ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM avaliando 1 e 2
4 pág.

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM avaliando 1 e 2


DisciplinaEstudos de Exames por Imagem1.425 materiais8.318 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM
	1a Questão (Ref.: 201509752075)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na investigação de doenças pela tomografia computadorizada podem ser usados meios de contraste venosos, orais e retais; dependendo do sistema em estudo e da indicação do exame. Quais os principais meios de contraste utilizados na tomografia computadorizada?
		
	
	Bário
	
	Iodo
	
	Iodo e bário
	
	Iodo e sulfato
	
	Todas estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509695707)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Sobre o filme radiográfico, assinale a alternativa correta:
		
	
	Representa objetos ou matérias que absorvem a radiação, pela cor preta
	
	A radiografia que vemos e manipulamos nos ambientes hospitalares e ambulatoriais, trata-se do filme positivo
	
	Trata-se de uma película de acetato recoberta com uma emulsão gelatinosa composta de prata e chumbo
	
	Ao atingir o filme, o raio x interage com a prata metálica que é precipitada em finas partículas dentro de uma emulsão gelatinosa, tornando o filme preto
	
	É muito semelhante com o filme fotográfico, pois, os dois, podem ser usados para radiografias
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509121517)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O estudo de uma disciplina na formação de qualquer profissional somente terá validade na medida em que ficar reconhecido o desenvolvimento de sua aplicação prática, que deverá ser conduzida com coerência com as competências a serem alcançadas pelo profissional em questão. Neste sentido, também a especialidade médica Radiologia e Diagnóstico por Imagem pode colaborar na formação do fisioterapeuta, a ele fornecendo subsídios para que possa executar funções descritas nas diretrizes curriculares do curso de graduação em Fisioterapia. Baseado nesta premissa, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que é coerente na relação estabelecida entre conhecimento radiológico e de imagem e exercício profissional do fisioterapeuta. 
		
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com qualquer diagnóstico. 
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico clínicopatológico. 
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico cinéticofuncional. 
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com qualquer diagnóstico em saúde. 
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico anatomopatológico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509752070)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para evitar os efeitos deletérios da radiação são tomadas medidas que visam proteger o indivíduo, minimizando esses danos tanto para quem lida com a radiação, como para os pacientes. Portanto, de acordo com esta afirmativa, marque a alternativa incorreta.
		
	
	Biombos e aventais públicos para o profissional em radiologia
	
	Redução da exposição (dose de radiação)
	
	Monitor individual de radiação para os pacientes
	
	Proteção plúmbica para as gônadas e tireóide
	
	Limitação do número de exames, principalmente crianças
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509258753)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre métodos de diagnóstico por imagens, assinale o item verdadeiro: 
		
	
	A Ressonãncia Magnética (RM) utiliza radiação ionizante.
	
	A Tomografia Computadorizada (TC) nos fornece diagnóstico de lesões ósteo-articulares, diagnóstico de doenças cerebrais, hipófise, AVC¿s, diagnóstico de alterações vasculares (ANGIO), controle de próteses de silicone, entre outros.
	
	A Tomografia Computadorizada (TC) é um equipamento que utiliza radiação ionizante.
	
	O Raio-X é um equipamentoque utiliza ondas de rádio e campos magnéticos para a obtenção de imagens do corpo humano em vários planos (axial, coronal e sagital).
	
	Não podemos avaliar pesquisa de Embolia Pulmonar (TEP) no exame de Tomografia Computadorizada (TC).
		
 
 2
	 1a Questão (Ref.: 201509259844)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A ionização do raio x pode provocar alterações a curto ou longo prazo no ser humano. Os danos causados pela radiação são acumulativos nos tecidos envolvidos ou gerar problemas genéticos. Baseado nesta informação, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os efeitos somáticos podem ser exemplificadas como radiodermites, Câncer, cataratas, leucemia ou malformações. 
	
	Quanto mais jovens as células e quanto mais não-diferenciadas, mais sensível à radiação. 
	
	Os efeitos do raio X não tem caráter nocivo e não há necessidade de utilização de proteção dos profissionais e pacientes expostos. 
	
	Os efeitos a curto prazo podem ser observados em horas, dias ou semanas, produzido por uma grande quantidade de radiação em grandes áreas corporais. 
	
	Os efeitos a longo prazo são causados por grandes exposições em curtos espaços de tempo ou pequenas quantidades de radiação num longo período de tempo. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509121523)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Que condição será preponderante para a decisão na aplicação de certo método complementar de diagnóstico por imagem, caracterizando que o uso do método está correto? 
		
	
	a terminologia
	
	o custo 
	
	a indicação clínica 
	
	o risco 
	
	a vantagem 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509656424)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um dos fatores importantes para uma boa avaliação da imagem radiográfica é a incidência. Através desta, poderemos analisar toda a região desejada e obtermos maior quantidade de informações a respeito da estrutura avaliada. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
		
	
	A incidência transoral para cervical alta permite perfeita avaliação do processo mastóide.
	
	A melhor incidência para avaliar a altura da patela em RX é em perfil.
	
	Para obtermos a melhor visualização do ligamento acrômio-clavicular, devemos solicitar a radiografia em AP de ombro.
	
	Para visualizarmos o pisiforme devemos solicitar a incidência em AP de mão.
	
	A melhor incidência para visualizar a superfície articular da patela em RX é a axial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509121534)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Sua colega fisioterapeuta, que se encontra no segundo mês de gestação e que trabalha em uma Unidade de Terapia Intensiva foi convocada a prestar cuidado respiratório a um paciente grave em uso de prótese ventilatória. Ao chegar ao leito do paciente, encontra o técnico de radiologia que acaba de submeter o paciente a dois estudos radiográficos: um do tórax e outro do abdome. Considerando o exposto e valorizando as Propriedades dos Raios X, aponte dentre as opções abaixo, a necessária atitude coerente a ser tomada por ela, garantindo o cuidado necessário no caso em questão.
		
	
	esperar algum tempo para que a radiação utilizada para a aquisição das imagens se dissipe, evitando efeitos biológicos ao seu bebê. 
	
	solicitar a outro fisioterapeuta a prestação do cuidado, por estar o paciente contaminado pela radiação, sobretudo por ter sido submetido a dois exames, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê.
	
	esperar algum tempo para que a radiação utilizada para a aquisição das imagens se dissipe, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê. 
	
	solicitar