Buscar

ultra estrutura muscular.pptx.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ultra-Estrutura do Músculo Esquelético.
Dionata Mendes
Josélia
Juliana Mendes
Leticia
Mateus Santos
Músculo Esquelético
As células musculares esqueléticas prendem-se a tendões e através destes fixam aos diversos ossos do esqueleto. Cada musculo é formado por um conjunto de fibras envolvidas por tecido conjuntivo e adiposo. 
2
Devido as suas dimensões as células do musculo esquelético são também chamadas de fibras musculares. Podem medir cerca de 100micrômetros de largura e podem ser muito longas. Cada célula muscular esquelética é inervada por um ramos de um motoneurônio. 
FILAMENTOS MUSCULARES
Cada fibra muscular comporta-se como uma unidade, é multinucleada e contém miofibrilas. Estas são circundadas pelo reticulo sarcoplasmático e são invaginadas pelos túbulos transversos (T).
Filamentos Espessos
Compreende uma proteína de elevado peso molecular a Miosina. 
A estrutura molecular compreende em : uma "cabeça", onde se encontra o sítio de ligação com ATP e com a actina, sendo o local de geração de força.
Filamentos Espessos
Um "pescoço", que regula a atividade da "cabeça" ligando-se àcalmodulina outra proteína reguladora semelhante.
Uma "cauda" que contém sítios de ligação que determina se a molécula vai se ligar à membrana plasmática ou a outras caudas para formar um filamento grosso. 
Filamentos finos
 São formados por monómeros de actina, nebulina, tropomiosina e troponina. Além destes filamentos, está presente uma proteína gigante denominada tinina, que possui um alto grau de elasticidade. A sua função é a de evitar que ocorra um estiramento excessivo do músculo, fixa a miosina ao disco Z.
Filamentos 
Contração Sarcômero 
Sítio de fixação 
Sítio de fixação 
Arranjo dos filamentos Espessos e Finos nos Sarcômeros
O que é?
O sarcômero é a unidade básica, contrátil das células musculares - músculo estriado esquelético - cada uma dessas unidades é formadas por bandas mais claras e bandas mais escuras, onde as últimas correspondem a sobreposição  entre os filamentos finos (actina, troponina e tropomiosina) com os filamentos de miosina (filamento grosso). 
Linha z
Banda I
Banda A 
Banda M
Banda H
Proteínas do Citoesqueleto
O citoesqueleto é uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos de filamentos proteicos. São eles: microtubulos, filamentos intermediários e microfilamentos. 
Estabelecem a arquitetura das miofibrilas; 
Manutenção e organização das células;
Formado basicamente por duas proteínas: Actina e tubilina;
O citoesqueleto das  células  presentes nos  músculos atua no Processo de contração muscular. 
Túbulos transversos (T)
São uma rede extensa da membrana citoplasmática muscular que se invagina profundamente dentro da fibra muscular. Fazem contato com as cisternas terminais do reticulo sarcoplasmático.
Sabem o que é mais incrível nisso tudo? É o fato de todas as células trabalharem juntas em perfeita sincronia! Como isso é possível? Graças a presença de uma estrutura denominada Túbulos T, o qual está diretamente relacionado ao retículo sarcoplasmático, que percorrem de forma transversal os feixes do tecido muscular, enviando de forma simultânea o sinal de contração a todas as células. 
Retículo sarcoplasmático
Especializado no armazenamento de íons cálcio, e quando libera esse cálcio para o citoplasma acontece a contração muscular (deslizamento de actina sobre a miosina).
Como funciona?
Quando a membrana do retículo sarcoplasmático é despolarizada pelo estímulo nervoso os íons de cálcio concentrados nas cisternas do retículo sarcoplasmático são liberados passivamente e atingem os filamentos finos e grossos, ligando-se à troponina e permitindo a formação de pontes entre a actina e a miosina. Quando cessa a despolarização, o retículo sarcoplasmático por processo ativo transporta novamente o cálcio para dentro das cisternas, o que interrompe a atividade contrátil.
Contração no Músculo Esquelético
24
A figura anterior mostra que o movimento do nosso corpo depende não só da atividade muscular em si mas ela deve estar associada a ossos e articulações.
A ação muscular nem sempre resulta em movimento. Boa parte da musculatura do nosso corpo está estabilizando as articulações.
Mas, o que é a contração muscular e como ela acontece?
 Contração muscular é um processo fisiológico característico das fibras musculares que corresponde a capacidade de gerar tensão com a ajuda de um neurônio motor. Na contração muscular, a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais.
26
A contração acontece pela ação e movimento de proteínas contráteis presentes no sacorlema das células musculares e pode ser entendida como um encurtamento do tamanho do músculo.
27
28
29
Tipos de Contração Muscular
30
Referências
Ramalho, Jaqueline, et al. A contração Muscular. Disponível em: http://www.museuescola.ibb.unesp.br/. Acesso em 28/08/2016.
Sistema Muscular. Disponível em: http://www.educadorfisico.esp.br/?pg=sistema_muscular >. Acesso em 27/08/2016.
Princípios de Bioquímica de Lehninger. David l. Nelson e Michael M. Cox. 5ª edição, ED. ARTMED.
31

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais