Buscar

Imunologia e Câncer de Próstata

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmica: Yara Lana Apª de Oliveira
Professor: Roosevelt 
IMUNOLOGIA
Imunologia e o Câncer de Próstata
Sistema imunológico e o câncer
Quando o organismo humano é invadido por algum corpo estranho, seja ele vírus, bactéria ou um espinho de rosa, prontamente células de defesa do organismo reconhecem essas moléculas e desencadeiam estímulos imunológicos que culminam com a destruição ou eliminação do invasor.
Moléculas estranhas ao sistema imune são denominadas antígenos, e as defesas imunológicas podem se dar por diferentes processos.
Sistema imunológico e o câncer
Assim como os corpos estranhos, tumores malignos também estimulam o sistema imunológico. A célula cancerígena é uma célula “mutante”, ou seja, sofreu transformação na sua carga genética. 
Por expressar moléculas diferentes em sua membrana, usualmente há um reconhecimento desta célula maligna pelo sistema imunológico como sendo um organismo estranho, invasor, não pertencente àquele indivíduo. 
Sistema imunológico e o câncer
Assim, num estado imune adequado, o sistema imunológico reconhece esta célula maligna precocemente, desencadeando uma resposta que culmina com a eliminação do foco “mutante”. 
Células Cancerígenas
A célula cancerígena é uma célula “mutante”, ou seja, sofreu transformação na sua carga genética. Por expressar moléculas diferentes em sua membrana, usualmente há um reconhecimento desta célula maligna pelo sistema imunológico como sendo um organismo estranho, invasor, não pertencente àquele indivíduo.
Câncer de próstata
Câncer de próstata
A próstata é uma glândula que se localiza logo abaixo da bexiga e à frente do reto, A próstata é responsável pela fabricação do líquido seminal. A uretra, canal por onde passa a urina saindo da bexiga, é envolvida inteiramente pela próstata.
Hormônios masculinos fazem com que a próstata se desenvolva no feto e ela vai crescendo à medida que um menino se torna adulto. 
Câncer de próstata
Embora a próstata seja constituída por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas. Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento.
O câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata.
Sintomas e diagnostico
Muitas vezes os sintomas não aparecem e o câncer já esta lá na próstata. Entretanto, em alguns casos, podem surgir sintomas como:
Ardência urinária;
Dor ao urinar;
Jato fraco da urina e raias de sangue no esperma. 
Em alguns casos, a doença se desenvolve “silenciosamente” e quando o paciente procura o médico, já existe metástase nos ossos, o que gera dores no corpo e aumenta o risco de fraturas.
Sintomas e diagnostico
Os ossos mais comumente afetados incluem os ossos do quadril e coluna, mas qualquer osso do corpo pode ser afetado.
A biópsia da próstata ou de alguma outra lesão metastática suspeita é o exame que confirma o diagnóstico de câncer de próstata.
Sintomas e diagnostico
Fatores de risco
Os principais fatores de risco associados ao câncer de próstata são: 
Obesidade;
Idade;
Histórico familiar
Raça. 
Prevenção
Recomenda-se que todos os homens entre 50 e 75 anos façam pelo menos a cada 1 a 2 anos exames de rastreamento de câncer de próstata com a dosagem do PSA. Caso exista uma história familiar positiva de câncer de próstata, sugere-se reduzir a idade para 40-45 anos.
PSA
Antígeno específico da próstata (PSA), uma glicoproteína localizada nas células epiteliais dos ductos da próstata, pode ser detectada em baixas concentrações no soro de homens normais. 
Utilizando um limite superior apropriado do normal, os ensaios com anticorpos monoclonais detectam níveis elevados de PSA em cerca de 90% dos pacientes com câncer de próstata avançado
Pode ser usado para monitorar a recorrência após um diagnóstico e tratamento de carcinoma prostático.
Tratamento
Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante podem ser oferecidos. 
Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. 
Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.
Tratamento
A imunoterapia baseada nas células T surgiu da observação de que células T citotóxicas têm alta capacidade de reconhecer e destruir células tumorais que expõem peptídeos derivados de antígenos tumor.
Baseado no papel crucial dessas células T na eliminação de células tumorais, atenções têm se voltadas para a identificação de proteínas associadas ao tumor que podem funcionar como alvos.
Tratamento
O câncer de próstata pode ser considerado como um alvo atrativo para as terapias baseadas em anticorpos, pelo fato de não ser um órgão vital, podendo estender o espectro das moléculas-alvo para o tecido prostático como um todo e não especificamente para o tumor. 
Conclusão
O desenvolvimento de modalidades de tratamento mais efetivo para o câncer de próstata avançado é necessário, o qual poderá ser obtido com maior sucesso pela combinação de estratégias de vacinação associado a rádio, hormônio e quimioterapia, melhorando a sobrevida desses pacientes. Mais estudos clínicos são necessários para definir quais pacientes se beneficiariam e seriam elegíveis a esta modalidade de tratamento ou da associação com outras terapias.
Bibliografia
PAIVA, Bruna [et.al]. Imunologia dos tumores. 2009. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAddkAI/imunologia-dos-tumores> Acesso em: 03 Dez 2015.
MAGALHÃES, Ellias. A relação entre o sistema imunológico e o câncer. Disponível em: < http://www.oncomedbh.com.br/site/?menu=Informa%E7%F5es&submenu=Fique%20por%20dentro&i=77&pagina=A%20rela%E7%E3o%20entre%20o%20sistema%20imunol%F3gico%20e%20o%20c%E2ncer> Acesso em: 03 Dez 2015
Bibliografia
MANUAL MERCK. Imunologia dos tumores. Disponível em: <http://www.msdlatinamerica.com/profissionais_da_saude/manual_merck/secao_11/secao_11_143.html#top> Acesso em: 03 Dez 2015.
HOSPITAL DO CANCER. Câncer de próstata. Disponível em: <http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-prostata> Acesso em: 03 Dez 2015.
MANZANO, João. Imunoterapia do câncer de próstata. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3772 > Acesso em: 03 Dez 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando