Buscar

A importância dos métodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmicas: 
Maisa Carvalho Cunha Bandeira
Maria Carolina de Toledo Otsuka Marques
Thais Dias De Oliveira
Direito – 1º período Noturno
A IMPORTÂNCIA DOS METODOS
INTRODUÇÃO
O método é uma ferramenta utilizada para guiar os passos do pesquisador em busca de seus objetivos. É por meio dos métodos que são feitos o experimento, a comparação, a análise, a investigação e as descobertas; sendo assim de clara e essencial importância para o meio acadêmico. Sendo esta ferramenta um instrumento eficaz de investigação, confere ao objeto de estudo autenticidade e credibilidade dos resultados investigados, assim serve também para distinguir o que é cientifico ou não.
Existem vários métodos e cada um serve para atender determinado objeto de estudo e suas particularidades. A metodologia escolhida pelo pesquisados para analisar e estudar um objeto deve estar adequada as condições e abordagens aplicadas.
Para que a validade cientifica de achados e conclusões seja aceita é necessário mostrar ao leitor como se chegou aquele resultado qual é o grau de cientificidade deles. Para isso o pesquisador deve utilizar-se de métodos aceitos para a compreensão do objeto estudado e para a veracidade dos dados obtidos.
A qualidade do trabalho vai depender do método escolhido pelo pesquisador e do grau de domínio do método dos outros pesquisadores da área. O rigor na apresentação dos detalhes e dos procedimentos adotados transpassa ao leitor confiança, pois significa que o estudo foi feito de modo devidamente confiável.
 
METODOS, SEUS OBJETIVOS E IMPORTÂNCIAS PARA O MEIO ACADEMICO
Método dedutivo e Método indutivo: O método dedutivo é o contrário do método indutivo, enquanto a primeira parte do geral para depois entender os particulares, o segundo parte do particular para depois generalizar. Observa-se que o primeiro método é mais adequado, pois o segundo nos leva a generalização indevida de determinado acontecimento; Estes métodos são importante para que possamos entender que a teoria não é o suficiente para se chegar a um conhecimento, é preciso também de jornadas exaustivas da pratica e observação.
Método hipotético – dedutivo: é a busca e eliminação de erros de uma hipótese. Após a elaboração de uma preposição esta é colocada à prova para que seja testado e verificado seu grau de verdade. É proposto uma hipótese e por meio da dedução é estudada e eliminado os erros desta hipótese.
Método histórico: muito utilizado nas ciências sociais, baseia-se no estudo de acontecimentos passados, que influenciam na sociedade atual. Este método é importante para que possamos catalogar os acontecimentos históricos e entender como a sociedade se comporta hoje, através das evoluções sociais. Serve ainda, para nos alertar sobre determinados erros (ou barbaridades), cometidos no passado, para que não repitamos no futuro.
Método funcionalista: utiliza-se de sistema organizado de atividades, para entender como a sociedade é organizada, partindo do princípio, que esta é composta por diferentes grupos independentes e que estão inter-relacionados. Observamos que este é um método de interpretação que estuda a organização social e suas particularidades, nos mostrando que apesar da sociedade ser organizada em grupos, cada um deles tem sua função essencial na vida social.
Método dialético: parte do princípio que nenhum estudo pode ser feito de forma isolada, na medida em que não existe fenômenos ou ideia acabada, mas sim em processo. Este método nos mostra a importâncias dos fatores circunstanciais para que produza um determinado resultado, ou seja, tudo está relacionado, não é possível obter um conhecimento a respeito de algo, sem observar as circunstâncias e tudo que os rodeiam, porque não existe condições coisas e fatores isolados de tudo.
Método etnográfico: consiste na elaboração de um estudo aprofundado a respeito de um povo. Este método é importante para nos mostrar a cultura de um povo em particular, e através disso podemos entender como ela se comporta nas relações sociais. Isto nos ajuda também, a não cometer injustiça, ao emitir juízo, sobre determinado povo, sem saber suas circunstancias.
Método comparativo: propõe-se a comparar efeitos sociais de mesma categoria, mesmo que em contextos distintos, tem como objetivo demonstrar através das semelhanças e diferenças uma explicação para os processos sociais sendo essa também a sua importância para o meio científico - acadêmico.
Método tipológico: é utilizado pelos pesquisados para a elaboração de modelos ideias. É feito através dos estudos de determinados fenômenos sociais complexos que determinaram tipos ou modelos ideias, a partir das características do fenômeno. Tem como característica não existir na realidade porem servir de base para entendimentos de casos concretos.
Método monográfico: consiste no estudo de grupos, para que após análise possa ser feito generalizações. Este método é importante, porque estuda com profundidade o tema, partindo do princípio da vida social do grupo, impedindo a antecipação de um juízo a respeito de seus elementos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Após o esclarecer as funções, características e objetivos dos métodos fica claro saber em que situação devo utilizá-los e como. A escolha certa do método pode poupar o pesquisador de perder tempo, além de garantir aos dados obtidos credibilidade e validade. É de extrema importância que o método utilizado para estudar e analisar um objeto de estudo seja compatível e adequado a este objeto, sendo necessário que o pesquisador tenha amplo conhecimento sobre as características do objeto estudado para que faça uma boa escolha e tenha êxito em suas pesquisas e estudos.
REFERENCIAL
BADIE, B.; HERMET, G. El método comparativo. In: __ Política comparada. México: Fondo de Cultura Económica, 1993. p. 7-59
FINO, Carlos Nogueira.  A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. Universidade da Madeira.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Método científico: método indutivo. Disponível em: https://livrepensamento.com/2013/09/23/metodos-cientificos-metodo-indutivo/. Acesso em: 27 de set de 2016.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Método científico: método dedutivo. Disponível em: https://livrepensamento.com/2013/09/25/metodos-cientificos-metodo-dedutivo/. Acesso em: 27 de set de 2016.

Outros materiais