliação: Tanto Neils Quanto Rogers apresentam um desprezo por qualquer padronização de produtos de aprendizagem e competências do professor.
A Inteligência Emocional
 está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos , canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas , ajudando-as a liberarem seus melhores talentos , e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns .
\u2022     Inteligência Verbal ou Linguística: habilidade para lidar criativamente com as palavras. 
\u2022     Inteligência Lógica-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo. 
\u2022     Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis. 
\u2022     Inteligência Espacial: noção de espaço e direção. 
\u2022     Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa. 
\u2022     Inteligência Interpessoal: habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro. 
\u2022     Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da autoestima.
Abordagem Psicanalítica de aprendizagem
Objetivos: Compreender em que a psicologia pode contribuir para facilitar, clarear e subsidiar a intervenção psicopedagogica; Conhecer os pressupostos básicos da teoria psicanalítica; Enfocar as dificuldades de aprendizagem á luz da psicanálise; Discutir estratégias de intervenção psicopedagogica na resolução das dificuldades de aprendizagem a partir da concepção psicanalítica.
Abordagens das posições mais abrangentes existentes na Psicologia Educacional História da Psicanálise Conceitos Básicos Desenvolvimento da Personalidade O Fenômeno da aprendizagem numa abordagem Freudiana Conceitualização das dificuldades de aprendizagem Processo de intervenção psicopedagogica.
 Avaliação: Será desenvolvida ao longo das atividades em sala de aula, em forma de auto avaliação, por todos os membros do grupo e através de um trabalho final escrito, individual, com temas inerentes ao conteúdo do trabalho.
Inteligências Múltiplas e Aprendizagem
Cada pessoa apresenta uma combinação própria de inteligências que indica seu estilo de aprendizagem e seu modo específico de memorizar informações , de direcionar a atenção e solucionar problemas .A educação deveria ser modelada de forma individualizada , para atender
Quelei
Quelei fez um comentário
faltou a bibliografia.assim isso fica duvidoso.
0 aprovações
Juliao
Juliao fez um comentário
gostei do material
0 aprovações
Carregar mais