Buscar

HISTÓRIA DE LAURO DE FREITAS METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FELIPE AUGUSTO DE JESUS SILVA
ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
HISTÓRIA DE LAURO DE FREITAS
LAURO DE FREITAS
2016.1
Esta é uma pesquisa documental histórica, que tem como característica principal a história do surgimento da cidade de Lauro de Freitas, com o uso de fontes primárias, visto que não houve análise por meio da ciência. As fontes documentais utilizadas foram arquivos públicos encontrados na internet.
A história de Lauro de Freitas pode ser dividida em três fases. A primeira, que durou cerca de dois séculos, teve início quando os jesuítas chegaram na região. Na ocasião, Tomé de Souza fundou a cidade de Salvador, tendo como braço direito Garcia D’Ávila. Depois que ele organizou a cidade de Salvador, o templo, a sede e o Centro Histórico, ele resolveu expandir, levando algumas cabeças de gado. Depois vieram os portugueses para plantar cana-de-açúcar fazendo com que a região tivesse uma economia muito forte.
A capital nacional passou de Salvador para o Rio de Janeiro. Depois veio um surto de cólera que dizimou a população de Salvador e quase toda população de Santo Amaro de Ipitanga. Com isso, o Nordeste, inclusive Santo Amaro de Ipitanga, entrou em declínio, e a região ficou abandonada por quase um século. A segunda fase corresponde a este século de decadência.
A partir dos anos 20 começa a terceira fase, quando os franceses chegaram para implantar serviços aéreos. Com a invenção do avião, eles foram expandindo os serviços, instalando um campo de pouso. Depois, o que veio alavancar o desenvolvimento da região foi a segunda guerra mundial. Devido à instalação de uma base aérea, o campo de pouso virou aeroporto e os americanos construíram a Estrada Velha do Aeroporto. Com isso, a região passou a ter acesso à capital. Vieram muitas pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo para participar da construção da base aérea em 1943. Nos anos 50 foi instalada a Petrobrás de Candeias e o Centro Industrial de Aratu. Depois, nos anos 70, veio o Polo Petroquímico de Camaçari, e mais recentemente o Polo de Turismo da Costa dos Coqueiros. Tudo isso atraiu pessoas de outras cidades, estados e até países para Santo Amaro de Ipitanga, que vieram trabalhar nas cidades industriais e morar nesta região, por ser mais próximo de Salvador e do aeroporto.
Com o crescimento da população, a região precisava ser independente, ter prefeito, vereadores, delegado, fórum e todas as instituições para não ficar dependendo de Salvador. Então, os moradores começaram a se mobilizar, junto com Dr. Paulo de Souza, vereador de Salvador na época, que tinha base eleitoral na região. Iniciou então um movimento para emancipar Santo Amaro de Ipitanga, hoje Lauro de Freitas.

Continue navegando